Os filmes Homem-Aranha no Aranhaverso (2018) e Homem-Aranha Através do Aranhaverso (2023) cativaram os fãs do super-herói aracnídeo com sua abordagem inovadora e a introdução de uma infinidade de “Pessoas-Aranhas” de diferentes universos. Com diversas participações especiais, nenhum detalhe aparece ao acaso no longa. São inúmeros easter-eggs ligados ao personagem nos quadrinhos, nos jogos e no cinema. Conexões com MCU, Andrew Garfield, Tobey Maguire, Donald Glover, Universo Lego, Venom… são apenas algumas das referências que aparecem no filme. Quem piscar, perdeu. Os filmes também são ricos em referências e diferenças em relação aos quadrinhos, especificamente o arco Universo-Aranha. Neste artigo, exploraremos algumas das curiosidades e contrastes notáveis entre os filmes e os quadrinhos.
A origem de Miles Morales
O primeiro filme, Homem-Aranha no Aranhaverso, inicia sua narrativa com a inspiração no arco Ultimate Fallout, que apresenta a morte do Ultimate Spider-Man, criado por Brian Michael Bendis. No entanto, uma diferença notável é que, nos quadrinhos, a morte de Peter Parker ocorre enquanto ele protege o Capitão América. Já no filme, a situação é ajustada para se encaixar no enredo, sendo assassinado pelo Rei do Crime enquanto tentava impedi-lo de abrir o portal dimensional na Alchemax. Após a morte de Peter Parker, Miles Morales assume o manto do Homem-Aranha no filme sendo treinado pelo próprio Peter B. Parker da Terra 616. No entanto, nos quadrinhos, ele inicia a carreira de Homem-Aranha muito antes antes de seu encontro com o Peter Parker convencional da Terra 616. Essa mudança na ordem dos eventos é uma adaptação criativa para a narrativa cinematográfica.
O Gatuno
O visual do Gatuno no filme é mais inspirado no Gatuno da Terra 616, chamado Hobie Brown, que é também é o nome do Punk-Aranha presente no segundo filme, que é uma variante do Gatuno original. Esta conexão entre personagens é referenciada em Homem-Aranha Através do Aranhaverso quando o Gatuno é interpretado por Donald Glover e o Punk-Aranha menciona que ele mesmo o capturou. Além disso, a presença de Donald Glover como o Gatuno no filme também é uma homenagem dupla, tanto pelo artista ter sido uma grande influencia no movimento para criação de Miles Morales, que foi levemente baseado nele, pois o ator lutou para que fizessem um Homem-Aranha afroamericano no reboot O Espetacular Homem-Aranha, em 2012, o que acabou não acontecendo, mas incentivou Brian Michael Bendis a criar o personagem nos quadrinhos.
Em homenagem a Donald Glover como influência na criação de Miles, o ator foi escalado para o personagem Aaron Davis, tio do Miles, no filme Homem-Aranha de Volta ao Lar (2015). Assim, reprisando seu papel como Aaron Davis, mas desta vez trajado de Gatuno, nesta participação especial em Homem-Aranha Através do Aranhaverso. Tanto nos quadrinhos quanto no filme, o tio Aaron Davis é uma figura importante para a trajetória do amadurecimento de Miles. A morte de Tio Aaron faz parte do evento canônico conhecido como AF-15, que é uma morte de um tio ou figura paterna, tal como a morte do Tio Ben para Peter Parker.
Dois Aranhas
No filme, a brecha que leva o Peter Parker da Terra 616 para o universo Ultimate é causada pelo Rei do Crime em seu experimento na Alchemax. Nos quadrinhos, a brecha é causada pelo Mysterio e leva apenas o Peter Parker, não resultando na introdução de várias Pessoas-Aranhas, mas que acaba se tornando uma espécie de tutor temporário para o iniciante Miles. Esse primeiro encontro de Miles Morales e o Peter Parker 616 é explorado no arco Dois Aranhas (Two Spiders). Outra curiosidade, que todos devem ter percebido, é que o Peter B. Parker do filme, da Terra 616, é muito mais parecido com o Peter Parker da trilogia dos filmes Homem-Aranha dirigidos por Sam Raimi do que o Homem-Aranha 616 dos quadrinhos, servindo assim como uma espécie de sequência espiritual para a trilogia.
O fato de Mysterio ter sido o causador do prequel de Spider-Verse foi referenciado no filme Homem-Aranha Sem Volta Para Casa (2021), onde ele foi o responsável por expor a identidade secreta de Homem-Aranha como Peter Parker, o que acaba causando a crise do Aranhaverso no Universo Cinemático da Marvel, mas que, ao invés de realizar o encontro entre Peter Parker e outras Pessoas-Aranhas, acaba por realizar o encontro entre as três versões live-action de Peter Parker nos cinemas.
Nos quadrinhos, essa exposição da identidade civil do Homem-Aranha é realizada pelo próprio Peter Parker, durante os eventos de Guerra Civil, e tal exposição leva a Tia May a ser ferida (também referenciado no filme). E, para corrigir tais eventos, Peter sucumbe a ajuda do demônio Mephisto que pede em troca o poderoso amor de Peter Parker e Mary Jane Watson – ou seja, todo o seu histórico de namoro, casamento e até mesmo nascimento de sua filha, deixa de existir. Isto foi referido no filme também, mas ao invés do Mephisto, temos a magia do Doutor Estranho que, no final, para evitar o colapso do Aranhaverso, acaba tendo que fazer com que todos esqueçam de Peter Parker, o que consequentemente acaba sacrificando o amor de Peter e MJ Watson também.
