A Sony Pictures Animation divulgou nesta terça-feira o novo trailer do esperado Homem-Aranha Através do Aranhaverso. Miles Morales está de volta e junto com Gwen Stacy vai se reunir com um verdadeiro batalhão de Pessoas-Aranha dos mais diferentes multiversos que precisam proteger suas próprias existências. O filme estreia em 1º de junho exclusivamente nos cinemas de todo o Brasil.
A animação é sequência do aclamado Homem-Aranha No Aranhaverso (2018), sucesso absoluto de críticas e vencedor do Oscar de melhor animação. É baseada nas histórias em quadrinhos do personagem Miles Morales da Marvel Comics, produzido pela Columbia Pictures e Sony Pictures Animation em associação com a Marvel Entertainment.
Além disso, o novo trailer tem muitos detalhes que valem ressaltar.
1 – Falas dos outros filmes
O trailer começa com cenas das três franquias live-action de Homem-Aranha, a primeira estrelada por Tobey Maguire com uma cena de Homem-Aranha 2 (2004) dizendo “Às vezes para fazer o que é certo precisamos abrir mão do que mais gostamos“, a segunda estrelada por Andrew Garfield com cena de O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014) dizendo “A cada dia que acordo sei que quanto mais vidas tenho que salvar”, mas inimigos terei e a terceira estrelada por Tom Holland com cena de Homem-Aranha Longe de Casa (2019) dizendo “Agora vou mostrar o meu valor.” Essas falas parecem pesar na decisão que Miles terá de tomar mais tarde, pois especialmente as duas primeiras referem-se a seus dilema.
2 – Novo visual de Miles
Logo em seguida, vemos Miles com um uniforme atualizado, que se assemelha mais ao dos quadrinhos Ultimate Homem-Aranha, com a textura típica das versões live-action, ao invés de somente um uniforme do Peter Parker grafitado por cima e sem os adornos de capuz, bermuda e tênis.
3 – A Cidadela
Gwen (Hailee Steinfeld) reaparece e leva Miles para uma espécie de cidadela que serve de abrigo para todas as Pessoas-Aranhas do Aranhaverso, a cidadela foi construída por Miguel O’Hara, o Homem-Aranha de 2099 interpretado por Oscar Isaac. É importante notar que estão se referindo como Pessoas-Aranhas, até porque não tem somente Homens-Aranha e nem todos são Peter Parker. Nesta sequência vemos várias versões de Pessoa-Aranha baseado nas variadas skins dos jogos.
4 – Terra-199999
Quando Miles questiona como faz para fazer parte da Sociedade-Aranha, Miguel responde que Miles não é digno e lembra do insulto que foi o Homem-Aranha da Terra-199999 quase quebrando o Aranhaverso com o feitiço do Doutor Estranho (eventos de Homem-Aranha Sem Volta Para Casa) confirmado que, pelo menos para esta franquia, o Universo Cinemático da Marvel é a Terra-199999 e não a Terra-616.
5 – Mayday Parker
Peter B. Parker reaparece com sua filha no colo, a Mayday Watson-Parker. Este detalhe é importante, pois complementa o drama de Peter no filme anterior sobre ter se separado de Mary-Jane Watson por não querer filhos. O mais interessante é que a Mayday parece ser capaz de soltar teias pelos bulsos, sem precisar de disparador, o que é esperado de uma evolução.
6 – O sacrifício de Gwen
Vemos um vislumbre de quando a Gwen perdeu o Peter de seu universo dizendo que Ser Homem-Aranha exige sacrifícios. Pode escolher entre salvar uma pessoa e salvar todo mundo. A morte de Peter é o equivalente da morte do Tio Ben para Gwen. É neste momento que vemos pela primeira vez o quarto de Gwen que tem também alguns detalhes legais como a bandeira do orgulho Trans escrito Protect Trans Kids – Proteja as Crianças Trans – reforçando Gwen como militante LGBT+ e que inclusive tem levantado teorias sobre sua identidade sexual.
7 – O antagonista
Vemos também alguns vislumbres do principal vilão do filme, o Mancha. O Mancha (Dr. Jonathan Ohnn) é um supervilão retratado como um inimigo do Homem-Aranha e do Demolidor que ganhou a habilidade de abrir portais interdimensionais, bem como de menor escala, que ele usa para viajar longas distâncias instantaneamente e cometer crimes. Quais são suas intenções ainda não sabemos, mas é possível que ele quem seja a verdadeira ameaça ao Aranhaverso.
8 – O dilema de Miles
Aparentemente o Miles terá de fazer uma escolha entre salvar seu pai ou salvar o Aranhaverso, o que põe todas as Pessoas-Aranha atrás dele. É neste momento que vemos várias versões diferentes de Homem-Aranha. Alguns inspirados em uniformes já usados, outros descartados, outros de outros países. Quem conhece as histórias de Miles nos quadrinhos e jogos sabe que a morte do pai de Miles é praticamente o Tio Ben dele.
9 – O meme elevado ao máximo
A IA de 2099 alerta a todas as Pessoas-Aranhas a apanharem o Homem-Aranha. Neste momento vemos o Aranha Escarlate e o Homem-Aranha Sem Limites, o Homem-Aranha do videogame da Sony, além de mais uma vez uma réplica do famoso meme com Pessoas-Aranhas se apontando, mas agora elevado ao nível máximo com todos do Aranhaverso. Neste frame vemos Homens-Aranhas pendurados como Andrew Garfield no teto de Ned Leeds em Sem Volta Para Casa, Pessoas-Aranhas de vários tipos físicos, gêneros e cores diferentes. Uma delas tem o visual inspirado na Capitã Marvel, outro lembra o Deadpool, outro tem cores invertidas, outro é preto e branco e assim vai.
10 – Terapia-Aranha com Omelete
No final do trailer, durante a perseguição de Pessoas-Aranhas ao Miles, vemos uma terapia com dois Homens-Aranha. O terapeuta está atendendo um Homem-Aranha desabafando sobre a morte do Tio Ben. Estes dois personagens foram dublados por Érico Borgo e Marcelo Forlani, fundadores do site Omelete.
Deixei alguma curiosidade de fora? Você reparou em algo que não reparei? Comente aí e não esqueça de seguir a @terranerdica em todas as redes sociais!