O assunto mais recorrente aqui no site sobre a série Loki certamente é sobre os Variantes. Há algumas semanas atrás eu publiquei um artigo contando sobre as versões de Loki nos quadrinhos – que você pode acessar clicando aqui – e na semana retrasada eu publiquei um artigo ainda mais elaborado sobre a Sylvie (Sophia Di Martino), que muitos chamam de Lady Loki ou de Encantor e quem ela é nos quadrinhos – você também pode acessar clicando aqui. Agora, vamos falar sobre todas as variantes que já apareceram até agora, incluindo os da cena pós-créditos do Episódio 4 que está de arrepiar!
1. O Agente do Tempo
A primeira Variante é o próprio Loki (Tom Hiddleston), mas não o que acompanhamos vendo-o perder sua mãe e tomando o trono de Odin em 2013 ou mesmo se aliando ao Grão-Mestre e aos Revingadores em 2017 e principalmente morrendo para Thanos em 2018. Este Loki é o Variante de 2012 que vimos fugir com o Tesseract em Vingadores: Ultimato. Ele não vivenciou os eventos de Thor: O Mundo Sombrio, Ragnarok e Vingadores: Guerra Infinita, mas os testemunhou assistindo ao filme de sua vida na TVA. Viveu todas as suas emoções sem precisar ser morto por elas e descobriu qual seria a falha que levaria a sua morte. Este Loki não está entrelaçado com o Ragnarok e se tornará possivelmente uma Variante sobrevivente que pode retornar no Universo Cinemático da Marvel como o Novo Loki (algo que aconteceu de forma diferente nos quadrinhos).
Nos quadrinhos, após sua morte, Loki reencarnou numa criança (Kid Loki), que criou um backup de sua alma e o prendeu num corvo, dando o nome de Ikol, o Loki Reverso. Este, ao se tornar humano, absorveu os espíritos do Loki clássico e do Kid Loki e se tornou um Agente de Asgard servindo ordens da Mãe de Todos a fim de capturar asgardianos foragidos em Midgard. Na série, a trama foi adaptada para o Loki, Agente do Tempo como vocês já puderam ver.
2. Gigante de Gelo
Uma das variantes mostradas holograficamente na TVA no Episódio 2 é um em que seu DNA não foi alterado de Gigante de Gelo para Asgardiano quando criança, assim, crescendo como um Gigante de Gelo e filho legítimo de Laufey. Este aparece nos quadrinhos, mas em forma de criança.
3. Loki Armstrong
Outra variante exibida no holograma foi uma em que Loki encarnou o atleta Lance Armstrong. Este atleta foi mundialmente conhecido por vencer várias corridas com uso de dopping, algo que levou anos para ser descoberto.
4. Loki Troll
Uma vez Loki mencionou que entrou na internet e crianças o chamaram de troll, sendo que ele não é um troll. O trocadilho é que existe o termo troll para se referir a sacanas, mas troll também é uma criatura mitológica que é como se fosse um gigante monstruoso que se transforma em pedra e costuma ser traiçoeiro. Esta forma de Loki como a criatura mitológica troll também existe nos quadrinhos e lembra bastante um Hulk, porém de chifres.
5. Loki Viking
Não há muitos detalhes sobre este, mas, também presente nos quadrinhos, é uma versão de Loki em que ele se assemelha mais a um viking. Seria, talvez, uma variante de Loki que cresceu em Midgard.
6. Loki Sátiro
Outra criatura mitológica, porém greco-romana, é o sátiro, ou o fauno. Existe um deus que é similar ao Loki por ser travesso e menos civilizado. Pã, além de deus da natureza, também foi considerado deus das travessuras e um contador de histórias. Ele tinha a forma de um sátiro, uma criatura meio homem-meio cabra. Tanto o verbo satirizar vem deste costume travesso. Aqui, vemos uma Variante de Loki se tivesse crescido entre os deuses gregos, talvez? Como não existe este nos quadrinhos, não temos certeza.
7. Sylvie, ou Lady Loki
A mais complexa certamente é a Sylvie. Esta serviu de amalgama das personagens Lady Loki e a segunda Encantor. Nos quadrinhos, Loki assume frequentemente formas femininas ou encarna corpos femininos como o da Lady Sif, mas também existe um universo onde sempre existiu a Lady Loki. Enquanto isto, Sylvie Lushton é uma humana que, ao receber os poderes de Loki, acreditou ser uma asgardiana e adotou os codinome de Encantor, que costumava ser usado pela asgardiana Amora. Já na série, podemos ver que Sylvie é uma variante de Loki que assumiu a forma feminina desde criança, provavelmente quando teve seu DNA alterado por Odin, e assim, tornando-se fugitiva da TVA e adotando o nome de Sylvie.
Para mais detalhes, confira o artigo publicado na semana passada clicando aqui.
8. Kid Loki
Na cena pós-créditos do quarto episódio vimos finalmente o jovem Loki. Este, nos quadrinhos, é uma reencarnação do Loki no corpo de uma criança francesa. Aqui, na série, podemos imaginar que é simplesmente uma variante que fugiu quando criança.
9. Loki clássico
O vilão clássico das histórias em quadrinhos do Loki. Esta foi a primeira versão de Loki nos quadrinhos, antes de reencarnar em Ikol. Ainda existe a dúvida de qual foi o evento Nexus que fez surgir esta variante no MCU.
10. Loki Digno
Nesta cena pós créditos do episódio 4 vemos um Loki que lembra uma espécie de Thor de pele escura segurando uma Variante do Mjolnir que foi creditado como Loki Digno. Ele não existe nos quadrinhos, mas podemos imaginar que ele é uma variante do Loki que, talvez pelo que passou, acabou se tornando Digno de levantar o Mjolnir e por isso foi caçado pela TVA. Nos quadrinhos, existe uma fase em que Ikol se torna Digno por uma edição e enfrenta o Thor Indigno.
11. Ikol?
Na cena pós-créditos do episódio 4, vemos um Loki crocodilo no colo do Kid Loki. Nos quadrinhos, o Kid Loki tem um mascote chamado Ikol, que tem a forma de um corvo, ele nada mais do que é um backup da alma de Loki preso no animal. Talvez aqui seja apenas uma piada, mas podemos teorizar que o Kid Loki tenha mantido o backup de sua alma no animal em seu colo, como se fosse uma horcrux.
(atualizado) 12. Loki Presidenciável
No episódio 5 vemos uma coleção enorme de variantes, mas alguns sem destaque ou quaisquer menção nos quadrinhos. O único que identificamos que existe é o famoso Loki Presidenciável, da minissérie Vote Loki em quadrinhos. Uma história icônica e super famosa onde Loki, ao decidir concorrer a presidência dos Estados Unidos, acaba quase ganhando, mas perde de última hora. A história serve como crítica a figuras populistas, porém autoritárias como Donald Trump, entre outros. Na série, podemos presumir que Loki tentou a presidência ao invés de atacar Nova York e a TVA o podou ainda nas eleições, por isto anda com o broche de Loki para Presidente.
(bônus) Throg
Não é uma Variante Loki, mas foi avisatado também neste episódio. Quando vemos através solo sob o esconderijo do Kid Loki, lá tem um Mjolnir idêntico ao do Thor e dentro de um frasco ao lado um sapo com a capa do Thor. Este é Throg, o Thor-sapo. Para mais detalhes, confira o último artigo que fiz clicando aqui.
E aí, qual versão você mais curtiu?