Universo-Aranha
O longa traz uma batalha épica envolvendo um exército de “Pessoas-Aranha”, feito que só a animação poderia proporcionar. A equipe criativa trabalhou para trazer inúmeras variações do super-herói mais querido do mundo. Segundo Justin Thompson, um dos diretores, ao longo do filme aparecem mais de 250 pessoas-aranhas e se levarmos em consideração apenas os personagens nomeados, são cerca de 95. Personagens como Gwen Stacy, Homem-Aranha Noir, Peni Parker e o Porco-Aranha, que dividem o protagonismo com Peter e Miles em Homem-Aranha no Aranhaverso, foram introduzidos no arco Universo-Aranha (Spider-Verse) nos quadrinhos, que ocorre após o Superior Homem-Aranha.
Nos quadrinhos, a crise do Aranhaverso é causada pelos Herdeiros, uma família de vampiros psíquicos que provavelmente estará presente no vindouro filme Madame Teia. O quadrinho expande ainda mais o Universo-Aranha, introduzindo personagens que não chegam a aparecer no filme, como Cindy Moon (Teia de Seda), Anya Corazon (Garota-Aranha), Kaine Parker, Britânico-Aranha, Viúva Negra (Jessica Drew da Terra 1610), Lady Aranha (May Riley), Garota-Aranha (Mayday Parker), Takuya Yamashiro (Homem-Aranha japonês) e o Ultimate Homem-Aranha da animação de 2010 (este último chega aparecer de relance no segundo filme, já o penúltimo está previsto para dar as caras no próximo).
Superior Homem-Aranha 2099
No filme, Miguel O’Hara tem uma personalidade mais séria e disposta a matar ou deixar morrer. Nos quadrinhos, Miguel O’Hara é o Homem-Aranha 2099, mas sua personalidade é diferente, não sendo tão sombria. Essa mudança acontece porque, como no filme o Miguel O’hara é quem reúne a Sociedade-Aranha e cria a Zona Segura em seu mundo, Nueva York de 2099, nos quadrinhos quem faz isto é o Superior Homem-Aranha, Otto Octavius quando habitava o corpo de Peter Parker, que também reúne a Sociedade-Aranha ao perceber que várias Pessoas-Aranhas estavam sendo assassinadas pelos Herdeiros em todo o Aranhaverso e cria a Zona Segura no futuro de Miguel O’hara, o que explica a personalidade de Miguel no filme, que assume sua função no roteiro.
Mulheres-Aranhas
A minissérie dos quadrinhos No Limiar do Aranhaverso (Edge of the Spiderverse) explora, em uma de suas edições, a história onde Gwen Stacy se torna a Mulher-Aranha e Peter Parker se torna o Lagarto, que é morto ao enfrentar a Gwen, que é culpada e caçada por seu próprio pai, o Capitão George Stacy. Numa situação em que Gwen salva a vida do Capitão, mas mesmo assim ele lhe dá voz de prisão e ela lhe revela quem é, tirando sua máscara, e isso é tudo assistido pelo Britânico-Aranha. Já no filme, esta história é ligeiramente ajustada, com a participação de Homem-Aranha 2099 e Mulher-Aranha, Jessica Drew, ao invés do Britânico-Aranha, que os convidam para a Sociedade-Aranha.
Enquanto os quadrinhos apresentam duas Jessica Drews (Mulher-Aranha da Terra 616 e Viúva Negra da Terra 1610), o filme traz uma versão nova e diferente de Jessica Drew, afroamericana, gestante, portando uma moto e atirando teia por seus dedos. O Abutre renascentista que vemos nessa cena no início desse filme é do universo da Lady Aranha, May Riley. Também nessa mesma minissérie vemos a história de Peni Parker, num universo bem semelhante a animes mecha como Neon Genesis Evangelion. Peni é recrutada pelo Porco-Aranha.
Madame Teia
Uma curiosidade adicional é o nome da educadora da escola de Miles Morales, que leva o nome de Cassandra Webb, o mesmo da personagem conhecida como Madame Teia. Essa referência sugere a possibilidade de que o filme futuro da Madame Teia possa adaptar parte do enredo do Universo-Aranha, incluindo a trama dos Herdeiros, como pode indicar algumas imagens do set. Madame Teia é conhecida por suas habilidades psíquicas e sua conexão com o mundo espiritual e a Teia da Vida, trama que se conecta com os vilões Herdeiros e que foi referenciada em Homem-Aranha Através do Aranhaverso quando Miguel O’hara apresenta a Miles Morales o conceito do Aranhaverso.
Mistura de estilos
Vencedor do Oscar®, um dos grandes diferenciais de Aranhaverso em relação a outras animações é a incorporação da estética dos quadrinhos para as telas. Para conseguir transportar esse estilo para as telonas, o time da Sony Pictures Animation teve que criar novas ferramentas tecnológicas, abrindo caminho para os roteiristas e ilustradores explorarem múltiplas possibilidades e ideias que seriam impossíveis em uma produção live action, além de criar universos com estéticas únicas. Uma contribuição fundamental dos quadrinhos do Universo-Aranha que também influenciou a abordagem cinematográfica dos filmes Homem-Aranha no Aranhaverso e Homem-Aranha Através do Aranhaverso é a ideia de misturar vários estilos de animação.
Especificamente, essa abordagem pode ser rastreada até a edição dos quadrinhos que apresenta Miles Morales e o Peter Parker da animação Ultimate Spider-Man viajando para o universo do Homem-Aranha da animação dos anos 60. Nessa edição dos quadrinhos, a interação entre Miles, Peter e o Homem-Aranha dos anos 60 é uma fonte de comédia e entretenimento. Cada personagem tem um estilo visual e de animação único, que reflete o traço e a estética das respectivas obras em que apareceram. A colisão de diferentes estilos, do moderno ao retrô, é uma demonstração da riqueza e da versatilidade do multiverso do Homem-Aranha.
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