Sim, amigos! Wicked chegou aos cinemas e sei que muitas pessoas ainda não devem ter entendido bem o que é essa obra e qual a relação dela com o famoso “O Maravilhoso Mágico de Oz”, livro primeiro publicado em 1900 (Mais de um século, UAU!) e adaptado em peça na Broadway uns vinte anos depois, além do filme de 1939 que popularizou mundialmente a história da jornada de Dorothy.
Para quem não lembra da história de “O Mágico de Oz”, vou contar o que vemos no filme de 1939.
Universo do Mágico de Oz
O Mágico de Oz (1939)Dorothy, uma menina simples do Kansas após um embate com uma vizinha em relação a seu cachorro Totó decide fugir de casa para evitar que seu pet seja sacrificado. No caminho, recebe uma informação que a faz voltar, porém enfrenta um furacão que acaba levando ela, a sua casa e seu cachorro para a Terra de Oz. A Terra de Oz é uma terra mágica, colorida, com bruxas e animais falantes.
Um infeliz acidente, envolvendo a chegada de Dorothy, mata a irmã da Bruxa Má do Oeste e isso obriga a menina do Kansas a seguir uma jornada até a Cidade Esmeralda onde ela encontrará o Mágico Oz que é famoso por realizar os desejos de seu povo. E é claro, amigos são feitos nessa aventura. O final dessa história conta com muitas loucuras e (SPOILER) a morte da Bruxa Má do Oeste.
E o que isso tudo tem a ver com Wicked?
Wicked (The movie) é a adaptação da obra que conta a relação de amizade entre Glinda (A Bruxa Boa) e a Elphaba (A Bruxa Má do Oeste). Elas estudaram juntas e foram amigas por um tempo antes de Dorothy chegar à Terra de Oz! Esse musical muito conhecido e muitas vezes performado tem músicas lindas que nós conhecemos mesmo sem saber (Os fãs de Glee vão lembrar da perfomance de Rachel e de Kurt de Defying Gravity).
Estamos todos contextualizados, então vamos de crítica do filme de 2024 dirigido por Jon M. Chu (conhecido por obras que não vou mencionar para não tirar sua atenção de Wicked, sério, melhor não saber ou você vai desistir de ver…)
Wicked (2024) tem um elenco fortíssimo, Cynthia Erivo como Elphaba Thropp, Ariana Grande como Galinda Upland, Michele Yeoh como Madame Morrible e Jeff Goldblum como o Mágico de Oz. Desde o primeiro momento eu já fiquei completamente apaixonada pela atuação da Ariana, a queridinha pop entregou tudo nesse filme, juro! Mas todos do elenco são MUITO bons, não tem nada a criticar!
As músicas já conhecidas pelo musical sustentam o roteiro que aparentemente seria simples, mas é repleto de emoção e cenas incríveis, verdadeiros clipes com as melhores direções de arte que já vi. O figurino é lindo, os cenários são impecáveis, os efeitos são até que bem feitos. Eu acredito que vai levar ou pelo menos ser indicado a muitos prêmios do Oscar 2026! WICKED É ENTRETENIMENTO, é cinema bem feito com amor.
Eu curto muito musical, mas mesmo quem não curte tanto assim pode assistir com tranquilidade porque está perfeito. Superou todas as minhas expectativas! Eu saí da sala de cinema com vontade de dançar e cantarolar de tão empolgada que fiquei. Que prazer assistir uma obra bem feita!
A única crítica negativa que eu poderia fazer é as quase 3 HORAS de filme, me perguntei muitas vezes se isso foi realmente necessário. Concluí que NÃO! hahahhaha mas souberam aproveitar cada minuto, então vá, sente, leve seu lanche e aproveite.
Assista o trailer abaixo: