Depois de lançar tendência trazendo pela primeira vez na história um Artist Alley para seu festival em 2023, a Bienal do Livro Rio promete consolidar o espaço como uma referência no mercado de quadrinhos. Este ano, vai inovar também com a curadoria do jornalista especialista no gênero, Sidney Gusman, que cuidou pessoalmente da seleção dos ilustradores e quadrinistas participantes, e com o patrocínio do TikTok. A plataforma terá uma área especial neste espaço e ainda vai promover a geração de conteúdo sobre os artistas, ampliando o protagonismo do Artists Alley.A iniciativa da Bienal do Livro Rio vai fomentar o segmento, lançar novos profissionais independentes e valorizar suas histórias.
Entre os 32 participantes selecionados após candidatura e avaliação do material de trabalho apresentado, estão nomes consagrados como Guilherme de Sousa, autor da Graphic MSP Xaveco – Vitória e da premiada série de humor A Última Bailarina; Fábio Yabu, criador de Combo Rangers e O Fantástico Jaspion, que se tornou best-seller nacional; Carlos Ruas, autor dos personagens da série Um Sábado Qualquer, Mundo Avesso e Cães e Gatos; Max Duarte, vencedor do Silent Manga Audition da editora japonesa Coamix Corp of Japan e autor publicado no Japão. Também se juntam ao time de artistas independentes Rafael Fritzen, criador de Ângulo de vista e Mundo em preto em branco; e Rapha Pinheiro, ganhador do prêmio Hamzanama Comic Contest, na Índia.
Destaque especial para Orlandeli, um dos principais nomes do quadrinho nacional, que estreia no Artists Alley da edição deste ano da Bienal com seu novo trabalho Chico Bento – Viola, uma homenagem ao personagem clássico de Maurício de Sousa. Orlandeli, premiado várias vezes com o Troféu HQ Mix e finalista do Jabuti quatro vezes, está com uma grande expectativa e reforça a importância do espaço, que servirá como ponto de encontro de fãs e criadores, celebrando a diversidade e a criatividade nacional.
“O Artists Alley, integrado a um dos maiores eventos literários do país, é uma forma de aproximar leitores de obras e autores independentes, que se destacam fora do circuito editorial convencional”, diz ele.
O espaço reunirá grandes talentos dos quadrinhos nacionais. São eles: Guilherme de Sousa; Valu Vasconcelos; Tarcísio Cosme Ferreira; Gustavo Borges; Helena Cunha; C. Felipe de Souza Oliveira; Rapha Pinheiro; Fábio Yabu; Carlos Ruas; Cecília Cartumante; Rafael Fritzen; Guilherme Bom; Wesley Mercês Silva; Lucas Gago Estevam; Flávio Ribeiro de Mouro; Camila Gabriela Amaral; Guilherme Infante; Julius Cavalheiro; Marina Dutra Ferreira; Felipe Manhães; Fábio Tadeu Pacheco; Max Andrade; Fabiano Ferreira; Matheus Albano Teixeira; Marcus Leopoldino; Iracema Capistrano Cool; Carlos Felipe Figueiras; Gabriel Pieri; Aline Nogueira Pereira; Karina Mie Kumada; Orlandeli; Marcos Vinícius Rodrigues.
Especialista neste universo e ganhador do Troféu HQ Mix por sete anos consecutivos como melhor jornalista especializado em quadrinhos, Sidney Gusman vê o mercado crescer ano a ano, revelando muitos artistas nos mais variados gêneros. Para ele, a expansão do Artists Alley faz com que a Bienal do Livro Rio, mais uma vez, saia na frente ao apostar firme nos quadrinhos e consolidar o espaço.
“Minha preocupação, ao “escalar” os 32 artistas que estarão no Alley, foi justamente ter uma amostra bem diversa do que se produz no Brasil. Vai ser uma festa linda”, garante o curador, que foi editor de todos os livros da Mauricio de Sousa Produções.
Calçada literária reúne 19 editoras na Bienal do Livro Rio
A Calçada Literária vai trazer, este ano, 19 editoras para o Pavilhão 4 da Bienal do Livro Rio. Entre as estreantes estão a Editora Sunbee; Yara Fernandes Souza; Saber Online Cursos e Treinamentos; Matheus Monteiro; Marianna Lopes Correa; Perguntar Editora e Produções Artísticas; ZL Books Editora; Editora Oito e Meio; e Metanoia Editora e Comunicação.
A Bienal do Livro Rio 2025 acontecerá entre os dias 13 e 22 de junho, reunindo cerca de 350 autores, celebridades e influenciadores participantes nacionais e internacionais com mais de 200 horas de conteúdo para todos os públicos e um conceito inédito de Book Park, transformando o Riocentro, na Barra Olímpica, em um verdadeiro parque literário. Os ingressos para a Bienal já estão à venda pelo site.