O Oscar 2023 foi uma noite cheia de surpresas e emoções, e os vencedores de algumas das principais categorias certamente mereceram o reconhecimento.
A cerimônia do Oscar 2023, realizada no último domingo (12), foi marcada pela diversidade de filmes premiados e pela emocionante vitória de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, dos Daniels, que levou a maioria dos prêmios da noite, incluindo Melhor Ator Coadjuvante para Ke Huy Quan foi aplaudido de pé e se emocionou ao receber a estatueta, Melhor Atriz Coadjuvante com Jamie Lee Curtis na categoria onde outra atriz, Stephanie Hsu, do mesmo filme também participava, Melhor Atriz com Michelle Yeoh, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção Melhor Edição desbancando até mesmo Elvis e Top Gun: Maverick e, por fim, o cobiçado prêmio de Melhor Filme. A disputa foi acirrada, já que todos os indicados apresentavam grande qualidade cinematográfica. No entanto, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo se destacou pela originalidade da trama, pela atuação marcante dos atores e pelo excelente trabalho de edição e roteiro.
Outro grande destaque da noite foi o filme alemão Nada de Novo Front, estrelado por Daniel Bruhl, que levou o prêmio de Melhor Filme Internacional, além de Melhor Fotografia e Design de Produção, desbancando um forte concorrente, Avatar 2. Contudo, houve controvérsia na categoria de Melhor Trilha Sonora, já que o compositor Michael Giacchino, responsável pela trilha sonora de Batman, não participou da disputa, deixando de fora um dos mais aclamados compositores de Hollywood, John Williams, por Fabelmans.
Na categoria de Melhor Ator, o grande destaque foi para Brendan Fraser, que retornou ao cinema depois de anos de ausência e ganhou seu primeiro Oscar pela surpreendente atuação em A Baleia. O filme também ganhou em Melhor Cabelo e Maquiagem, demonstrando a importância dessas categorias técnicas na construção de personagens impactantes.
A disputa pela categoria de Melhor Figurino estava acirrada entre grandes produções, como Elvis, mas quem levou o prêmio foi Pantera Negra: Wakanda Forever, pelo grande trabalho criativo e pesquisa envolvidos na criação dos trajes e visual dos personagens.
Em relação aos efeitos visuais, Avatar 2 de James Cameron levou a melhor, conquistando o prêmio de Melhores Efeitos Visuais, mas Top Gun Maverick ganhou a merecidíssima categoria de Melhor Edição Sonora, a mesma em que participava Elvis e The Batman.
A categoria de animação também foi muito disputada, com Gato de Botas 2, Fera do Mar e Turning Red concorrendo a Melhor Animação contra Pinóquio do Del Toro que derrotou a favorita Disney que não levava uma derrota desde 2020 quando Homem-Aranha no Aranhaverso levou o prêmio.
Na categoria de Melhor Canção Original, a vencedora foi Naatu Naatu, do filme indiano RRR, que desbancou outras grandes estrelas da música, como Lady Gaga por Top Gun: Maverick e Rihanna por Wakanda Forever. A apresentação da canção na cerimônia foi um dos momentos mais emocionantes da noite, estrelada pelo próprio elenco do filme.
O prêmio de Melhor Roteiro Adaptado foi merecidamente entregue a Entre Mulheres, em reconhecimento ao seu roteiro impactante e emocionante.
Em Melhor Documentário, a vitória foi para um filme focado em um líder revolucionário da oposição na Rússia, trazendo à tona importantes questões políticas e sociais.
Na categoria de Melhor Animação Curta-Metragem, o vencedor foi The Boy, the Mole, the Fox, and the Horse, enquanto o prêmio de Melhor Curta Documentário foi para The Elephant Whisperers. Já o prêmio de Melhor Curta-Metragem foi entregue a An Irish Goodbye, mostrando a importância dessas produções menores e menos conhecidas.
O Oscar 2023 certamente premiou produções e profissionais de grande qualidade, e a noite foi marcada por homenagens a grandes nomes do cinema, apresentações musicais emocionantes e muitas surpresas.