Para quem não lembra ou não acompanhava a gente na época, logo no nosso primeiro ano de site estivemos no lançamento do RPG nacional A Bandeira do Elefante e da Arara na Livraria Cultura. O autor estava presente e mestrou uma mesa com participação nossa e de mais alguns convidados. Nos reencontramos no Artist’s Alley da CCXP de 2019 e este ano o convidei para participar de alguns dos nossos podcasts que ainda estão para sair.
Este ano, como todo mundo sabe, a CCXP será inteiramente on-line e o Artist’s Alley também. Estamos realizando uma série de entrevistas com alguns dos participantes e Christopher estará novamente este ano.
Participei pela primeira vez na edição de 2019 – disse Christopher em entrevista para a Terra Nérdica sobre a CCXP – Ano passado foi incrível, conheci muita gente incrível e vendi centenas de exemplares ao longo dos cinco dias. Não sei o que esperar da edição digital, certamente não vai ser a mesma coisa, mas agradeço a oportunidade de poder participar e ter esta chance de reencontrar os fãs de forma virtual.
Para quem não conhece, o autor nos conta um pouco sobre sua história.
Desde cedo, estou apaixonado por livros e RPG de mesa. Foram fundamentais na minha formação social e como criador de mundos e histórias. Como roteirista, já trabalhei com RPG de mesa, livros, quadrinhos, desenho animados e outros. Também tenho uma longa história com produção de games e atualmente sou Chefe de Estúdio do projeto Wonderbox, na Aquiris.
Meu foco este ano é no RPG de mesa A Bandeira do Elefante e da Arara (ABEA). O RPG já conta com oito obras lançadas por cinco autores, e quatro dessas já foram traduzidas para inglês; todos vão estar disponíveis na mesa virtual do evento, além de uns brindes especiais. Para quem quer levar algo autografado, vou conseguir oferecer o livro de regras com dedicatória via uma parceria com a loja NERDZ. ABEA é uma obra nacional de sucesso internacional e logo vai ser lançada uma edição em espanhol também.
Questionamos também se o autor tem alguns projetos futuros que ele já pode nos contar.
No momento, meu maior foco é o projeto Wonderbox. Vai ser um dos maiores e mais ambiciosos games já desenvolvido em território nacional. Vale a pena conferir nas redes sociais @PlayWonderbox. ABEA também conta com uma equipe de pessoas tocando o projeto adiante, e temos 3 lançamentos novos planejados para 2021, além da expansão para a língua espanhola.
E para encerrar, pedimos para Christopher nos contar um pouco sobre seus gostos, o que mais se interessa da cultura pop/ nerd (categorias de filmes, séries, livros, jogos e etc.
Absolutamente tudo. Consumo muitos games, RPGs de mesa, livros, seriados, etc. Para quem cria, tem que saber o que está sendo produzido, e felizmente é um trabalho que adoro fazer. Muita gente chama ABEA de “The Witcher Brasileiro” por ser uma obra que lida com caça de monstros e com folclore nacional (igual da forma que The Witcher trabalha com folclore eslávico). As minhas inspirações são mais antigas são livros antigos de espada e feitiçaria como Lankhmar de Fritz Leiber e Conan de Robert E. Howard. Algumas obras que adorei dos últimos anos incluem Kentucky Route Zero, Afterparty, Ataque dos Titãs, Rick and Morty e As Crônicas de Gelo e Fogo.
Acompanhe o autor e sua obra no Instagram e Twitter e fique ligado na Terra Nérdica, pois em breve sairá um podcast com participação de Christopher Kastensmidt!