Brincadeiras a parte do título, vamos falar um pouco sobre o que aconteceu ontem (domingo 27) na cerimônia do Oscar 2022 – Se você quiser conferir os vencedores, tem um artigo completo feito pelo Arthur clicando aqui.
Para começar, a treta do Oscar entre o astro Will Smith (que ganhou a categoria Melhor Ator pela primeira vez neste ano de 2022 graças ao filme King Richard: Criando Campeãs) e o comediante Chris Rock, que vem sendo apresentador algumas vezes, começou na cerimônia de 2016 (sua primeira apresentação). Devo contextualizar que na época existia uma campanha, promovida por atores e diretores como Spike Lee e o próprio Will Smith, sobre a Academia não dar espaço para astros e cineastas afro-americanos, assim dando espaço a Chris Rock como um dos apresentadores da cerimônia (algo que veio a se repetir algumas vezes).
E foi logo em 2016, quando Will e sua esposa, Jada Pinkett Smith, foram alvos pela primeira vez de algumas farpas pontiagudas. Chris tirou sarro da declaração pública de Jada em boicotar o show depois de mais um ano de atores caucasianos indicados aos prêmios de atuação. Jada disse que não vem. Eu fiquei tipo, ‘Ela não está em um programa de TV?’ Jada vai boicotar o Oscar? Jada boicotar o Oscar é como eu boicotar a calcinha da Rihanna. Eu não fui convidado! brincou na época. Vamos combinar que esse tipo de humor de Chris Rock já está bem datado, certo?
Rock também zombou de Smith, cujo nome foi cogitado como um possível indicado ao Oscar, mas foi esnobado pela Academia, por seu papel no filme Um Homem Entre Gigantes. Will não foi indicado por ‘Um Homem Entre Gigantes’. Você fica bravo. Não é justo que Will seja tão bom e não tenha sido indicado. Você está certo, disse ele. Também não é justo que Will tenha recebido US$ 20 milhões por ‘As Loucas Aventuras de James West‘. Questionado na época sobre os comentários, enquanto filmava em Nova York, ele simplesmente respondeu com um sorriso e sinal de paz. Aparentemente, foram seis anos de uma bronca contida que acabaram desembocando no ato de agressão na noite do último domingo.
Quando Chris subiu ao palco do Oscar deste ano, ele disse: Jada, eu te amo, ‘Até o Limite da Honra 2’, mal posso esperar para ver, o que fez Pinkett Smith, de 50 anos – que sofre de alopecia e raspou a cabeça – revirar os olhos. O longa de 1997 ficou famoso por apresentar a protagonista, Demi Moore, raspando completamente seus fios. Inicialmente, Smith riu, mas então ele levantou, marchou no palco e deu um tapa em Rock. Retornando a seu assento, furioso Smith gritou: Mantenha o nome da minha esposa fora da p%$$@ da sua boca. Chris tentou defender a piada, mas Will continuou gritando: Mantenha o nome da minha esposa fora da p%$$@ da sua boca. Essa foi a maior noite da história da televisão, continuou o apresentador que teve o rosto – e o orgulho – feridos. Confira neste vídeo do Twitter o momento da agressão e a reação do apresentador:
Will Smith just punched Chris Rock and told him “keep my wife’s name out of your f***ing mouth” pic.twitter.com/1f1ytdbMRv
— CJ Fogler (@cjzer0) March 28, 2022
Mais tarde, na mesma noite, Will Smith subiu ao palco para receber a estatueta sobre Melhor Ator por King Richard. Richard Williams era um defensor feroz de sua família, disse em seu discurso. Estou recebendo um chamado na vida para amar pessoas, e proteger pessoas. E poder ser um rio para meu povo. Emocionado, ele diz ainda que no ramo é preciso sorrir e fingir que está tudo bem. Eu quero ser um receptáculo de amor, afirma. Em seguida, agradece a família Williams por deixá-lo fazer o filme. Virei o pai louco, igual a Richard Williams. O amor nos faz fazer coisas loucas. E completa brincando Só espero que a Academia me convide novamente.
Temos receio de que, por causa da agressão, o ator possa vir a ser de fato não convidado mais, tal como o próprio comediante Chris Rock. Gostaria de ressaltar, em nome da equipe da Terra Nérdica, que estamos de apoio aos atores Will e Jada Pinket Smith, pois com condição médica não se brinca.