Batman é o personagem da DC que mais já recebeu filmes animados e muitos deles são adaptações direta dos quadrinhos, porém, não seguem exatamente a ordem de lançamento de seu material base nos quadrinhos da DC. Listarei aqui a ordem dos filmes segundo a cronologia das HQs.
Obs: Lembrando – é a ordem cronológica das histórias em quadrinhos que inspiraram os filmes e não a ordem das animações. Portanto, aqui não foram incluídas as animações que seguem a cronologia da série clássica Batman e Robin, nem as das séries animadas e nem as dos jogos ou outras que não foram baseadas em arcos ou one-shots dos quadrinhos.
Obs2.: Resolvi remover também os dois longas baseados na série em quadrinhos Superman/Batman para focar apenas nas animações solo do morcego. Mas, caso queira assisti-los, estes se passam entre Batman: Silêncio e Batman: Contra o Capuz Vermelho.
Origens Secretas
1. Ano Um (2011)
Aqui é o início de carreira do Batman segundo o reboot da Era Moderna após a Crise nas Infinitas Terras, onde todos os personagens tiveram suas origens recontadas para uma versão mais moderna para a época (1987). Frank Miller, que já havia escrito a graphic novel de sucesso Batman: O Cavaleiro das Trevas (1986) foi contratado para dar a nova origem canônica do personagem. O longa faz uma adaptação fiel a graphic novel e foi lançado como um one-shot (não faz parte de um universo compartilhado).
2. O Longo Dia das Bruxas, Parte 1 e 2 (2021)
Esta história de Jeph Loeb segue a cronologia de Batman: Ano Um de Frank Miller se passando a cerca de um ano depois dos eventos. É muitas vezes referidas como o Ano Dois e conta o fim do Império Falcone e o surgimento do vilão Duas-Caras. O longa, que faz uma adaptação quase fiel a graphic novel, foi dividido em duas partes e faz parte do novo universo compartilhado após o reboot de Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips conhecido como Tomorrowverse.
Obs. É logo após os eventos de “O Longo Dia das Bruxas” que Batman se une a Liga da Justiça.
Era Moderna I (pós-Crise nas Infinitas Terras):
Aqui damos um salto da história dos primeiros anos de Batman. A trama de O Longo Dia das Bruxas continua em Mulher-Gato: Quando em Roma (que também vai ganhar um longa animado) e Batman: Vitória Obscura que conta a origem moderna do primeiro Robin. Avançamos então para depois da origem do segundo Robin e da Batgirl e finalmente alcançamos a Era Moderna, que se passa cronologicamente após os eventos de Crise nas Infinitas Terras.
3. A Piada Mortal (2016)
Baseada na graphic novel one-shot de Alan Moore que originalmente não era para ser canônica, mas acabou sendo incorporada na cronologia. Narra a história desde a origem do Coringa até os acontecimentos que levaram ao fim de carreira da Batgirl. O longa foi lançado como one-shot (não faz parte de um universo compartilhado).
4. Morte em Família (2020)
Esta faz uma adaptação da enquete que a DC realizou em 1988 para o público decidir se matava ou não o segundo Robin, Jason Todd. Em formato que funciona apenas nos streamings, como o qual foi lançado, DCU, o longa-metragem animado te dá a oportunidade de escolher o destino do Robin. O arco em quadrinhos se passa cronologicamente após A Piada Mortal, pois os eventos da graphic novel são mencionados neste.
A trama começa com os eventos de Morte em Família que levaram a morte do Jason Todd reaproveitando cenas já feitas em Batman Contra o Capuz Vermelho (2010) e fica a cargo do público decidir o destino do personagem. Se ele morre, os eventos de Batman Contra o Capuz Vermelho acontecem normalmente, mas se ele é salvo, ele pode acabar sobrevivendo junto com o Batman, porém, ficando com o rosto parcialmente desfigurando e tornando-se o vigilante Silêncio a fim de vingar-se do Batman; outra opção é Jason Todd sobrevivendo e Batman morrendo em seu lugar e fica a cargo do espectador decidir se ele se vinga ou não do Coringa, caso seja feito, ele pode ser preso ou fugir e se tornar o vigilante Red Robin onde ele eventualmente acaba conhecendo o terceiro Robin, Tim Drake, e adota-o como o Batboy; outra opção é ele não se vingando do Coringa, mas tornando-se o vigilante Capuz Vermelho e eventualmente tendo que enfrentar o Batman ressuscitado pela Talia Al Ghul.
Todos os finais são futuros alternativos, mas descartam o futuro alternativo mais famoso que é o de Batman: O Cavaleiro das Trevas que é a próxima animação na lista. A animação interativa, porém, não está completa na HBO Max e as opções de todos os finais alterantivos podem ser vistas nesta lista no Youtube.
Futuro alternativo (pós-Morte em Família):
5. O Cavaleiro das Trevas, Parte 1 e 2 (2013)
Frank Miller realizou em 1987 a sua famosa graphic novel Batman: O Cavaleiro das Trevas. A trama contava um futuro alternativo onde o Batman se ausentou por quase duas décadas após o Coringa matar o segundo Robin. A história não é canônica. Trata-se de um futuro alternativo onde os eventos que, depois, foram canonizados em Morte em Família, levam a descrença do Batman. O longa animado foi realizado em duas partes, mas não compõe um universo compartilhado com outros títulos.
