O sol abriu para o dia 9 de setembro no Rock in Rio. O sol do Rio de Janeiro no começo da tarde deu energia para curtir bastante o parque enquanto o clima ameno da noite deixou agradável o suficiente para aproveitar bem os shows a noite – o que chega a ser irônico, já que foi o dia que mais teve apresetanções de bandas da fase emo – aliás, faz anos que não vejo tanto emo reunido num mesmo lugar!
No começo do dia, Roberto Medina e o prefeito de São Paulo apresentaram a novidade do festival The Town numa coletiva de imprensa. O novo festival de música, arte, cultura e entretenimento inspirado na grande São Paulo acontecerá nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro de 2023 no Autódromo de Interlagos. The Town já conta com Iza e Criolo como atrações confirmadas no line-up. Serão mais de 235 horas de música e mais de 550 artistas na primeira edição de The Town.
A rua mais badalada da Cidade do Rock, a Rock Street, inspirada no Mediterrâneo apresentou a cultura de países como França, Espanha, Itália, Grécia e Portugal – que, além de ser a porta de entrada para essa região foi onde começou a internacionalização do Rock in Rio, em 2004. As tradicionais casinhas têm como inspiração a arquitetura e os elementos icônicos de casa país. Os figurinos usados por bailarinos e artistas que fazem 35 apresentações ao longo do dia são um espetáculo a parte e começaram a ser pensados um ano antes do festival. Tocando duas vezes por dia, a banda de Londrina de folk rock Terra Celta entrega um show fantástico com muita interação com o público, rodinhas, música irlandesa e até mesmo música de desenhos animados ou videogames. Realizamos uma entrevista com o vocalista Élcio que estará em breve em nosso Instagram e Youtube.
Os fãs mais antigos do Rock in Rio receberam um grande presente no início da noite. A headliner da noite, Avril Lavigne, arrastou uma multidão de fãs para um show repleto de hits. A canadense mesclou músicas mais recentes, como Bite Me e Love It When You Hate Me, com grandes sucessos de sua carreira, como Complicated e Sk8ter Boy. Ovacionada pelos fãs que a aguardavam ansiosos desde as aberturas dos portões, Avril encantou toda a plateia que lotava o espaço.
Um ícone pop punk, Fall Out Boy se apresentou pela segunda vez no Palco Mundo. Um dos mais tradicionais grupos do emo dos anos 2000, a banda americana que tem Patrick Stump como um dos vocalistas, cantou sucessos de seus sete álbuns e empolgou o público. Ao fim do show, com o calor da apresentação, o baixista Pete Wentz se jogou na plateia e agitou os fãs que estavam na grade.
Super à vontade no Palco Mundo, a banda californiana Green Day entregou uma apresentação marcante com sucessos que fizeram parte da trilha sonora de toda uma geração e seguem contagiando o público. Ao longo do show, os músicos convidaram uma fã para dividir o microfone com eles e cantar Know Your Enemy para a multidão que acompanhava atentamente os headliners da noite. Outro momento emblemático, foi quando o empolgado vocalista Billie Joe Armstrong chamou um casal para subir ao palco para realizar um pedido de casamento durante a querida canção Boulevard of Broken Dreams. Incansável em sua estreia no Rock in Rio, Green Day fechou a noite do dia 9 de setembro com chave de ouro.
Durante todo o dia, o palco New Dance Order apresentou uma conversa entre os diversos estilos da eletrônica. O palco entregou um show de luzes, música e dança com o corpo de bailarinos do Espaço Tápias, presente em diversos momentos como no show de encerramento da noite para quem precisava ficar até o Parque fechar.
Leia mais sobre Rock in Rio.