Apesar de 2023 ser um grande ano para o mundo dos Games. O ano começou com grandes expectativas em alguns dos lançamentos para a nova geração de consoles, surpresas agradáveis também marcaram esse primeiro semestre. Entretanto algumas das maiores decepções da historia dos Games surgiram também em 2023.
Não irei criar aqui um ranking, mas vou incluir na lista os piores seguindo a ideia e de Expectativa X Realidade e os “injogáveis”. E se algum ficou faltando dessa lista só mandar nos comentários, assim como se quiserem um lista dos melhores jogos de 2023.
Forspoken:
Lançamento: 24 de janeiro de 2023
Estúdio: Square Enix
Plataformas: PlayStation 5 e PC
E o primeiro título desta lista que “prometeu tudo e não entregou quase nada” é o famigerado Forspoken.
Após uma forte campanha de marketing da PlayStation, que contou até com um painel publicitário 3D em plena Times Square, o jogo da Square Enix foi uma verdadeira decepção.
Além de possuir um Downgrade dos trailers para o gameplay, o jogo possui uma jogabilidade confusa e uma historia genérica nada atrativa. Parecia ser o primeiro grande lançamento do ano, mas foi a maior decepção até agora, apesar de não ser o pior jogo da lista.
Wanted Dead:
Lançamento: 14 de fevereiro de 2023
Estúdio: 110 Industries SA
Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X / S e PC
Dos mesmos criadores do icônico e nostálgico Ninja Gaiden, este jogo gerou uma certa expectativa nos fãs da clássica franquia, além de alguns desavisados que se encantaram com seu trailer.
Com uma divulgação recheada de ação, tiroteio e cortes de espadas, tudo isso em formato hack and slash e em terceira pessoa, Wanted Dead não apresenta nada mais do que um visual “parcialmente bonito” em sua versão final.
Com uma mecânica de tiro que faz qualquer jogador passar raiva, além de uma baixíssima inteligência artificial dos inimigos, este jogo não se sustenta nem em sua ação com a espada, trazendo uma experiências abaixo do esperado.
Blood Bowl 3:
Lançamento: 20 de fevereiro de 2023
Estúdio: Nacon
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X / S e PC
Uma franquia não muito famosa aqui no Brasil. Juntando futebol americano com o universo de Warhammer, este tinha tudo para ser um dos jogos mais divertidos do ano, mas passou bem longe. Diferente dos dois jogos anteriores, Blood Bowl 3 traz diversos problemas de desempenho e a aparência de um jogo incompleto, além de uma experiência inferior aos dois últimos lançamentos da franquia.
Ele entra na categoria de “injogável “até o presente momento e as microtransações abusivas presentes no jogo o transformam, sem dúvida, em um dos piores lançamentos deste ano, pelo menos até o início deste mês de junho.
The Lord of the Rings: Gollum:
Lançamento: 25 de maio de 2023
Estúdios: Daedalic Entertainment GmbH, Nacon e Daedalic Entertainment
Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X / S e PC.
E por fim, temos nada menos que o último jogo desta lista a ser lançado e também o pior com folga. The Lord of the Rings: Gollum não aparenta ser um jogo da atual, nem sequer da última geração, perdendo em qualidade gráfica e mecânicas para diversos jogos lançados para PlayStation 3 e Xbox 360. Sem contar que a ideia de jogar com o Gollum é algo que ninguém pediu, por isso desde seu anúncio tudo que o jogo gerava era desconfiança e duvidas. Mas pouco tem ao se falar do jogo, além de lamentar por quem gastou algum dinheiro nele.