De sacudir a massa e arrepiar | “Nosso sonho”: a história de Claudinho e Buchecha

Do Salgueiro para todo o Brasil, a dupla Claudinho e Buchecha foi um grande sucesso dos anos 90. Através do funk melody conquistaram discos de platina e se tornaram uma das grandes referencias do meio até os dias de hoje, mas que infelizmente foi marcada pela morte precoce do cantor Claudinho.

“Nosso sonho” é uma cinebiografia que leva o espectador para as periferias, nos anos 90 e retrata a história e trajetória da dupla, antes e durante o sucesso. A trama se desenvolve a partir da vida e perspectiva de Buchecha, retratando seus conflitos familiares e a relação conturbada com seu pai; e mostra o quanto sua vida foi marcada após o encontro com Claudinho, desde a infância.

A amizade da dupla, além de ser representada com muita sensibilidade, nos faz crer que certas pessoas estão destinadas a terem um elo, independente da distância ou tempo. E a sintonia dos atores que dão vida a dupla faz jus a esse elo. Juan Paiva, como Buchecha, e Lucas Penteado, como Claudinho, souberam traduzir a união dos mcs e apresentar as suas singularidades.

E não apenas a escolha dos protagonistas, como o restante do elenco também foi de grande acerto. O filme reúne Nando Cunha, Tatiana Tiburcio, Lellê, Antonio Pitanga, Clara Moneke, Isabela Garcia, além de contar com a participação de Negão da BL, FP do Trem Bala, Gabriel do Borel, Boca de 09 e Nego Ney, que puderam estrear no cinema.

Único ponto negativo que pode ser destacado é o apagamento da vida de Claudinho, o personagem simplesmente surge, mas sua história e família não são retratadas. Mas, com olhar e interpretação mais sensíveis posso dizer, a partir das atitudes de Claudinho, que são retratadas ao longo do filme, como salvar Buchecha de situações perigosas, servir de incentivo para carreira e criar pontes de reconciliação entre Buchecha e o pai; Claudinho foi retratado como uma figura quase que angelical na vida de Buchecha. E como todo anjo, ninguém sabe ao certo de onde veio, somente que tem um objetivo e Claudinho, após completar sua “missão” na terra, deixou seu amigo num triste acidente.

Um filme divertido e emocionante, trata de valores como a fé, o perdão, a amizade e a perseverança. É uma belíssima homenagem a dupla de mcs que mostra o quanto um amigo tem o poder de nos salvar e trazer a esperança diante das dificuldades da vida.

Com a célebre frase “quem tem talento não tem patrão”, a história de Claudinho e Buchecha encoraja a acreditar e a persistir nos sonhos.

Nosso Sonho é mais uma grande produção do cinema nacional, que estreia dia 21 de setembro e vale a pena ser assistido!   

Sair da versão mobile