Contatado, é o terceiro longa-metragem da diretora peruana, Marité Ugas. O filme, aborda o mundo das seitas que existem na América Latina em torno de um passado antigo, conectando-os aos OVNIs. Distribuído pela Pandora Filmes aqui no Brasil, traz em seu elenco Baldomero Cáceres (Aldo) e Miguel Dávalos (Gabriel), tem como protagonista um ex-líder de um culto extraterrestre que é procurado por um jovem que tenta o convencer a voltar a pregar, a produção é de Mariana Rondón, de “Pelo Malo”.
Aldo, um ex-líder de um famoso culto “extraterrestre”, aposentado e isolado em sua solidão, é seduzido por um jovem que afirma ser seu seguidor e que tenta convencê-lo a voltar a pregar. Aldo hesita em reviver seu passado como “Contatado”, mas quando a vaidade supera seus medos, as ambições do jovem o surpreendem.
A direção de Marité Ugas é de encher os olhos, muito precisa na transição de cenas e aproveita muito bem os planos abertos para enaltecer as paisagens do longa. Por ora você acredita que está numa cidade pacata e pequena, em outrora você tem sensação de que poderia estar em qualquer centro comercial de uma cidade grande. Baldomero Cáceres é um ótimo ator, e tenta conduzir o filme da melhor maneira possível, apesar do ritmo lento do roteiro. O ator transita muito entre duas personas bastante distintas, como um homem de meia-idade recluso, fazendo trambicagens aqui e ali pra se manter e outra por um líder religioso, carismático, hipnótico e com muita convicção em seu discurso.
Ainda assim, Contatado pode gerar uma sensação mista durante sua 1 hora e 33 minutos de tela. Com um clima de desconfiança gerado ainda no seu primeiro ato, o longa acaba se arrastando mais do que deveria seu desenvolvimento, e mesmo que você junte as peças aos poucos, é possível notar uma falta de ousadia em seu roteiro, que ao meu parecer, poderia ter aprofundado muito mais nas questões do culto religioso e as relações políticas e sociedade que se permeiam.
Contatado, é uma coprodução entre Brasil, Noruega, Peru e Venezuela, exibido no Festival de Tribeca e na Mostra de Cinema de São Paulo, estreia nos cinemas brasileiros em 13 de Outubro.