A Plague Tale é um jogo de aventura/terror que se passa na época medieval e que conta a história de dois irmãos, Amicia e Hugo, que tiveram sua família e todo seu povo destruídos por soldados da Inquisição e pela praga. Um jogo de 17 capítulos e de poucas horas, em que na maior parte do tempo você controla a irmã mais velha, Amicia, que foi treinada desde pequena pelo seu pai para ser uma aventureira. Já Hugo, seu irmão mais novo, precisa de proteção quase integral, já que sofre de uma doença grave e raramente saía de seu quarto.
Do dia pra noite dois irmãos que mal se conheciam são obrigados a viver juntos e a confiar um no outro para garantirem sua sobrevivência em um mundo infestado pela peste bubônica (Afinal estamos falando de 1348) e também como inimigos da inquisição.
O enredo é, pra mim, o grande ponto forte do game. Além da narrativa ser muito bem feita e envolvente, o jogo conta com pequenos colecionáveis que dão uma verdadeira aula de história. (Você não é obrigado a pegar todos, mas vale muito a pena). Durante o percurso você vai conhecendo pessoas com histórias igualmente encantadoras e um tanto quanto curiosas, se apegando a cada uma delas e querendo protegê-las com unhas e dentes.
Uma das curiosidades possíveis de serem colecionadas
Outro ponto positivo são os gráficos. Os cenários são lindos e te dá vontade de explorar aquele mundo o dia inteiro. Os personagens são extremamente bem feitos, no entanto não espere que sejam expressivos (Amicia chorando e rindo tem o exato mesmo rosto)
O jogo conta com um sistema de crafting, o que gera a felicidade daqueles que gostam de lootear, assim como eu. Apesar de não parecer, é muito importante você estar sempre melhorando sua arma e o seu espaço de armazenamento para garantir uma passagem tranquila pelos puzzles do jogo.
Agora falando dos pontos negativos, já que mencionamos os puzzles anteriormente, é importante citar que se você procura grandes desafios, você não vai encontrar no A Plague Tale. Os puzzles são bem tranquilos de passar, sem muito mistério (Até um pouco repetitivo em alguns momentos). O bom é que é possível focar um pouco mais na história, mas mesmo assim senti falta de um nível de dificuldade maior e mais exigente.
Além disso, o jogo não é exatamente mundo aberto como promete ser. O tempo inteiro te relembra de como fazer as coisas e te puxa para a história principal, até mesmo quando você não quer (Por exemplo, às vezes eu só queria explorar o ambiente e buscar os colecionáveis e o jogo fazia questão de ficar relembrando o que eu tinha que fazer e como fazer, o que era bem óbvio já que estava jogando há horas). Longe de mim ser aquelas pessoas que acham que um jogo só é bom se ele for difícil, sou muito contrária a essa máxima, mas spammar dicas o tempo inteiro pode ser meio chato.
O stealth do jogo é bem fraco. Em vários momentos rolavam uns bugs com os personagens que andavam junto com a Amicia, o que acabava entregando a posição dela (Mesmo você fazendo tudo direitinho). Além disso, pra mim não faz sentido eu desacordar um personagem e seu companheiro de equipe não achar minimamente esquisito, dificultando em nada no stealth do jogo (Talvez TLOU tenha me acostumado mal). Como eu sou uma jogadora que sempre prefere o caminho sorrateiro do que o de combate, senti falta dessa mecânica ser um pouco mais polida.
Falando em combate, é importante citar que ele é quase inexistente. Em 90% do tempo é jogar stealth ou simplesmente morrer com 1 hit. Eu não me incomodo tanto com esse fato, mas às vezes é bom ter opção.
Os ratos, que estão ali para representar a praga, tem uma mecânica interessante no começo e realmente te deixa tenso e com medo de ser consumido por esses animais, mas depois de um tempo passa a ser apenas um contratempo chato, sem muitas novidades
Por fim, apesar de você andar sempre com o Hugo e ele, de certa forma, te ajudar em alguns momentos da gameplay, ele no geral é meio inútil. Se eu precisei dele durante toda minha jogatina umas 5x foi muito. Achei que poderiam ter explorado um pouco mais da sua função ao invés de deixar tudo nas costas da Amicia.
Vale a pena jogar? Apesar dos pontos negativos aqui levantados e alguns bugs, eu ainda acho que vale sim. A história é muito interessante, envolvente e gostosa de assistir, com ótimos personagens e um belo cenário (mas vale esperar uma promo, não sei se pagaria o preço full). Mês que vem sai a continuação e com certeza irei jogar com o maior prazer.
2º jogo da saga
A continuação denominada A Plague Tale: Requiem já tem data de estreia e será lançada no dia 18 de outubro de 2022, aproximadamente daqui há 1 mês.
Não se sabe muito sobre a história, apenas que o jogo contará com algumas novas mecânicas e que os irmãos continuarão a enfrentar desafios, agora pelo sul do país. O foco de ambos é recomeçar uma nova vida e procurar pela cura de Hugo, porém, o que acontece é o completo oposto. Os poderes do irmão mais novo retornam e, com isso, a morte e destruição no formato de ratos assustadores também.
Confira o trailer de gameplay aqui: