Na semana passada saiu o primeiro teaser de Super Mario Bros. O vindouro filme de animação realizado pela Nintendo em parceria com a Illumination. Eu publiquei no Instagram e no Youtube um react, você pode conferir as minhas primeiras impressões clicando aqui nesse link, mas também prometi realizar uma análise mais elaborada do que foi apresentado.
O Reino da Neve e os Pinguins
Vou começar pelo Snow Kingdom. Em todos os jogos da franquia do Mario sempre tem um mundo gelado. A primeira vez que ganhou nome foi no Super Mario Bros. 3, a Ice Land (ou Islândia como eu gosto de chamar). Só que a partir do Super Mario Odissey o conceito de mundo foi muito mais explorado. Agora, temos o planeta Terra separado por continentes bem mais definidos e semelhante com o nosso, mas com nomes genéricos. O Snow Kingdom fica no Continente Nortenho (Northern Kingdom) que é um misto de Rússia e Groenlândia.
Já os Pinguins foram uma espécie introduzida no Super Mario 64. Não são tratados como inimigos e também nunca pareceram ter organização como em reino. O Rei Pinguim aparece pela primeira vez agora no filme, então por ter sido dominado não existe mais, junto com o palácio.
O Castelo do Céu
A plataforma voadora do Rei Bowser Koopa também é um conceito que há muito já apareceu nos games. Seu Castelo Voador vive mudando de aparência ou de nome, mas o do filme é bem semelhante ao do Paper Mario de 3DS.
Bowser e a Tropa Koopa
Então vemos a Tropa Koopa que invade os reinos e os dominam com seu enorme poder bélico. No filme, por enquanto, é mostrada que ela é composta por Koopas e variações e até então nada de outras espécies (como Goombas e outros que tem no jogo) introduzidas originalmente no Super Mario Bros. original. Os Koopas são tartarugas humanóides, os principais habitantes do Koopa Kingdom, que ficava no Mundo Cogumelo (Mushroom World) antes de seu rei Bowser mudar sua fortaleza para o Bowser’s Kingdom no Reino Arruinado (Ruined Kingdom) na Península Arruinada e que lembra muito uma Ásia Medieval.
O Mago Koopa
Kamek Magikoopa então é mostrado como arauto do Bowser. Um personagem interessantíssimo. Em Super Mario World foi introduzido o Magikoopa como uma Koopa poderoso e vestido de mago. Não foi a primeira vez que os Koopas usaram magia. Os Koopalings, famosos filhos do Bowser de Super Mario Bros. 3 tem varinhas mágicas e transformaram os reis em animais, coisa que provavelmente não veremos no filme. No filme provavelmente os reis já serão animais e serão apenas dominados, uma decisão sábia de recanonizar evitando tortura e já aproveitando pra introduzir de cara mais espécies.
Mas um Magikoopa foi apresentado com personalidade pela primeira vez em Super Mario World 2 com o nome Kamek. Uma das primeiras vezes em que um inimigo genérico ganhou nome como personagem, coisa que se tornou hábito depois. Em Super Mario World 2 vemos a origem dos irmãos Mario. Mario e Luigi nasceram na Terra das Cegonhas e estavam sendo transportados para seus pais no Metro Kingdom até serem interceptados por Kamek. Num descuido, Mario acaba caindo na Ilha dos Yoshis, que fica na Terra dos Dinossauros, que por sua vez fica no Reino das Cascatas (Cascade Kingdom), e se junta aos Yoshis para salvar seu irmão e deter o império do Bowser que já estava começando ali mesmo sendo um bebê. Gosto de fazer a alusão de Kamek é para o Bowser uma espécie de Saruman, o Mago Branco de O Senhor dos Anéis que acaba servindo ao Sauron.
O Reino dos Cogumelos
Segundo o teaser, aparentemente Mario chega no Reino dos Cogumelos (Mushroom Kingdom), que fica no Mushroom World, pela primeira vez por acidente através de um cano. Os canos servem de portais em basicamente todos os jogos da franquia e são uma tubulação que conecta o mundo.
Mario passara a maior parte da vida no Metro Kingdom, que é o reino dos humanos. Lá é uma espécie de metrópole e Mario teve seu par, a Pauline, que inclusive tem no filme de 1993, só que era no Brooklyn, Nova York, cidade no qual a New Donk City, capital do Metro Kingdom, se espelha bastante. Só que diferentemente do filme de 1993, o Mushroom Kingdom aqui não parece ser uma dimensão paralela e sim somente outro continente. Uma ilha oceânica e provavelmente o último lugar onde Bowser atacará após ter reunido todas as Estrelas de Poder.
