Foram mais de dois anos de sonhos, planejamentos, encontros e reencontros e enfim, o novo sonho está de pé! Quase 40 anos depois da primeira edição do Rock in Rio, lá em janeiro de 1985, a cidade de São Paulo, que respira arte e cultura, uma cidade plural e efervescente, agora ganha um festival para chamar de seu.
Nasce o The Town, que já conquistou o título de maior festival de música, cultura e arte de São Paulo. E, para garantir que tudo está preparado para a grande abertura dos portões no próximo sábado, 2 de setembro, a Cidade da Música recebeu equipe, familiares e convidados nesta quarta-feira, 30 de agosto, no evento-teste que antecede a abertura oficial. O The Town estreia na grande metrópole no dia 2 de setembro de 2023, e segue durante os dias 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos. O novo festival já se posiciona como um evento de grande relevância, não apenas para a capital paulista, como também para todo o Brasil. Com mais de 235 horas de música, o The Town tem em seu line-up grandes nomes da música mundial como Post Malone, Bruno Mars, Maroon 5 e Foo Fighters.
O evento-teste mostrou a Cidade da Música pronta para receber meio milhão de pessoas que vão passar pelo festival durante os cinco dias de evento. Na tarde de hoje, os convidados presentes puderam aproveitar os brinquedos, conhecer a gastronomia do evento, incluindo a Market Square, um ambiente climatizado assinado pelo renomado Chef Alex Atala. A Market Square trará os sabores de São Paulo em uma comida mais sofisticada que passeará por cada uma das emblemáticas áreas paulistanas. Os visitantes puderam conferir em primeira mão a cenografia dos palcos, assistir à apresentação de cenas do “The Town O Musical”, além de estar presente no primeiro casamento oficial do The Town. A música também esteve presente por meio das apresentações de Luccas Carlos e Veigh, no Factory; de Luciana Mello e Annalu ao lado da São Paulo Big Band, na São Paulo Square; de ODDjs aka Davis x Vermelho x Zopelar no New Dance Order; e o cantor Matuê, no Palco The One. O Skyline foi palco de um grande ensaio de luzes e show pirotécnico, que emocionou todos os presentes.
Roberta Medina apesentou os detalhes do festival e falou sobre a expectativa para esta primeira edição histórica. “O Roberto [Medina] sempre relembra da emoção de colocar de pé o Rock in Rio de 1985. Agora, podemos viver o mesmo sentimento com a primeira edição do The Town. Um festival que começamos a criar em 2020 e que agora, três anos depois, vemos montado com toda essa estrutura linda, numa venue confortável para o público e que certamente trará memórias inesquecíveis para quem pisar aqui pela primeira vez. É realmente muito emocionante e não vemos a hora de ver a Cidade da Música cheia de gente. Vamos viver dias mágicos e estamos muito felizes por ter vocês aqui para nos ajudar a escrever a nossa história”, celebra.
Márcio Lima, Vice-presidente da da CUFA, comentou: “Hoje a CUFA está presente em mais de cinco mil favelas em todo Brasil. Aqui em São Paulo, CUFA já mobilizou mais de 750 favelas. A gente organiza o maior campeonato de favelas do mundo, mas não é apenas para revelar jogador de futebol, é para formar pessoas, formar cidadãos. E quando a gente fala de legado é exatamente isso. Eu espero que no próximo festival, além de vocês da imprensa fazendo aqui a cobertura, tenham mais jovens de favela, mais meninas na produção”. Já Kalyne Lima, Presidente da CUFA, falou sobre o valor dessa profissionalização. “É uma alegria falar sobre a importância do que estamos fazendo. Eu sou da área de audiovisual e sei da importância que esse mercado representa, do quanto inovador e inédito é esse projeto. Com Instituo Heineken, em parceria com a CUFA e o The Town, nós vamos qualificar 60 jovens, oriundos de favela para trabalhar com inteligência artificial no mercado audiovisual”, conta.
Roberto Medina fechou a coletiva falando sobre o projeto Favela 3D. “A gente descobriu que 90% das favelas do Brasil têm menos de 500 famílias, tendo menos de 500 famílias, a gente consegue resolver. Tem jeito! Isso que estamos fazendo na Favela do Haiti é uma pequena amostra”, conclui.
Cidade da Música: seis palcos e programação para além da música
O festival ocupa uma área de 360 mil m², com seis palcos, um espetáculo musical e uma gastronomia de dar água na boca. A Cidade da Música abriu no evento-teste deixando um gostinho do que vem por aí. Os convidados se divertiram nos brinquedos gigantes e radicais e que trazem uma atmosfera de parque diversões para o local.
O espetáculo musical também foi destaque do dia. A produção inédita “The Town – O Musical”, concebida exclusivamente pelo time criativo de The Town — um “Originals” —, teve apresentação de algumas cenas na Cidade da Música. O público se manteve compenetrado durante todo o tempo, ansiando pela história de um músico do interior de São Paulo que, ao ver na TV o anúncio de um novo festival, decide fazer as malas e embarcar em uma jornada pessoal, cultural e artística que o leva pelos diferentes bairros, ruas e cenários da capital, explorando cada recanto e cada ritmo que compõem a diversidade cultural paulistana. Serão quatro apresentações por dia, ao longo dos cinco dias de festival.
O público permaneceu animado durante toda a tarde recheada de experiências. Memórias foram criadas hoje! Um dos locais mais charmosos e concorridos para cliques, selfies e totalmente “instagramável” do irmão carioca do The Town, o Rock in Rio, desembarcou diretamente na Cidade da Música – a Rota 85 e encantou o público. O espaço é dedicado ao ano que o Rock in Rio ganhou vida, 1985, e colocou o Brasil na rota dos shows internacionais, e está em total sinergia com o The Town, que realiza sua primeira edição. No local, fica a já conhecida capela Chilli Beans, que celebra casamentos e o amor. Hoje foi oficializada a primeira cerimônia do The Town – certamente um dia que ficará para a história dos noivos.
A cenografia dos palcos Skyline, The One, São Paulo Square, Factory e New Dance Order chamaram atenção dos convidados e destacaram toda a magia da nova Cidade da Música. No Skyline, arranha-céus da cidade foram a grande inspiração para a composição do visual. Já no The One, placas metálicas combinadas a 39 telões de led dão o tom do novo palco, que contou com apresentação de Matuê e colocou todo mundo para dançar. O palco Factory, inspirado nas antigas fábricas da metrópole, estará dedicado a cultura urbana e os fãs puderam conhecer, em primeira mão, os famosos “tijolinhos” da fachada. Os cantores Luccas Carlos e Veigh fizeram sua passagem de som no espaço.
A São Paulo Square, que chegou para refletir os prédios icônicos da arquitetura da cidade em sua cenografia, contou com a apresentação da cantora Luciana Mello e de Annalu na companhia da São Paulo Big Band, além de Jesuton para levantar o público do The Town. Diretamente do Rio de Janeiro, o espaço dedicado à música de pista e multiculturalidade de São Paulo, o New Dance Order, já com os 350m² de leds instalados, contou com a passagem de ODDjs aka Davis x Vermelho x Zopelar, aquecendo as picapes para o palco com um setlist repleto de sucessos, além de um teste de conteúdos visuais de tirar o fôlego dos amantes da música eletrônica.
Fechando a noite em grande estilo, o The Town preparou um espetáculo pirotécnico no Palco Skyline junto com um teste de luz que iluminou a Cidade da Música. Pela primeira vez, o público sentiu o gosto de como será o novo festival The Town.