Entre as franquias da Marvel, de heróis solos, Homem Formiga nunca foi a mais popular. Entretanto, os 2 primeiros filmes pouco prometiam, e acabram por surpreender os fãs, com cenas divertidas e leveza em seus roteiros. Em Quantomania no entanto, a fórmula acontece de forma inversa, em que o filme prometia muito, mas sua entrega acaba por ser frustrante.
A ambientação do universo Quântico, entre os muitos defeitos deste filme, é o que mais chama a atenção. Já nos trailers, a fotografia e as cores deste novo universo faziam os fãs satirizar o filme, comparando-o com Pequenos Espiões 3D. E, ao ver o filme, essa impressão é ainda mais forte, se estendendo ao fato do Scott Lang ser um adulto bobo , um figurino colorido e destoante que ora parece ter sido reaproveitado de um set de gravação de Star Wars, ora parece ter sido feito propositalmente para parecer com o filme já citado, outra semelhança é que assim como em Pequenos Espiões 3D, o vilão de Homem Formiga é muito poderoso e possui muitas variantes.
E se as semelhanças ficassem só por aí, poderíamos mantê-las apenas no campo da piada, mas o filme, que supostamente é de super herói e promete ação, entrega cenas pouco memoráveis de combate, tendendo a uma certa infantilização, que por pouco galhofa. Tendo em contraponto um vilão realmente temível e ameaçador que parece ter tudo sob controle.
As piadas são uma marca dos filmes da Marvel, sobretudo do Homem Formiga e elas se mantem num ponto certo. Scott Lang tenta se fazer sério, mas parece que é com humor que ele consegue superar as adversidades em seu caminho. Por outro lado Hank Pym fica a maior parte do filme deslumbrado com aquele microverso ser ainda mais rico que imaginava, mas no fim ele tem uma cena heróica que remete a um breve momento sua grandiosidade nas HQs, essa esperança de que Pym sera mais importante nos próximos embates contra Kang é oque me deixou empolgado no filme.
Por fim, o filme dá início à nova fase da Marvel, não empolga muito na ação, entrega um roteiro genérico, mas promete um vilão ainda mais ameaçador que Thanos. Caso vá assistir, recomendo que mantenha as expectativas baixas, sendo válido de assistir apenas para conhecer essa nova grande ameaça da MCU e para conferir as surpresinhas nas duas cenas pós-crédito.