Você sabia que o Besouro Azul é um dos heróis mais antigos e influentes dos quadrinhos e que ele já teve mais de três versões diferentes? Reúno aqui um resumo da história editorial do personagens (ou dos personagens)
Dan Garret, o original da Era de Ouro
O Besouro Azul original foi criado em Mystery Men Comics #1 pela Fox Comics em 1939. Policial novato, Dan Garret usava um traje especial à prova de balas e tomava a vitamina 2x que o dotava de uma superenergia.
Em 1950 a Fox Comics fechou as portas e vendeu suas histórias para a Charlton Comics, que passou a republicar as histórias do Besouro Azul nos quadrinhos Space Adventures até que em 1954 o Besouro Azul começou a estrelar a sua própria HQ.
Em 1964, Dan Garret teve sua origem remodelada. Passou a ser professor universitário que encontrou um escaravelho egípcio místico que lhe concedeu super-poderes.
Ted Kord e a Era de Prata
Mas em 1966, o Besouro Azul foi reinventado novamente em Capitão Átomo #33 desenhado pelo próprio Steve Ditko. O aluno de Dan Garret, Ted Kord, que assumiu o papel de Besouro Azul após a morte de seu professor, era um inventor que tinha seu próprio laboratório de pesquisa.
Mas em 1983 os personagens da Charlton Comics foram vendidos para a DC. Ted Kord passou a estrelar uma nova revista em 1986 integrado a este novo universo compartilhado, resultado do reboot pós-crossover da Crise nas Infinitas Terras. A esta altura, Ted Kord já era um industrial bilionário que começou com seu laboratório de pesquisa.
Inspiração para Watchmen
Vale ressaltar a curiosidade de que Dan Garret e Ted Kord inspiraram o herói Coruja de Watchmen, de Alan Moore. Watchmen foi escrito para ser a história da equipe dos personagens da Charlton Comics neste novo universo, mas como acabou ficando tão denso, a DC achou melhor mudar o nome de todos os personagens para assim poder ter mais autenticidade com eles. Inclusive, o Doutor Manhattan foi inspirado no Capitão Átomo, o Roscharch foi inspirado no Questão e o Comediante foi inspirado no Pacificador. Ou seja, quase tivemos Watchmen com o Besouro Azul ao invés do Coruja.
Liga da Justiça e Jaime Reyes
Mas continuando a história do Besouro Azul, Ted Kord tornou-se membro da Liga da Justiça e melhor amigo de seu companheiro de equipe, o Gladiador Dourado e protagonizou a Liga da Justiça Internacional até ser morto na Contagem Regressiva para Crise Infinita, em 2005, e foi substituído pelo Jaime Reyes, cujos poderes são novamente derivados do escaravelho, tal como com Dan Garret, mas agora revelando-se uma tecnologia alienígena de uma raça ancestral que rivaliza com os Lanternas Verdes. Jaimie passou a estrelar a nova HQ do Besouro Azul que inclusive tem participação do Lanterna Verde Guy Gardner, que foi colega de Ted Kord em Liga da Justiça Internacional, e do anti-herói Pacificador, que foi criado para a Charlton Comics junto com o Besouro Azul.
Jaime e Ted Kord finalmente se conheceram no Renascimento da DC, em 2016, quando os dois passaram a agir simultaneamente como Besouro Azul.
Outras mídias
Jaimie Reyes e Ted Kord apareceram ambos em Smallville, e os três em Justiça Jovem que teve sua segunda temporada quase que totalmente dedicada a história deles.
Jaimie Reyes também substituiu o Ciborgue como membro dos Titãs em Liga da Justiça vs Jovens Titãs e O Contrato de Judas e também foi um dos personagens jogáveis de Injustice 2. E aí, você sabia de tudo isso? Deixe aí nos comentários o que você mais gostou, o que você acha que errei eu falar, sugestões de mais resumos de história de personagens e não se esqueça de curtir, compartilhar e nos seguir, porque em breve sairá a crítica de Besouro Azul: O Filme que sai dia 17 agosto nos cinemas com Xolo Maridueña como Jaime Reyes e Bruna Marquezine como Jenny Kord, a filha do Besouro Azul anterior.