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Super Mario Bros | Lista de 37 referências, easter eggs e homenagens presentes no filme.

Super Mario Bros | Lista de 37 referências, easter eggs e homenagens presentes no filme.

Matheus Volnutt Por Matheus Volnutt
24 de abril de 2023
Em Clássicos, Filmes
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F1: O Filme

Crítica | Extermínio: A Evolução

Finalmente pude assistir o filme Super Mario Bros. (2023) da Illumination e resolvi listar aqui, de cabeça, todas as referências, easter eggs e homenagens que consegui notar e que me lembro do filme. Caso eu tenha errado ou deixado alguma de fora, deixe nos comentários. (E para saber o que achamos do filme, clique aqui)

  1. Na primeira cena, vemos o Sky Castle do Bowser, que foi introduzido no jogo Paper Mario, pousando no Iced Kingdom dos Pinguins, que foram apresentados no jogo Super Mario 64.
  2. O conceito de um mundo dividido em reinos foi introduzido no jogo Super Mario Odyssey de Nintendo Switch. Antes disso víamos apenas a divisão por terras do Reino Cogumelo como em Super Mario Bros. 3 de Nintendinho, ou os mundos da Terra Jurássica de Super Mario World de Super Nintendo.
  3. A Koopa Troop marcha para fora do Sky Castle e o feiticeiro Kamek, que foi criado para o jogo Super Mario World 2 de Super Nintendo como uma personificação do inimigo genérico magikoopa inventado no jogo Super Mario World, também de Super Nintendo.
  4. Bowser está atrás da Estrela. Essas estrelas estão presentes em todas as franquias e normalmente o objetivo é reunir sete ou mais. No filme, porém, existe apenas uma e ela dá ao portador o poder da invencibilidade.
  5. Mario e Luigi são encanadores de Brooklyn, um conceito repetido do antigo filme Super Mario Bros. de 1993.
  6. Pela primeira vez, vemos a família Mario com designs de personagens baseados em conceitos descartados e reaproveitados para personagens dos jogos de Zelda.
  7. Vemos os Marios praticando parkour em plano lateral semelhante aos jogos clássicos de plataforma 2-D que a franquia popularizou.
  8. Mario e Luigi são arremessados para outros reinos através de canos mágicos. Os canos sempre existiram na franquia desde o clássico Mario Bros. de Arcade, onde serviam como portais para entrada de monstros na oficina dos Marios. A partir de Super Mario Bros. de Nintendinho, passaram a servir como portais para qualquer lugar do Reino ou até mesmo entre os reinos. A forma como é mostrada no filme como uma corrente de ar foi introduzida em Super Mario 3D Land de Nintendo 3DS.
  9. Mario aterrissa no Reino Cogumelo, o principal reino da franquia, apresentado no clássico Super Mario Bros.
  10. De cara, ele conhece o Toad principal. Toad é o nome genérico dado ao povo-cogumelo, embora todos sejam toads. O toad principal se chama Toad, que é abreviação de toadstool, que significa cogumelo. O Toad do filme tem a personalidade do Toad da animação clássica.
  11. Mario estava prestes a encostar em um cogumelo azul quando é interrompido por Toad, impedindo-o porque o cogumelo era potencialmente venenoso. Esse é um engano comum conhecido pelos fãs da franquia, pois o cogumelo azul teoricamente enfraquecia o jogador, sendo que, na verdade, apenas o diminuía. O cogumelo de fato venenoso é o roxo, que não aparece no filme.
  12. Luigi pousa no Dark Kingdom, que no filme é apresentado como o domínio do Rei Bowser. O cenário do Dark Kingdom é inspirado nas fases sombrias e de terror dos jogos da franquia Luigi’s Mansion, protagonizados pelo próprio Luigi.
  13. Ele encontra Dry Bones, koopas zumbis, inimigos do jogo Super Mario Bros. 3 de Nintendinho. Uma curiosidade é que, pela primeira vez, vemos como nasce um dry bones, quando Bowser queima vivo um koopa genérico.
  14. Luigi logo é capturado pelos Shy Guys, uma tribo de anões encapuzados que foram apresentados pela primeira vez no Super Mario Bros. 2 de Nintendinho.
  15. Existem diversas variações geográficas do Reino Cogumelo, mas no filme, a versão apresentada foi inspirada na criada para o jogo Super Mario 3D Land. Nessa versão, o reino possui várias colinas retangulares, e os habitantes, os toads, usam os canos mágicos como meio de transporte, semelhante a elevadores.
  16. O castelo de Peach é semelhante ao design criado para o jogo Super Mario 64, mas é rosa, assim como o vestido da personagem.
  17. Peach reconhece Mario como um humano, o que não é comum naquele reino. Ela conta que foi encontrada ainda criança e adotada pelos toads, o que é similar à origem dos irmãos Mario apresentada no jogo Super Mario World 2, em que eles se perderam na Ilha dos Yoshis quando eram bebês e foram adotados pelos Yoshis.
  18. Peach treina Mario em uma pista de plataforma inspirada nas fases clássicas do jogo Super Mario Bros., demonstrando suas habilidades jogáveis apresentadas no jogo Super Mario Bros. 2.
