A expectativa para o filme Duna (2021) já estava muito alta desde as primeiras imagens do filme e o trailer oficial. O filme que é adaptação de uma série de livros do autor Frank Herbert já teve uma primeira versão para os cinemas em 1984 dirigida por David Lynch. O próprio diretor reconhece que não fez um bom trabalho com a adaptação do romance Duna e o filme foi odiado pelos fãs e pela crítica.
Duna (2021) é dirigido por Dennis Villeneuve, diretor de A Chegada (2016) e Blade Runner 2049 (2017). E o elenco é o melhor possível para a adaptação. Com os nomes dos queridinhos do momento Timothée Chalamet e Zendaya, temos também Rebecca Ferguson (Missão: Impossível – Fallout), Jason Momoa (Aquaman e Game of Thrones), Javier Bardem (Mãe!) e Dave Bautista (Drax em Guardiões da Galáxia).
O filme conta a história de Paul Atreides (Timothée Chalamet), filho de uma importante Casa, e precisa ir junto com a sua família para “dominar” um planeta desértico conhecido pelas especiarias que foram exploradas durante um século e possuem um alto valor nesse universo. Paul também vai desenvolver um lado espiritual no qual possuirá uma grande importância. A história toda se passa no futuro e é um mix de conflitos políticos e sobrenaturais.
As locações são de tirar o fôlego e os efeitos visuais são dignos do roteiro apresentado. O filme é tudo aquilo esperado, mas não tem tanta ação como eu imaginava. Há cenas muito emocionantes e cenas também de muita reflexão. Não é muito sombrio e nem complicado de entender, mas acredito que vai agradar muito a galera “cult”.
O filme é na verdade, uma grande introdução a uma série de acontecimentos importantes que iremos ver futuramente nas sequências, a ação de verdade parece estar guardada para os próximos filmes. A atriz Zendaya, tadinha, é apenas um “fantasma” nesse primeiro filme, não espere muita participação dela.
De qualquer forma, Duna é um filme digno de ser visto nas telas grandes de um cinema. A emoção e a beleza dessa grande produção merecem ser vistos com uma qualidade perfeita.
Veja abaixo o trailer oficial do filme:
Nota: 4,5