Após algumas sessões de teste e muito tempo de espera XDefiant foi disponibilizado pela Ubisoft para os consoles de nova geração e agora com sua versão final é possível compreender de forma mais ampla a proposta da desenvolvedora com seu novo título.
Lançado gratuitamente no dia 21 de maio para Xbox Series X/S, Playstation 5 e PC via Ubisoft Store e até o momento não foi disponibilizado nas plataformas mais comuns utilizadas por jogadores de computador como a Epic Games ou Steam.
O jogo não tem uma sinopse específica mas funciona como uma reunião das franquias conhecidas da ubisoft sendo até o momento incluso The Division, Splinter Cell, Far Cry, Ghost Recon e Watchdogs combatendo em diversos modos de jogo multiplayer.
Como acompanhei desde o seu primeiro teste é interessante conhecer o resultado final de XDefiant, que tinha um potencial para preencher essa lacuna de um multiplayer com variedade de modos que pudesse abraçar jogadores de consoles, computadores de forma gratuita e parcialmente acredito que conseguiu.
Digo parcialmente porque é muito cedo para dizer que o novo título da ubisoft é consolidado, mas tem recursos que convida quem for conhece-lo a ter uma boa quantidade de horas de jogo.
Em aspectos estéticos o jogo continuou muito bem elaborado, não existe queda de frame ou bugs evidentes nos mapas e a transição de cena continua fluida e sem travamentos. Os mapas são os mesmos dos testes betas e caracterizam muito bem a essência das franquias até o momento representadas.
Algumas coisas que me chamaram atenção nos testes como a ausência no balanceamento das classes de armas foi consertado. Atualmente é perceptível que existe diferença entre elas como, por exemplo, entre um rifle de assalto e submetralhadora sendo o primeiro para um combate média e até longa distância e o segundo a uma distância mais curta e velocidade e isso serve para os equipamentos também.
Essa diferença acredito que seja o que vai tornar XDefiant um jogo que irá conquistar alguns jogadores que abriram mão deste tipo de gênero porque em comparação a franquias mais estabelecidas como Call of Duty existe a possibilidade de competir de acordo com o estilo de jogo que desejar sem muitos problemas.
Ainda sobre a classe de armamento é interessante as condições de desbloqueio dos acessórios que são individuais para cada armamento e os desafios que são necessários para conseguir outras armas sendo atividades simples de se realizar e não tiram sua atenção de conquistar uma vitória durante uma partida.
Combinar habilidades para elaborar estratégia de jogo é interessante por fazer um diferencial evidente durante a partida e pode até definir um vencedor, algo que torna o jogo mais divertido em jogar em grupo mas não atrapalha se você fizer parte de um time de jogadores desconhecidos que podem trabalhar juntos.
Outro ponto a elogiar é um modo boas vindas que abrange os iniciantes até o nível 25 e apresenta os modos de jogo, mapas além das habilidades que cada facção disponibiliza para as disputas e foram mantidos das exibições beta com a exceção da necessidade de desbloqueio de personagens.
Por falar nisso adquirir novos personagens não implica em novas habilidades, mas são um item de personalização muito interessante a se buscar podendo ser adquirido da mesma forma que as armas e dispositivos com objetivos que conectam-se diretamente a progressão do jogo.
O que foi menos interessante foi o passe de batalha que naturalmente iria existir, algo esperado por ser um jogo multi gratuito, disponibilizando uma arma que pode ser adquirida sem a compra, o que é muito interessante por não ser um pay to win, uma grande quantidade de itens cosméticos e um passe premium para outras recompensas. Mas apesar de ter uma grande quantidade de itens, o retorno em pontos de compra não é tão recompensador como em comparação com outros jogos como Fortinite que retorna quase o dobro dos pontos.
XDefiant é um jogo muito interessante para uma diversão solo ou em grupo quando se trata de um título de FPS por trazer gratuitamente mais opções de modos para seus jogadores, ser uma ótima homenagem para as franquias da desenvolvedora e tem potencial para se estabelecer como um dos grandes jogos do gênero.