La Plus Précieuse des Marchandises ou A Mais Preciosa das Cargas é uma animação dramática que retrata a vida de um lenhador e sua esposa. Tendo como personagem principal a esposa, que um dia encontra uma criança ao lado de um trilho de trem e resolve resgatar a criança mudando assim toda a vida tanto dela quanto do marido.
Baseado em um conto de Jean-Claude Grumberg, o filme é ambientado em meio a segunda guerra e tem um grande foco em mostrar como esse período foi algo assombroso para quem o viveu, tanto pela pobreza como é o caso dos dois personagens quanto pelo drama inerente na vida dos demais, fazendo com que cada pessoa carregasse em si cicatrizes não só no corpo como na alma.
Após a chegada da garotinha o lenhador expulsa sua esposa de casa alegando que a menina não tem coração e que irá trazer desgraças para o casal, mas conforme o tempo vai passando ele entende que isso também é algo imposto nele pela guerra, onde pra se defender ele enxerga todos que não são semelhantes a ele como inimigos. O filme é cheio de simbologias nesse aspecto, tanto as formas que são utilizadas para que essa suavização e entendimento do personagem aconteçam, como o proprio ambiente fala por si.
Esse filme é extremamente contemplativo tendo takes enormes sem grandes acontecimentos só para que possamos refletir sobre o que estamos assistindo e para onde esses sentimentos precisam ser direcionados, a animação é linda e quando precisa ser assustadora cumpre bem o papel. A trilha sonora também é assertiva ditando bem o fluxo dos acontecimentos e engrandecendo as cenas.
Agora algo que me tirou um pouco do filme é o fato de ser muito escuro, tem momentos que não da pra entender o que está acontecendo pelo simples fato de não ter como enxergar e como eu disse antes algumas cenas contemplativas também são nesse breu, ou seja, tem alguns bons minutos de borrões pretos na tela.
No geral é um filme muito sensível que trata de passado e futuro, a importância da resiliência e o poder da esperança mesmo em meio ao caos. Ele tanto fala sobre não apenas uma história como várias que foram esquecidas no tempo que nem se dá ao trabalho de nomear os personagens, todos sendo tratados da forma mais básica possível pois isso aconteceu da mesma forma em tantas lugares no meio a diversas guerras.