  19. Peach, Mario e Toad, que são personagens jogáveis desde Super Mario Bros. 2, atravessam o Reino Cogumelo e visitam várias das terras inspiradas nas do jogo Super Mario Bros. 3. Entre elas, está a Terra Jurássica, habitada pelos yoshis, e é possível ver um bando deles correndo, e um deles parece reconhecer Mario, o que sugere que os irmãos podem ter passado um tempo na Ilha dos Yoshis quando bebês, como apresentado na história de origem em Super Mario World 2.
  20. No caminho para o Reino dos Kongs, Mario, Peach e Toad param em um jardim florido de Fire Flowers. Peach demonstra como usá-las, recebendo o power-up de fogo, que inclusive troca sua roupa para branca, como acontece nos jogos da franquia desde o clássico Super Mario Bros. Apesar de ser o ataque especial de Mario, ele não é visto usando-o durante todo o filme.
  21. O Reino dos Kongs é bastante diferente do que conhecemos nos jogos da franquia Donkey Kong. É muito mais similar aos circuitos do Donkey Kong da franquia Mario Kart. Não é à toa que os kongs são os responsáveis por construir os karts usados mais tarde na corrida na Ponte Arco-Íris, que é chamada de passagem secreta entre os reinos. Muito provavelmente a atribuição de corredores aos Kongs veio por conta do jogo Diddy Kong Racing.
  22. O rei dos kongs é Cranky Kong, que é o Donkey Kong original dos jogos clássicos, que enfrentou o primeiro Mario, o Jumpman, e é o pai do Donkey Kong atual.
  23. Mario desafia o campeão Donkey Kong num duelo inspirado no jogo Mario vs Donkey Kong, que por sua vez é uma recriação do clássico Donkey Kong de Arcade.
  24. Cranky disponibiliza potencializadores, que é como ele chama as caixas de itens conhecidas da franquia desde o clássico Super Mario Bros. O item potencializador que acaba virando o jogo é o do Gato, criado para o jogo Super Mario 3D Land.
  25. Na mesma sequência, aparecem outros personagens coadjuvantes conhecidos dos jogos da franquia Donkey Kong, como o Diddy Kong, a Dixie Kong e o Funky Kong.
  26. Assim como em alguns jogos mais recentes de Mario Kart, os carros são personalizados pelos corredores e, nesta sequência, vemos Peach usando um traje que ela usa nos jogos de esporte.
  27. O conceito da ponte arco-Íris é baseado nas mitologias nórdica e celta e foi usado pela primeira vez nos jogos do Mario em Super Mario World como um mundo secreto especial que serve como passagem e mais tarde passou a ser o circuito final mais recorrente nas franquias Mario Kart.
  28. Durante a corrida na ponte arco-Íris, vemos o uso comum de alguns itens da franquia Mario Kart, como a banana que faz os Karts escorregarem, os cacos que derrubam os Karts, o casco azul voador que derruba o corredor na liderança, canhões, Bill Balas e planadores.
  29. Quando a corrida fica mais acirrada e alguns dos carros acabam sendo destruídos, os corredores acabam se unindo como suporte, ficando em pé enquanto outro dirige, em uma referência ao Mario Kart Double Dash de Nintendo GameCube.
  30. Mario e Donkey Kong caem no mar e são engolidos por uma enguia gigante, que é uma criatura assustadora conhecida pelos jogadores de Super Mario 64.
  31. Luigi é preso numa gaiola onde há várias outras gaiolas com prisioneiros, e em uma delas vemos com destaque Lumalee, uma criatura da espécie das Lumas que são seres cósmicos com formatos de estrela inventados para Super Mario Galaxy de Nintendo Wii.
  32. Bowser obriga Peach a se casar com ele, e no casamento, vemos os dois usando os trajes que usam na cerimônia ocorrida em Super Mario Odyssey. Bowser até mesmo considera oferecer um buquê de Plantas Piranhas a ela.
  33. Peach recusa o casamento e ataca Bowser com uma Ice Flower, a oposta da Fire Flower, criada no jogo Mario & Luigi RPG 2.
  34. Mario resgata seu irmão usando o power up da Super Folha que o transforma num esquilo voador, criado para Super Mario Bros 3.
  35. Bowser dispara no Reino um Bill Balaço, uma versão gigante do Bill Bala criada para o jogo Super Mario World.
  36. Após Mario imprudentemente atrair o Bill Balaço para o cano que viaja entre os reinos, todo o Sky Castle é arremessado para o Brooklyn. Isto é mais uma referência ao clássico filme Super Mario Bros. de 1993 também onde a batalha final acaba acontecendo no mundo humano.
  37. Por alguma razão que não é muito bem explicada, um ovo de yoshi verde fica no subterrãneo do Brooklyn e se choca no final. Esta cena pós-créditos é uma paródia da cena final de Godzilla de 1998.
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Matheus Volnutt

Matheus Volnutt

Formado em cinema, profissional da área de produção audiovisual e criador da Terra Nérdica.

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