Era Moderna II (pós-Zero Hora)
Após os eventos da morte do segundo Robin, Batman passou um tempo sozinho (a famosa fase que levou a fama de que Batman trabalha sozinho) até surgir Tim Drake, o terceiro Robin. Porém, as histórias de Batman sofreram com a queda de vendas nos anos 90 que levaram a editora ter de realizar seu suposto fim no arco A Queda do Morcego que antecedia os eventos de A Morte e Retorno do Superman – adaptado nas animações A Morte do Super-Homem (2007), A Morte do Superman (2018) e O Retorno do Superman (2019) – e o Crepúsculo Esmeralda que levava a Crise do Tempo conhecida como Zero Hora. Aqui a cronologia recebeu mais um retcon e estas são as histórias que vieram depois:
6. Silêncio (2019)
Este pode ser confuso para alguns. Apesar do longa se passar no universo compartilhado que faz adaptação da fase de Os Novos 52, a história de Jeph Loeb segue-se um tempo após os eventos de A Queda do Morcego e Terra de Ninguém e antecede os eventos que levam ao retorno de Jason Todd como o Capuz Vermelho.
7. Contra o Capuz Vermelho (2010)
Esta história se passa pouco tempo após os eventos de Batman: Silêncio. Porém, as duas animações não fazem link uma com a outra, apesar das histórias em quadrinhos fazerem (na trama original, o Capuz Vermelho faz parte do plano do Silêncio para enganar o Batman).
Quase todas as cenas daqui foram reaproveitadas na animação interativa Morte em Família, mas aqui é a edição na íntegra da cronologia canônica que é a que Jason Todd morre e é ressuscitado como o Capuz Vermelho.
Era Moderna III (pós-Crise Infinita):
8. O Filho do Batman (2014)
Após os eventos da saga Crise Infinita, houveram alguns outros retcons, como o que trouxe de volta o filho do Batman com Talia Al Ghul, Damian Wayne, que foi concebido na história Batman: Filho do Demônio (1987). A animação faz adaptação do arco A Luva Negra de Grant Morrison com foco em Batman e Filho (2007) e que dá início aos eventos de Corporação Batman. O longo foi inserido como o primeiro do Batman no universo compartilhado baseado em Os Novos 52 iniciado em Liga da Justiça: Ponto de Ignição (2013).
Os Novos 52 (pós-Flashpoint)
Após a Crise Final houve outro reboot realizado pelo retorno do Flash no tempo para salvar sua mãe, que pode ser visto na animação Liga da Justiça: Ponto de Ignição (2013) e serve de início para o universo compartilhado das animações da DC inspirado em Os Novos 52 que também dá sequência ao reboot realizado na HQ de mesmo nome Ponto de Ignição (2011) de Geoff Johns.
9. Batman Vs. Robin (2015)
Baseado no primeiro arco do Batman em Os Novos 52, A Corte das Corujas (2011), porém mesclando com os eventos da série em quadrinhos Batman e Robin (2011). Este, apesar de ser o segundo filme do Batman no universo compartilhado pós-Flashpoint, é o primeiro realmente baseado numa história do Batman contada em Os Novos 52.
Obs. Teoricamente os eventos de “Liga da Justiça: O Trono de Atlântida” se passam algum tempo após a Noite das Corujas.
10. Sangue Ruim (2016)
Esta encerra os eventos iniciados em O Filho do Batman. Baseada na série em quadrinhos Corporação Batman, de Grant Morrison. Faz uma mudança do destino que levou a morte de Damian Wayne nos quadrinhos onde, aqui, quem morre é sua mãe Talia Al Ghul. A animação serviu para introduzir ao universo compartilhado mais personagens da Batfamília como o Batwing, a Batwoman e a Batgirl, e á história do Batman mais recente já adaptada em animação.
Obs. Os eventos de “Liga da Justiça vs Novos Titãs” se passam após “Batman: Sangue Ruim”. Nos quadrinhos, Damian Wayne morre e só retorna na Darkseid War (evento que inspirou “Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips”) e vem a intergrar o time dos Novos Titãs somente no Renascimento (fase na qual inspirou os longas “Liga da Justiça vs Novos Titãs” e sua sequência “Jovens Titãs: Contrato de Judas”).
Obs.2 Os eventos de “Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips” são os que encerram o universo compartilhado, baseado no arco “Darkseid War” dos quadrinhos que é o que encerra Os Novos 52 antes de ocorrer o Renascimento. É, cronologicamente, a última aparição do Batman em alguma animação baseada nos quadrinhos. É este arco dos quadrinhos que traz Damian Wayne de volta a vida. Porém, na animação, Damian estava vivo este tempo todo e participa muito mais do que seu pai.
Obs. 3 Os eventos de “Jovens Titãs: O Contrato de Judas” são tão inspirados no arco “O Contrato de Judas” da Era de Bronze (Pré-Crise) quanto no arco “O Contrato de Lázaro” (Pós-Renascimento. A versão Pré-crise tinha Jason Todd como o Robin e o Ciborgue como membro ativo enquanto a versão Pós-Renascimento tem Damian Wayne no lugar de Jason Todd e Wally West no lugar do Ciborgue. Cronologicamente, “Liga da Justiça: O Contrato de Judas” seria então a última aparição de Damian Wayne baseando-se nos quadrinhos.