É de conhecimento geral que a maior dificuldade do leitor de terror é se o livro vai realmente ser assustador ou só tem uma capa ou título medonhos, essa lista chegou para indicar alguns livros que vão realmente deixar sua noite de sono mais difícil, desgraçar sua cabeça e ajudar a aumentar a sua lista de leitura do ano.
1. O Exorcista, por William Peter Blatty
Se você está em busca de ter pesadelo pode começar por esse mesmo! O Exorcista, publicado no Brasil pela editora HarperCollins Brasil, é o livro que deu origem ao maior filme de terror do século XX, William Peter Blatty recebeu o Oscar em 1974 por melhor roteiro adaptado pelo filme.
Inspirado no caso real do exorcismo de um adolescente, o escritor William Peter Blatty publicou em 1971 a perturbadora história de Chris MacNeil, uma atriz que sofre com inesperadas mudanças no comportamento da filha de 11 anos, Regan. Quando todos os esforços da ciência para descobrir o que há de errado com a menina falham e uma personalidade demoníaca parece vir à tona, Chris busca a ajuda da Igreja para tentar livrar a filha do que parece ser um raro caso de possessão. Cabe a Damien Karras, um padre da universidade de Georgetown, salvar a alma de Regan e ao mesmo tempo tentar restabelecer a própria fé, abalada desde a morte da mãe.
Um clássico do terror que se mantém atual como somente os grandes nomes do gênero poderiam criar, O Exorcista não se trata apenas de uma simples história sobre o bem contra o mal, ou sobre Deus contra o Demônio, mas também sobre a renovação da fé.
2. O Telefone Preto E Outras Histórias, por Joe Hill
Esse livro com certeza não vai deixar você andar na rua sem olhar para o lado desconfiando de todo mundo! O Telefone Preto e Outras Histórias, publicado pela editora HarperCollins Brasil, é um livro de contos e o conto que dá o nome do livro foi recentemente adaptado para os cinemas, recebendo muitas críticas positivas.
Publicado anteriormente no Brasil sob o título Fantasmas do Século XX, este livro tem histórias que vão de temas clássicos da literatura de horror até contos sobre mundos fantásticos, O telefone preto e outras histórias estabelece Joe Hill como um autor premiado, aclamado pela crítica e um dos “maiores escritores de ficção fantástica do século XXI”, como afirma o Washington Post. Vale ressaltar que nesse caso, em casa de ferreiro o espeto é de ferro mesmo, pois Joe Hill é filho do Stephen King e, sem fazer comparações, mas o autor consegue manter o status da família com seus livros.
3. Desenhos Ocultos, por Jason Rekulak
A equação Babá recém-saída da reabilitação + Criança de 5 anos que não tem amigos + Desenhos bizarros feitos pela criança, é a matemática perfeita um terror que prende desde a primeira página e com ilustrações que levam o leitor para dentro da história de maneira hipnotizante. Profundamente assustador e original, Desenhos Ocultos, publicado pela Intrínseca, é uma experiência repleta de reviravoltas sobre redenção e os limites turvos entre vida e morte. Desenhos ocultos contém uma série de ilustrações que permeia o livro inteiro e é fundamental para compor sua narrativa. O resultado é um clima sombrio a cada página, com reviravoltas e desenhos de tirar o fôlego.
4. O Homem de Giz, por C. J. Tudor
Livro com criança fazendo besteira sempre tem tudo para dar errado e ser uma história de terror de desgraçar a cabeça! O Homem de Giz, publicado pela Intrínseca, é um livro para os trama para fãs de Stranger Things e Stephen King! Já citei ele aqui nesse artigo de 2020 (clica aqui), onde conto sobre outro livro da autora, As Outras Pessoas. Alternando habilidosamente entre presente e passado, O Homem de Giz traz o melhor do suspense: personagens maravilhosamente construídos, mistérios de prender o fôlego e reviravoltas que vão impressionar até os leitores mais escaldados.
5. Pequenas Realidades, por Tabitha King
Caso você tenha medo de bonecas talvez esse livro não seja tão recomendado para você. Mas antes de falar do livro, é preciso contextualizar a autora. Se tem uma história que todo fã de terror já ouviu é como Carrie, a Estranha, livro de estreia de Stephen King, foi recuperado de uma lata de lixo. O que talvez nem todos saibam é que a pessoa responsável por salvar o livro de seu destino cruel foi Tabitha King, a esposa do Stephen King. E como essa família tem o dom para o terror, o livro Pequenas Realidades, publicado pela editora DarkSide, é um tesouro para todo amante de terror, a história é repleta de esquisitices e até grotesca, não sabemos para onde os personagens vão nos levar com seus atos extremos, e a sensação fascina e aterroriza na mesma medida.
6. Com Sangue, por Stephen King
Todo mundo sabe que não dá para fazer uma lista de livros de terror sem citar o mestre Stephen King. Com Sangue, lançado pela Suma, selo da Companhia das Letras, é uma das mais recentes coleção de contos lançadas pelo autor. Um dos contos presentes no livro, O Telefone do Sr. Harrigan foi adaptado recentemente pela Netflix. Dos livros do King esse de fato é um dos menos apavorantes, porém causam aquele desconforto necessário para fazer o leitor ter a desconfiança até de aparelhos celulares. Uma curiosidade sobre esse livro e o principalmente fator para ele entrar nessa lista é que ele foi escrito e publicado durante a pandemia do covid-19, King escreveu contos rápidos abordando a relação de vida e morte para trazer reflexões em um momento tão conturbado.
7. Jantar Secreto, por Raphael Montes
Essa indicação aqui é apenas para aqueles que não tem estomago sensível. Primeiramente, não é só gringo que sabe escrever terror e suspense, o Raphael Montes é a prova temos escritores muito bons no Brasil! Jantar Secreto, publicado pela Companhia das Letras, é um livro de tirar o fôlego! Ambientado no Rio de Janeiro, com personagens do Paraná, traz em sua história a reflexão de qual é o limite humano para para alcançar seus objetivos. Jantar Secreto é um livro atual, se passando entre 2014 e 2016, os quatro protagonistas estão todos com seus 25 anos, enfrentando a difícil vida pós faculdade, tentando manter empregos que pagam pouco fora da área em que se formaram e não depender da ajuda financeira dos pais. Há referências a músicas, acontecimentos e memes da época, e até um capítulo inovador que reproduz uma conversa de grupo no WhatsApp, mostrando que o autor está afinado aos temas contemporâneos.
E aí, já conhecia os livros? Me conta nas nossas redes sociais ou aqui nos comentários qual você mais curtiu?!
Instagram: @terranerdica
Twitter: @terranerdica
Facebook: @terranerdica
Continue acompanhando o site e nossas redes sociais !