O Mushroom Kingdom é um reino habitado pelo povo cogumelo e mais alguns. Povo cogumelo é dividido em castas. Os Toads, que são mais humanos, acabaram sendo pacificamente aliados do família Toadstool, humanos provavelmente oriundos do Metro Kingdom que declararam soberania. Contrários, os Goombas se tornaram os párias do reino e assim, revoltosos, se aliaram a Tropa Koopa abrindo portões clandestinos (os canos) para que Bowser pudesse invadir e completar seu destino, mas com seus planos detidos pelos irmãos Mario e Luigi que se tornam heróis. Após salvarem o reino, Mario e Luigi passam a morar lá. Toad é uma espécie introduzida no Super Mario Bros. original, mas a gente costuma se referir como O Toad aquele principal que se torna personagem e também um dos heróis jogáveis desde Super Mario Bros. 2. Normalmente os Toads são súditos ou operários, mas este é o mais aventureiro deles
O Cogumelo Azul
Logo no teaser é feita uma piada conhecida pelos jogadores. O cogumelo azul, também chamado de Mini-Cogumelo, é confundido com o Cogumelo Venenoso que tem a cor roxa, pelo efeito do Azul de diminuir a força, apesar de não ser letal como o Roxo que é.
A Mansão do Luigi
No final do teaser vemos Luigi ser perseguido pelos Ossadas (Dry Bones). São Koopas zumbis comuns em castelos ou mansões fantasmas que foram introduzidos em Super Mario Bros. 3. É muito assertivo terem colocado o Luigi nessa parte, porque ele protagoniza os jogos de terror da franquia.
Além disso tem também os muitos detalhes que estão no pôster no filme.
O pôster revela Toad trazendo Mario para o Reino dos Cogumelos que aqui parece bem inspirado na versão dos jogos Super Mario 3D. A entrada do reino revela um comércio operado por Toads de vários cores. Aparece logo de cara também as joaninhas Biddybugs, inimigos introduzidos em Super Mario 3D Land, e a julgar pela expressão eles não estão ali para comprar e provavelmente para roubar.
A primeira loja a esquerda é uma loja de antiguidades. Nela podemos ver alguns blocos de música e de POW com arte clássica dos jogos. Pendurado também no poste está um barril explosivo de POW que também não vemos há muito tempo nos jogos. Provavelmente esta sequência será um show de referência aos clássicos. Nos fundos da loja parece ter um ovo Yoshi e uma das caixas parece ter também um modelo antigo de chave. Outra placa de antiguidades está pendurada, mas essa no formato de um martelo do jogo Donkey Kong, o primeiro onde Mario apareceu.
Um Toad roxo carrega num saco plástico um Cheep, o peixe provavelmente comprado na loja lá nos fundos que tem alguns seres marinhos do Super Mario Bros. 3 como o Cheep, o Jellyfish e um Cheep baiacu. Um Toad amarelo segurando moedas de ouro parece impressionado pelo peixe. As moedas são bem grandes na mão do Toad, revelando que se preocuparam com as dimensões.
A primeira loja a direita tem duas placas, uma com frutas que foram introduzidas em Donkey Kong Jr., mas que são bem comuns nos jogos dos Yoshis. A mesma loja tem uma placa com um baú no formato do que foi apresentado em Super Mario Bros. 3, revelando que provavelmente esta seja uma daquelas lojas que você escolhe um baú surpresa.
Mais além vemos vários telhados de cogumelo que devem ser as casas. Os morros são bem quadrados, tal como foi estabelecido nos jogos 3D da série, incluindo as tubulações coloridas e visíveis que devem servir de transporte, evitando a fadiga da escalada já que não há muitas rampas de um morro para outro. Mais ao fundo, alguns morros mais cilíndricos, que também são difíceis de subir, esses morros sempre foram presentes nos jogos, mas sempre serviram de background e não costumam ser acessados. Cobertos de gramas de várias cores, deles não saem casas, mas árvores e cogumelos gigantes.
Mais ao alto, algumas plataformas voadoras que parecem ser acessadas por blocos voadores. Gostei de como mantiveram a fidelidade aos jogos aqui incluindo esses cenários voadores sem facilitar para parecer realista, coisa que um filme live-action provavelmente faria.
No topo do maior morro cilíndrico, o Castelo da Peach, que apareceu pela primeira vez em Super Mario 64, porém este em cores rosadas, e um retrato da Princesa soberana. Ao redor, montanhas voadoras com cascatas, o que não faz sentido: de onde nasce a água? e um bloco com asas, conceito introduzido em Super Mario World.
E aí, pegaram mais alguma referência ou easter egg que eu não vi? Comentem aqui ou em nossas redes sociais, siga-nos e interaja conosco também. Fique aqui com o meu react do teaser: