Ontem estreou a série Loki, do Disney Plus, estrelando Tom Hiddleston e Owen Wilson. O episódio começa repetindo o último trecho em que Loki foi visto no Universo Cinemático Marvel, mais precisamente em Vingadores: Ultimato. Os Vingadores haviam retornado para 2012 para buscar as Joias do Espaço, Tempo e Mente e Loki (Tom Hiddleston) demonstra perceber isto e aproveita a oportunidade para escapar quando o Tesseract cai em seus pés, levando-o até o deserto da Mongólia onde ele é interceptado pela TVA – A Agência de Controle Temporal.
O que é a TVA?
A TVA reivindica a responsabilidade de monitorar o Multiverso e pode podar linhas do tempo se forem consideradas muito perigosas para existir. Eles também agem para evitar que outros seres alterem o passado ou o futuro. Eles foram vistos pela primeira vez permitindo que Justice Peace, um homem da lei do futuro, viajasse até o século 20 para impedir o assassino Zaniac. Apesar de suas afirmações, a influência da TVA ao longo do tempo não é absoluta. O escopo de sua influência é limitado por Alioth no passado distante, bem como Kang, o Conquistador e outros em diferentes eras ao longo do tempo. Também houve numerosos incidentes de viagem no tempo ou adulteração da realidade onde a TVA não conseguiu interferir.
No Fim dos Tempos, o último Diretor da TVA cria os Guardiões do Tempo, os últimos três seres que existem na linha do tempo remanescente no universo; no entanto, esse processo também acaba criando os Time Twisters, um trio de seres que colocaram em perigo todas as realidades. Os jurados de casos são retirados do tempo logo antes de morrerem, minimizando os efeitos no fluxo do tempo. Isso também estabelece as tendências para os viajantes do tempo passarem pelo embaralhamento genético, também para minimizar o efeito no fluxo do tempo. Notavelmente, o embaralhamento tende a causar aparências semelhantes entre vários seres que se submetem ao processo. Um réu considerado culpado em um desses julgamentos é executado com uma arma chamada Canhão Retroativo, ou Ret Can, que apaga a vítima, apagando sua existência do universo ao desfazer seu nascimento e toda sua história.
Os funcionários da TVA de escalão inferior, chamados de Cronomonitores, são literalmente sem rosto. Eles são criados artificialmente, usando tecnologia quântica – no momento em que uma nova realidade aparece, um novo agente sem rosto é criado para monitorá-la, junto com o equipamento necessário – um dispositivo semelhante a um computador pessoal, mais uma mesa e uma cadeira – para fazê-lo. O gerente recorrente mais frequente é Mobius M. Mobius. Na ocasião, a TVA contrata mercenários para uso nas missões mais perigosas. Esses mercenários geralmente perdem membros, que o TVA substitui por peças robóticas desajeitadas.
As Joias do Infinito viraram objetos descartáveis?
Muitos ficaram indignados com o comentário sobre as Joias do Infinito se tornarem como peso de papel para os funcionários da TVA depois de vermos as Joias causarem tantas perdas como a morte de personagens queridos como Gamora, Visão, Natasha Romanoff e outros. Acontece que aquelas Joias vistas ali não são as mesmas que conhecemos.
Como vimos no episódio, a TVA apaga o universo onde foi encontrada uma Variante. Logo, aquela linha temporal onde Loki fugiu com o Tesseract deixou de existir e pra tanto, o Tesseract no qual estava em sua posse perdeu o efeito. Como foi dito no episódio, na TVA não funciona poderes mágicos, logo, também, as Joias do Infinito ali não tem seus poderes funcionando. A pergunta que fica é – Thanos poderia simplesmente ter invadido a TVA para roubar as Joias? Bom, considerando que Thanos soubesse da existência de tal lugar, as Joias que estão ali descartadas já não são as mesmas de seu universo e, portanto, perderam sua função.
Por que a TVA não estava preocupada com os Vingadores?
Como foi dito no episódio, a TVA interfere somente quando uma anomalia temporal é causada. Os Vingadores, em Ultimato, quando decidem retornar no tempo para retirar as Joias de seu lugar, recebem da Anciã a informação de que as Joias devem ser retornadas para o exato momento de onde foram retiradas, pois, sua ausência pode resultar num colapso universal. Assim, após terem sido utilizadas para trazer os seres vivos de volta, Capitão América se encarrega de devolver as Joias cada uma para seu momento – ainda estou em dúvida de como ele devolveu a Joia da Alma.
