Evangelion: 2.0 Você pode (não) avançar. (Evangerion Shin Gekijōban: Ha) é um filme japonês de animação de ficção científica de 2009 dirigido por Kazuya Tsurumaki e Masayuki e escrito por Hideaki Anno. É o segundo da tetralogia de filmes Rebuild of Evangelion. A tetralogia é baseada no original anime da série Neon Genesis Evangelion. Foi produzido e co-distribuídos por Hideaki Anno ‘s Estúdio Khara em parceria com Gainax.
O filme continua a história de Evangelion: 1.0 You Are (Not) Alone – que você pode ler a crítica clicando aqui, com Shinji Ikari continuando seu papel como piloto do Evangelion Unidade 01 como parte da luta contínua da NERV contra as misteriosas criaturas conhecidas como Anjos. Ao mesmo tempo em que replica muitas cenas e elementos de enredo da série original, o filme também apresenta novos, incluindo criaturas recém-projetadas e novos personagens e integra a nova tecnologia de computação gráfica disponível na época.
A trama começa com o Terceiro Anjo escapando de seu confinamento da Base Ártica de Betânia da NERV, mas Mari Ilustre Makinami, uma nova piloto que não havia na série, lança Evangelion Unidade Provisória-05 e destrói o Anjo ao autodestruir o EVA e ejetando com segurança no último momento. Enquanto isso, Shinji Ikari e seu pai Gendo visitam o túmulo de sua mãe e esposa Yui Ayanami – o único momento de pai e filho dos dois. Pouco depois, o Sétimo Anjo ataca, mas é rapidamente despachado pela recém-chegada Unidade-02 e seu piloto obstinado, Aska Langley – sua introdução é totalmente diferente aqui no filme, já que na série teve um episódio inteiro dedicado a ela e em outro cenário. Ryoji Kaji entrega a Gendo uma mala contendo a misteriosa Chave de Nabucodonosor – aqui já vemos mais uma mudança considerável com relação ao anime, já que ele entregava uma maleta contendo o corpo de Adão, o primeiro anjo, algo que ficou mal explicado na série.
Em uma tentativa de curar o relacionamento entre Gendo e Shinji, Rey Ayanami prepara um jantar. Ao mesmo tempo, Mari chega em Tokyo-3. Mais tarde, a Unidade-04 e a filial da NERV nos EUA são destruídas durante um experimento, levando o governo dos EUA a enviar a Unidade-03 para Tokyo-3. Devido a um acordo internacional que permite no máximo três Evangelions funcionando por país ao mesmo tempo, a NERV lacra a Unidade-02 e programa um teste da Unidade-03 no mesmo dia do jantar de Rey; Aska se oferece para tomar o lugar de Rey como piloto de teste, para evitar a festa. A unidade 3 se tornar berserker e passa a ser considerada o Nono Anjo. Shinji pilota a Unidade-01, mas se recusa a lutar contra o Anjo por medo de ferir Aska, que ainda está presa lá dentro. Gendo ordena a ativação do Sistema Dummy, o que torna a Unidade-01 autônoma e permite que ela destrua com violência a Unidade-03, esmagando a cabine do piloto em seus dentes. Emocionalmente ferido pela decisão fria de seu pai, Shinji deixa a NERV.
Aqui já vemos outra mudança grande com relação à série, pois o piloto de teste lá era Toji, amigo da escola de Shinji e que chega a ser morto no processo no mangá – aqui ele até se reencontra com sua irmã mais nova que chega a sair do hospital. Aska sobrevive, porém, o que só ficamos sabendo no final. Shinji abandona a cidade, mas o Décimo Anjo ataca, então ele foge para um abrigo de emergência. Gendo falha ao ativar a Unidade-01 sem Shinji, então Mari sequestra a Unidade-02 e sai para lutar contra o anjo sozinha. Ela remove os limitadores da Unidade-02 e lança um ataque total, mas o Anjo danifica gravemente a Unidade-02. Rey se junta à luta com a Unidade-00 danificada, mas não consegue destruir o anjo. O Anjo consome a Unidade-00 e a integra ao seu próprio corpo, permitindo-lhe contornar as defesas da NERV.
Ao ver Rey consumida junto com a Unidade-00, Shinji corre para Gendo e pede para pilotar a Unidade-01 novamente. Shinji se esquiva do anjo, mas antes que ele possa derrotá-lo, a Unidade-01 fica sem energia e é desligada. Unidade-01 reativa em modo berserker em resposta à raiva de Shinji pela perda de Rey e derruba facilmente o Anjo. Shinji usa o EVA para alcançar o núcleo do Anjo para salvar Rey. A Unidade-01 então começa a transcender seus limites físicos para realizar o desejo de Shinji. No momento em que Shinji recupera Rey, a Unidade-01 puxa o núcleo da Unidade-00 para fora do Anjo. O anjo explode e seus restos, junto com o núcleo da Unidade-00, são absorvidos pela Unidade-01, fundindo-os todos em um único ser. Da Unidade-01 então brota asas gigantes de luz e auréolas, e Misato, que estava assistindo a batalha, vê que elas são idênticas às que ela viu durante o Segundo Impacto. O fim de Tokyo-3 e do Geofront passa a ser considerado por muitos o Terceiro Impacto e Shinji leva toda a responsabilidade ao som Beautiful World.
Eu já sabia que a partir deste segundo filme do rebuild de Evangelion a história tinha mudanças drásticas, mas eu acreditava que eram para se aproximar mais da ideia original do mangaká. Porém, consultando, percebemos que na verdade até com relação ao mangá a trama segue uma linha diferente aqui. Alguns momentos super impactantes foram mudados para causar menos impacto – o que é meio decepcionante. Muitas coisas que esperávamos que ficasse mais bem explicadas apenas deixam ainda mais dúvidas. Senti muita falta também do momento em que Shinji e Aska enfrentam os anjos gêmeos sincronizados em música, coisa que levaram dias ensaiando e é um dos melhores momentos da série. A musicalidade está melhor do que a do primeiro filme. Hikari Utada retorna a série produzindo a trilha sonora arrepiante que lembra a da série. A animação melhora um pouco em qualidade com relação ao primeiro também. O ritmo dá uma caída. Este dá um pouco mais de sono do que o primeiro, apesar de ter momentos alucinantes no começo e no fim, o filme tem uma barriga grande principalmente na trama do trio Shinji, Aska e Rey. A dublagem é a mesma da série, o que dá uma ótima nostalgia.
É claro que o filme dá muito mais curiosidade para ver o próximo, porém, sem expectativas de que estas dúvidas serão melhores respondidas ou que esta nova franquia rebuild de Evangelion realmente tenha vindo para melhor. A partir daqui retiro o que disse no meu review anterior de que a série Rebuild of Evangelion serve para apresentar o universo, pois é necessário conhecimento dos eventos da série e do filme End of Evangelion para causar menos confusão – e mesmo assim ainda continua tudo muito confuso.
O longa está disponível na Amazon Prime Video. Confira também nosso podcast focado no Universo de Evangelion: