A nova animação X-Men ’97, que estreou recentemente no Disney+, tem cativado os fãs com sua abordagem nostálgica e fiel aos quadrinhos. Em seus três primeiros episódios, a série já apresentou uma série de eventos marcantes que ecoam as páginas dos quadrinhos clássicos dos X-Men. Vamos fazer um mergulho nos acontecimentos até agora e nas possíveis direções que a série pode tomar.
Episódios 1 e 2
Nos dois primeiros episódios, vemos Charles Xavier deixando os mutantes sob a liderança de Magneto, uma reviravolta que ecoa os eventos de Uncanny X-Men #200 (1985), trazendo a tona o julgamento de Magneto enquanto paralelamente testemunhamos o nascimento de Nathan Summers em Uncanny X-Men #201 (1986) e a perda de poderes de Ororo em Uncanny X-Men #185 (1984). Este episódio também explora o início do relacionamento entre Vampira e Magneto, seguindo os eventos de Uncanny X-Men #274 (1991).
Episódio 3
O terceiro episódio serve como um resumo do épico arco Inferno. Nele, vemos a revelação do clone de Jean Grey criado por Sr. Sinistro, o retorno da verdadeira Jean Grey e o bebê Nathan Summers sendo infectado com o tecnovírus pelo Sinistro.
Episódio 4
O quarto episódio de X-Men ’97 apresenta duas partes distintas, cada uma baseada em eventos dos quadrinhos. Na primeira parte, somos transportados para uma versão dos anos 90 do Mojoverso, onde o vilão Mojo aprisiona Jubileu e Roberto em um videogame chamado Motendo, uma reviravolta divertida inspirada no conceito do Mojoverso, onde Mojo costumava colocar os X-Men em programas televisivos bizarros.
Enquanto isso, a segunda parte do episódio é inspirada na saga Morte em Vida, focada na jornada de Ororo em busca de recuperar seus poderes. Ororo recebe ajuda do mutante Forge e descobre que foi ele quem criou a rajada que a privou de seus poderes, uma referência direta aos eventos dos quadrinhos.
Episódio 5
O quinto episódio de X-Men ’97 mergulha nas páginas dos Novos X-Men de Grant Morrison, especificamente na saga E de Extinção, em Novos X-Men #114-116 (2001). Neste arco, testemunhamos uma tragédia devastadora quando a nação de Genosha, governada por Magneto, é atacada por uma Sentinela Selvagem, resultando na morte de mais de 6 milhões de mutantes (na série animada foram apenas 17 mil). Além disso, o episódio também faz referências a eventos mais recentes, como a Queda de X com o Baile do Inferno e a tragédia de Krakoa. Na animação, a tragédia de Krakoa é transposta para Genosha, adicionando uma camada de complexidade e ressonância emocional à narrativa.
Episódio 6
O episódio traz de volta Charles Xavier após sua aparente morte, e explica onde esteve e sua relação com a Imperatriz Lilandra, um acontecimento inspirado em Uncanny X-Men #167 (1982) edição que dá fim a saga da Ninhada iniciada em Uncanny X-Men #154, que tem muita relação com os acontecimentos da série, mas de forma diferente. Na história, a irmã de Lilandra realmente chega a dar um golpe, fazendo-a ser exilada para a Terra junto com Charles. Além disso, ele dá continuidades aos eventos de Morte em Vida, Parte 1, inspirado no arco de mesmo nome focado na jornada da Ororo em recuperar seus poderes de Tempestade e se redescobrir como semideusa, detalhado em Uncanny X-Men #185-199 (1984)
Episódios 7 a 10
Segundo eventos já exibidos no sétimo episódio desta temporada, é muito provável que estejam usando de base para o grande clímax a saga Operação: Tolerância Zero (1997). Curiosamente, é o grande crossover dos mutantes lançado em 1997, ano em que a animação se passa. Na história, o governo aprovou a milícia internacional composta por sentinelas humanas super avançadas lideradas por Bastion. Iniciando uma guerra genética que fere não só mutantes, mas humanos também.
Além disso, esta parte final também está utilizando elementos do arco Atração Fatal (1993), que Magneto realiza um pulso eletromagnético que desliga a energia elétrica de todo o mundo e num momento de batalha contra os X-Men, Magneto acaba estripando e arracando todo adamantium do corpo do Wolverine.
Fique atento para mais atualizações e análises à medida que a série se desenrola no Disney+. Os X-Men estão de volta, e estão prontos para conquistar nossos corações mais uma vez!