A pernambucana LOUISE está de volta e de cara nova! Cantora, compositora e atriz, ela lança “Insônia”, o primeiro passo de uma fase artística marcada por introspecção, liberdade e autenticidade. O single chega misturando R&B e trip-hop e já antecipa o que vem por aí: o EP “Notívaga”, previsto para 2026.
Filha do lendário Chico Science, LOUISE está construindo sua própria trajetória, e “Insônia” é o seu ponto de partida solo. “É o começo de algo totalmente novo na minha carreira. É o começo da minha viagem solo no mundo da música”, conta a artista, revelando que a faixa, embora ficcional, carrega “pitadas de informações sobre mim”.
O Encontro Criativo e a Noite do Recife
A canção nasceu de forma superintuitiva em uma sessão de estúdio com o cantor e produtor Barro. Enquanto ele montava a base, LOUISE improvisava versos e refrão, deixando a track ganhar vida. A inspiração visual é pura poesia recifense: a imagem do rio e do mar se encontrando no horizonte, vista do Marco Zero.
Com uma atmosfera noturna e confessional, a letra mergulha na angústia da paixão obsessiva, aquela que te impede de pregar os olhos. “Acho que a personagem dessa música tá numa fase meio obsessiva, a ponto de não conseguir dormir de tanto pensar no ser amado. Não tem mensagem, tem um cenário e um sentimento”, explica LOUISE sobre o tema.
Raízes Fortes e Influências de Peso
Antes de assumir o protagonismo, LOUISE já tinha um histórico de respeito. Cresceu na efervescência artística do Recife e, após uma pausa na música, integrou projetos importantes como Afrobombas (de Jorge Du Peixe), Coisinha (China + Mombojó) e a homenagem Manguefonia. Ela também é a voz da faixa “Dorival” da banda Academia da Berlinda.
Com “Insônia”, a artista assume as rédeas da sua história, traduzindo suas referências de peso na sonoridade. Ela cita nomes que vão de Erykah Badu e Portishead até a energia noventista que permeia a canção e o próximo EP. “Selena, Tricky, Björk e PJ Harvey são nomes que me inspiram”, revela.
Mais do que um lançamento, este single é uma virada de chave pessoal. “Finalmente sinto que posso ser eu mesma sem medo. Não tô preocupada em agradar quem tava acostumado a me ver em projetos de outras pessoas. Pela primeira vez eu tô gostando do que componho”, afirma, mostrando que a nova fase é sinônimo de satisfação e liberdade criativa.
Gravada no Estúdio Zelo, em Recife, “Insônia” tem produção de Barro e Guilherme Assis, mix e master de Guigo Berger e lançamento pelo selo Zelo, com distribuição Altafonte. A capa foi dirigida pela própria artista e fotografada por João Alencar.
Confira:
