Me preparando para o vindouro podcast (tema pedido nos stories do nosso Instagram) decidi assistir os novos filmes baseados no mangá Neon Genesis Evangelion de Yoshiuki Sadamoto começando pelo primeiro: Você (Não) Está Sozinho.
Você (Não) Está Sozinho (Evangerion Shin Gekijōban: Jo) é o primeiro rebuild que é como se fosse um reboot da série onde as coisas acontecem de forma mais rápida e mais parecidas com a visão do mangaká – algo parecido com o que foi feito com Fullmetal Alchemist: Brotherhood, só que em filmes. O filme serve muito de introdução para quem nunca assistiu a série e tinha interesse em começar, mas tinha preguiça pela quantidade de episódios.
A trama, para quem não conhece, começa em 2015, quinze anos após um cataclismo global conhecido como o Segundo Impacto. O garoto Shinji Ikari é convocado para Tokyo-3 por seu pai distante Gendo Ikari, o comandante da organização paramilitar NERV. Shinji é pego no fogo cruzado entre as forças da ONU e um anjo, uma forma de vida alienígena; A Capitã Misato Katsuragi o resgata e o leva ao quartel-general da NERV. Gendo exige Shinji pilote o Evangelion Unit 01, uma bio-máquina gigante, contra o anjo. O garoto cede quando Rei Ayanami, uma piloto Evangelion ferida, preparava-se para ser enviada em seu lugar e a partir daí Shinji passa a ser o principal piloto na batalha contra os anjos, sempre se machucando e sofrendo emocionalmente por fazer isso em busca da atenção do pai.
O filme resume os episódios de 1 a 6 da série, com mais qualidade e mais dinâmica. Porém, algumas coisas ficam de fora, coisas que apronfundam mais, por exemplo, os sentimentos do Shinji e algumas transições como o Shinji chegando como calouro na escola e a edição única do anime, – que é uma das coisas que eu mais gostava – porque não funcionaria num filme, é claro, como a música de abertura que também fez falta e tem uma sequência final inédita também que não havia no anime onde mostra que na superfície da Lua, Kaworu Nagisa desperta de um dos nove recipientes em forma de caixão dispostos na superfície. Um monólito negro aparece, através do qual ele e SEELE 01 se envolvem em uma conversa enigmática. Olhando em direção à Terra, Kaworu diz que o terceiro não mudou nada e que ele espera conhecer Shinji. Fico receoso com este final, para quem for começar a assistir pelos filmes, pois acaba com a surpresa do vilão.
Mas, como eu disse, serve muito bem para quem quer relembrar a história da série. O filme apesar de ter cenas de ação muito boas é bem focado na história de uma forma que dê pra entender. Ótimo se você deseja apresentar o universo para alguém que nunca assistiu!
Ouça também o nosso podcast sobre o Universo de Evangelion: