Sonic 2 – O Filme (Sonic The Hedgehog 2) chega aos cinemas nesta quinta-feira dia 7 de abril e a crítica sem spoilers já se encontra aqui no site que você pode acessar clicando aqui. E eu me segurei bastante, pois não poderia contar das maiores surpresas do filme até que ele fosse lançado.
Bom, listarei algumas delas e mais também algumas referências aos jogos!
1 – Anéis perdidos
A fim de dificultar o trabalho de Sonic (e estender a trama), mais uma vez seus anéis-portais são perdidos. Porém, diferente do primeiro filme em que o saco de anéis simplesmente cai pelo portal para o topo de um arranha-céu em San Francisco, desta vez eles caem após Sonic ser atingido por Knuckles, numa referência bem clara a quanto Sonic é atingido nos jogos (inclusive pelo próprio Knuckles). Os anéis saem da bolsa de Sonic e quicam ladeira a baixo. A partir daí, Sonic não tem mais a ajuda de seus anéis para se teletransportar com facilidade pelo mundo.
2 – A chegada de Tails
Diferentemente da ordem dos jogos, Tails encontra Sonic após este se encontrar com Knuckles. Porém, Sonic é salvo por Tails que voa com suas caldas como um helicóptero numa referência clara a quando Sonic está prestes a cair e é resgatado por Tails. O mais legal é que a cena acontece imeditamente após os anéis quicarem ladeira a baixo, quando Sonic também estava quase caindo.
3 – Mean Bean
Após o sumiço de Dr. Robotnik (Jim Carrey), seu parceiro, o Agente Rocha (Lee Majdoub), mantém-se ocupado trabalhando em sua cafeteria chamada Mean Bean em Green Hill. A mesma cafeteria é secretamente um mini quartel-general para as operações de Robotnik. Mean Bean é uma referência a Dr. Eggman Mean Bean Machine, um jogo puzzle de Mega Drive. Curiosamente, esta cafeteria carrega a logo de Robotnik entre várias outras referências a suas criações nos jogos e animações.
4 – Death Egg, Buzz Bomber, Egg Mobile e o visual de Robotnik
Após o Dr. Robotnik retornar a Terra com a ajuda de Knuckles, que trava uma breve batalha com Sonic, este entra em contato com seu parceiro Agente Rocha que lhe envia uma ogiva lançada por um satélite oval que pode ser uma versão menor da conhecida Death Egg dos jogos. A ogiva é uma cabine com drones ovais que mudam e ficam na forma de Buzz Bomber (aquelas abelhas-robôs clássicas dos jogos e animações), a cabine também dá ao Dr. Robotnik sua nova roupa, a clássica vermelha e preta dos jogos, e também sua nave redonda cássica Egg Mobile que é usada na maioria das vezes em que o vilão enfrenta o ouriço.
5 – Garra Longa, Labyrinth Zone e Sófocles
Já presente no primeiro filme, a coruja guardiã de Sonic chamada Garra Longa teve mais desenvolvimento agora. No primeiro filme, sua presença é um tanto que misteriosa e alguns fãs já haviam notado como seu semblante lembra os tótens de coruja da Labyrinth Zone dos jogos clássicos (imagem a direita).
Porém, até onde se sabe, a personagem é completamente original da franquia, possivelmente sendo uma adaptação da coruja Sófocles, uma coruja que foi mencionada em Stay Sonic, um livro-guia do universo, como uma das primeiras figuras de apego de Sonic de quando era jovem, mas que este era muito pequeno para lembrar. No filme, Garra Longa foi morta se sacrificando para proteger Sonic da tribo Echidna. As intenções da tribo Echidna ficam confusas, mas são expostas finalmente neste segundo filme.
(contém spoilers)
No flashback de Knuckles, ele era jovem quando sua tribo foi morta ao enfrentar Garra Longa que se sacrificou para proteger Sonic, acreditando que a tribo estava atrás de seu poder. No entanto, a tribo Echidna estava em busca da Esmeralda Mestra, acreditando que esta estava guardada pela Coruja. Knuckles cresceu buscando Sonic pelo universo acreditando ele ter fugido com a Esmeralda Mestra. A verdade é que Garra Longa mandou Sonic para Terra porque ela escondeu a Esmeralda no mesmo planeta e acreditava, sim, que ele seria capaz de protegê-la. A localização da Esmeralda Mestra é na Labyrinth Zone que fica escondida no Oceano Pacífico. No templo onde fica escondida a bússola para Labyrinth Zone existem tótens gigantes com cabeça de coruja que lembram as das fases clássicas dos jogos.
6 – Ice Cap Zone
O templo de Garra Longa ficava escondido na Sibéria. Após ser invadido por Robotnik e Knuckles, Sonic foge fazendo um drone de snowboard enquanto destrói outros drones de Robotnik. Esta sequência é uma clara referência a Ice Cap Zone de Sonic 3 & Knuckles, uma fase nevada que Sonic desce de snowboard.
7 – O tema clássico
O toque polifônico do celular de Tom (James Mardsen) é uma versão do tema clássico da Green Hill Zone, a primeira fase de quase todos os jogos (fala sério, quem ainda usa toque polifônico?)
8 – G.U.N.
Presente no primeiro filme, o Vice-Presidente do Estado Maior Conjunto Walters funda a G.U.N, a Guarda das Nações Unidas, uma organização conhecida do universo de Sonic. É uma organização militar e política criada para proteger o mundo de ameaças alienígenas ou robóticas (o que inclui Sonic, seus amigos e o Dr. Robotnik e seu exército de robôs) após os eventos do primeiro filme. A G.U.N foi criada em Sonic Adventure 2 para a trama que envolve o Projeto Shadow.
9 – Tornado e Giant Eggman Robo
Tornado, o avião biplano vermelho clássico dos jogos, que é pilotado por Tails, aparece no filme como um avião inicialmente usado para levar a mensagem de amor no casamento de Rachel (Natasha Rothwell) e Randall (Shemar Moore), no Havaí.
(contém spoilers)
Após Sonic e Tails fugirem da Sibéria para o Havaí através do anel deixado por Sonic para Tom e arruinarem o casamento, Randall revela ser um agente da G.U.N que havia armado o casamento para capturar Sonic. Após libertar-se, Sonic, Tails e Knuckles roubam o avião para conseguir chegar a tempo em Green Hill, onde o Dr. Robotnik cria seu mecha gigante através do poder tecnopata dado pela Esmeralda Mestra.
10 – (spoiler) Angel Island
No jogo Sonic 3, que apresenta Knuckles, a Esmeralda Mestra é guardada na Angel Island, uma ilha flutuante. Já no filme, a Esmeralda está escondida num templo no meio do Oceano Pacífico que lembra vagamente a estrutura da Angel Island, porém, sem ser flutuante.
11 – (spoiler) Aquatic Ruin Zone
Quando a Labyrinth Zone está se destruindo em ruínas, as águas do Oceano Pacífico preenchem o subsolo quase afogando Knuckles. Sonic, no entanto, mergulha para salvá-lo e ingere de bolhas de ar que saem do solo para respirar tal como nos jogos clássicos.
12 – (spoilers) Super Sonic e as Esmeraldas do Caos
No flashback é revelado que a Esmeralda Mestra é uma fusão das 7 Esmeraldas do Caos. Era uma dúvida que havia ficado, pois nos trailers e imagens promocionais do filme as sete esmeraldas não apareciam. Elas aparecem tanto em flashback quanto mais tarde quando a Esmeralda Mestra é partida e dão a Sonic seu poder deixando seus pelos dourados e lhe dando a habilidade de voar na velocidade da luz (similar a forma Super Sayajin de Dragon Ball Z). A Esmeralda, além de dar a Robotnik o poder de controlar metais e criar robôs gigantes com sua mente, também lhe dá o poder de flutuar e se teleportar. Já Super Sonic além de voar também ganha o poder de conjurar o que quiser com sua mente, mas usa isto para conjurar um chillidog.
13 – (spoilers) Shadow, o Ouriço
Na pós-créditos, Dr. Robotnik é dado como desaparecido enquanto a G.U.N busca-o nos destroços do Robô Gigante. Enquanto isto, um agente da G.U.N. comunica que encontrou uma cápsula que guarda uma arma secreta há mais de 50 anos. Esta arma é a forma de vida suprema conhecida como Projeto Shadow, um ouriço similar a Sonic, mas com cores preto e vermelho.