A TVA não teve motivos de se preocupar com a interferência dos Vingadores, pois eles sabiam o resultado de que eles devolveriam as Joias para o exato momento, porém, tivemos uma Variante inesperada que foi a fuga de Loki com o Tesseract. Com a fuga de Loki e a ausência do Tesseract naquela linha temporal, o retorno da Joia do Espaço para seu exato momento não seria possível e assim a TVA teve de intervir para apagar aquela linha temporal variante. Ou seja, quando Tony Stark decide retirar o Tesseract do passado após o fracasso da missão em 2012, Capitão América ao retornar o Tesseract para o mesmo momento não precisou se preocupar com a variante causada com a fuga de Loki, pois aquele variante deixou de existir e, por intervenção da TVA, tudo seguiu normalmente como deveria ser.
A dúvida que fica ainda é o que aconteceu com a linha temporal de 2014 quando Thanos descobriu o plano dos Vingadores do Futuro e o seguiu para 2023 onde foram eliminados. Naquela linha temporal Xandar e a Tropa Nova não deixou de existir, tal como os Guardiões da Galáxia não se reuniram.
O Loki que vemos na série não é o mesmo que amamos?
Sim e não. Como bem sabemos, Aquele Loki que ajudou Thor contra os Elfos Negros, se tornou temporariamente Rei de Asgard, lutou ao lado de Thor, Hulk e Valquíria contra Hela e se sacrificou tentando impedir Thanos, sendo assim morto como um herói, não é o mesmo que estamos vendo agora nesta série, pois este é a Variante que escapou com o Tesseract em 2012. Imagina-se então que este Loki não teria a personalidade daquele Loki que vimos crescer tanto ao passar por tantas perdas, mas o que fez Loki mudar e se tornar aquele anti-herói? Bom, Loki precisava ter passado por aquelas perdas, saber que suas intervenções malignas sempre levavam a morte de pessoas nas quais ele amava, e ao assistir seu futuro convencional na TVA ele passou por todas as emoções que precisava ao tomar ciência das consequências de suas ações. Ou seja, este Loki que vemos na série amadureceu em algumas horas quase tudo o que o outro Loki amadureceu em 7 anos.
Qual é a Variante que apareceu no final do episódio?
No final do primeiro episódio, Mobius M. Mobius (Owen Wilson) revela o motivo pelo qual precisava de Loki como seu mais novo Agente do Tempo. Enquanto caçava a Variante, vemos Mobius interagir com uma criança francesa que diz ter visto o diabo, ou algo que lembrasse o diabo. Na hora muitos pensaram ter sido uma referência ao Mephisto – o Lúcifer do Universo Marvel, mas no fim Mobius revela que o vilão que estava sendo caçado ali era uma Variante do Loki. Ao mesmo tempo, um dos Agentes chega com a informação de que Loki foi capturado pela TVA em 2012 e assim Mobius decide ter sua ajuda para capturar sua Variante.
A pergunta que fica é: qual Variante? Bom, nos quadrinhos é comum termos essas Variantes do Loki. Após o Loki original ter morrido ele renasce numa criança que se une aos Jovens Vingadores; o mesmo deixou de existir para que pudesse dar a vida ao Jovem Loki, o Agente de Asgard, que foi obrigado pela Mãe de Todos a servir capturando os asgardianos e outros fugitivos dos Nove Reinos em troca da absolvição de seus pecados do passado; além dele também tivemos a Lady Loki, que foi quando Loki assumiu o corpo da Lady Sif numa de suas tentativas de renascer; outra é o Rei Loki, que é de um futuro alternativo onde Loki venceu Thor e dominou Midgard. Então qual Variante veremos?
Bem, apesar de que eu gostaria muito de que víssemos Harry Styles interpretando o Jovem Loki Agente de Asgard como um dos Jovens Vingadores – algo que não é impossível ainda, acredito que esta que vimos no final do episódio seja a Lady Loki, mas não uma versão em que Loki tenha tomado o corpo da Lady Sif, mas, sim, uma versão de um universo onde Loki tenha assumido uma forma feminina, pois, como todos sabemos, o personagem é transformo e gênero-fluído. Mas por que eu acho que pode ser a Lady Loki? Bom, já vimos de relance nos trailers da série, Loki (Tom Hiddleston) interagindo com a personagem de Sophia di Martino no mesmo cenário que vimos no final do primeiro episódio. Também vimos fotos nos sets com a atriz vestida como Loki, ou, mais precisamente, como a Lady Loki. Aliás, a silhueta que aparece da Variante logo no fim do primeiro episódio já de cara lembra a de Sophia di Martino nos trailers.
E você, o que acha? Deixe aí nos comentários e não esquece de acompanhar as novidades nas nossas redes sociais!