O GameMaker anunciou hoje o seu novo tutorial para ensinar gamers e programadores independentes a fazerem o seu primeiro jogo. O manual, que foi feito inteiramente em português, está disponível em um vídeo e um guia escrito em GML Code e ajuda o usuário a criar um game em cerca de 30 minutos. A intenção é tornar o GameMaker mais acessível aos usuários que não falam inglês.
O tutorial foi criado pelo desenvolvedor de jogos e ganhador brasileiro do #NoticeMe Game Jam, o Guselect. O seu jogo de plataforma de quebra-cabeça 2D, o Moonleap, venceu a competição com milhares de votos do público, em abril. De acordo com Russell Kay, chefe do GameMaker, a popularidade da plataforma aumentou entre os desenvolvedores de jogos brasileiros nos últimos anos.
“O Brasil vive um boom de games indie, com milhares de pessoas baixando motores de jogos e dando vida às suas ideias, alimentando a revolução indie do país”.
Somente entre 2019 e 2021, o número de novos usuários brasileiros da plataforma aumentou em 65% e a quantidade de projetos exportados por desenvolvedores de jogos do Brasil aumentou em 63%. A nação é, inclusive, a terceira que mais faz downloads do GameMaker do mundo, atrás apenas dos EUA e do Reino Unido. Os brasileiros também estão consistentemente entre os três principais usuários ativos mensais do estúdio de criação de games.
A ferramenta foi projetada para capacitar e ajudar o público a construir novos jogos e ideias de protótipos da forma mais rápida e intuitiva possível, através de múltiplas plataformas. O GameMaker é ideal para quem deseja fazer jogos 2D ou 3D e vem com uma série de ferramentas, como um editor de imagens completo para você criar os seus próprios “sprites”. Há a possibilidade de até importar imagens que você mesmo fez em um editor externo, incluindo Spine, animações de esqueleto e arquivos vetoriais em formato SWF e ainda personalizar o IDE, de acordo com as suas necessidades.
Sobre o GameMaker
O GameMaker (anteriormente chamado de GameMaker Studio 2) é a tecnologia de desenvolvimento de jogos multiplataforma mais rápida e amigável que existe. A plataforma foi completamente reconstruída com usabilidade e eficiência em seu núcleo, permitindo que artistas e criadores de jogos façam games em uma única base de código e os publiquem para serem executados nativamente em várias plataformas, incluindo Android, iOS, HTML5, PlayStation, Xbox, Nintendo Switch, área de trabalho do Windows, OS X, Ubuntu e Windows UWP. A família de produtos GameMaker é oferecida pela YoYo Games, uma subsidiária integral da Opera e já foi baixado mais de 10 milhões de vezes desde 2012. A equipe por trás dele está sediada em Dundee, na Escócia, e foi adquirida pela Opera em janeiro de 2021.