Por: Isadora Gomes
O vale a pena ver de hoje é uma série teen from UK, baseada no livro My Fat, Mad Teenage Diary, que, com diálogos fortes e personagens complexos, consegue ser mais impactante do que a “polêmica” série 13 Reasons Why.
My Mad Fat Diary possui três temporadas, totalizando 16 episódios, e conta a história de Rea Earl (Sharon Rooney), uma adolescente de 16 anos que, por ter problemas devido ao seu corpo e peso, passou quarto meses em um hospital psiquiátrico e, agora de volta à cidade, se reaproxima de sua amiga de infância, Chloe (Jodie Comer), e seu novo grupo de amigos: Izzy (Ciara Baxendale), Archie (Dan Cohen), Chop (Jordan Murphy) e Finn (Nico Mirallegro), que não sabem, inicialmente, sobre os problemas da Rea.
A série traz assuntos polêmicos como: distúrbios alimentares, problemas de autoestima e auto-aceitação e até sobre suicídio. Entretanto, apesar de trazer esses temas, o foco da série é, na verdade, mostrar que vencer os problemas não é algo que ocorre de um dia para o outro e que a vida não é perfeita para ninguém. Rea, nossa protagonista, é uma garota que possui diversos problemas, mas, ao mesmo tempo, é uma garota com muito girl power e desejos (principalmente sexuais).
Vale a pena ver devido ao empoderamento da protagonista, que junto com o apoio do Dr. Kester (Ian Hart), seu terapeuta, enfrenta seus medos e inseguranças mostrando que a vida realmente não é fácil, mas é preciso ter esperança, o que faz com que até aqueles espectadores que nunca passaram por nada parecido sintam empatia em todo o momento da série.
My Mad Fat Diary, além de possuir um ótimo roteiro, possui uma trilha sonora impecável. A série se passa nos anos 90 e está recheada das baladas de rock inglês dessa época, incluindo muitas músicas do Oasis, a banda favorita de Rea.