Com o sucesso do artigo que publiquei ontem listando todas as diferenças para melhor e para pior do filme Liga da Justiça de Zack Snyder que você pode ler clicando aqui se quiser, resolvi agora fazer uma lista de easter eggs, segredos e referências que não estavam na primeira versão. Confira:
É claro que tem spoilers do filme – revelações de enredo
1. Deus na Cafeteria
No começo, quando vemos Lois Lane (Amy Adams) reagindo ao luto, indo visitar o monumento do Superman quase todo dia, ela sai da cafeteria com dois cappuccinos e sentado no canto, ao lado da vidraça está ninguém mais ninguém menos que o próprio diretor Zack Snyder fazendo uma ponta de figuração.
2. O Átomo
Um ator que foi cortado da versão de 2017 foi Zheng Kai que interpreta o nanotecnologista Dr. Ryan Choi, mais conhecido como o super-herói Átomo nas histórias em quadrinhos. Ele não é o mesmo Átomo – ou Eléktron – que tem como alter-ego Ray Palmer, mas tem as mesmas habilidades.
3. Objeto 61982
Após o ataque do parademônio na Star Labs, a perícia questiona sobre o objeto perdido 6-1982, no qual referia ser a Caixa Materna guardada protegida pelos humanos. O número 6-1982 refere-se a Junho de 1982, que foi quando lançou a primeira edição de Novos Titãs, história de origem do Ciborgue.
4. O Trono de Atlântida
Outro ator que foi cortado da primeira versão foi William Dafoe, que já o vimos no filme Aquaman como Vulko, o guarda-costas do Aquaman. Aqui vemos Vulko entregando o tridente da mãe de Orin (Jason Momoa) para ele e comentando sobre a tirania de seu irmão, Orm. Mais tarde o vemos com Mera (Amber Heard) e outros atlantes reagindo ao impacto da junção das Três Caixas Maternas e no final do filme Arthur se despede de seu pai para se unir a Mera e Vulko para lutar pelo Trono de Atlântida, trama do filme Aquaman. Porém, com a remoção dessas cenas, o filme Aquaman teve de ser reescrito e não teve a ligação com Liga da Justiça.
Inclusive, se quiser ler a crítica de Aquaman você pode clicar aqui.
5. Desaad, Darkseid, Anti-Vida e os Novos Deuses
Outros personagens que não apareceram na primeira versão foram o feiticeiro apokolipsiano Desaad e o tirano Darkseid. Darkseid aqui aparece primeiro como Uxas atacando a Terra há 5 mil anos atrás e alguns feiticeiros controlando as Caixas. Alguns deles morrem e sobra Desaad que vem se comunicando com Steppenwolf (Ciaran Hinds) durante seu ataque a Terra. Quando Diana conta a Bruce sobre os invasores de Apokolips, ela diz que eles são seres de outra dimensão, o que sugere que Apokolips é um mundo a parte do multiverso, tal como nos quadrinhos. Ela também diz que os parademônios são criados a partir dos adversários sobreviventes e capturados. Steppenwolf ao acessar as memórias da segunda Caixa Materna encontrada descobre que a Equação Anti-Vida está na Terra, o que faz Darkseid voltar a se interessar pela conquista do planeta.
Quando Steppenwolf encontra Mulher Maravilha (Gal Gadot) pela primeira vez ele se refere a ela como uma amazona diferente das irmãs delas, pois ela tem o sangue dos Antigos Deuses, sugerindo que os apokolipsianos se auto declararam os Novos Deuses, como são conhecidos nos quadrinhos. Quando Superman (Henry Cavill) enfrenta o Steppenwolf no final ele declara não estou impressionado, uma linha bem semelhante a de quando Superman, incorporado pelo Trigon, em Darkseid War, enfrenta o tirano Darkseid e diz Então este é o poder dos ditos Novos Deuses? Não estou impressionado. Quando Steppenwolf está prestes a ser vencido, um boomtube se abre e lá aparece a sala do trono de Darkseid e a seu lado Desaad e a Vovó Bondade.
6. Os Velhos Deuses
Quando Diana está contando a Bruce Wayne (Ben Affleck) sobre a vitória na Era Heróica, vemos alguns dos falecidos deuses olimpianos como Zeus, Ares e Ártemis.
7. Rei Artur e Sir Bors
O rei de uma das nações humanas e o responsável por esconder a Caixa Materna reservada aos homens é Rei Artur e a seu lado está o cavaleiro Sir Bors.
8. Iris West e Central City
Vemos finalmente Kiersey Clemons como Iris West na simpática Central City. A cidade foi planejada para lembrar as cidades do meio-oeste americano como St. Louis, já que Central remete a meio, e para diferenciar de Gotham e Metropolis que lembram partes diferentes de Nova York.
9. Agência de Prevenção ao Suicídio
Um easter egg legal é quando Bruce após recrutar Barry Allen (Ezra Miller) sai de carro e vemos um outdoor da Agência de Prevenção ao Suicídio, a mesma que tem suporte e que receberá parte da arrecadação de Liga da Justiça de Zack Snyder, uma ação de Zack Snyder por conta do suicídio de sua filha Autumn durante a produção de Liga da Justiça em 2017.
10. Victor Stone #7
Quando vemos o passado do Ciborgue (Ray Fisher), vemos que Victor Stone ele era um quarterback do time colegial de futebol-americano em Gotham. Seu número era 7, o que remete a ele ser o sétimo membro da formação original da Liga da Justiça na reboot pós-Flashpoint, apesar de no filme ser o sexto, já que não temos o Lanterna Verde. Outra curiosidade é que em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, Perry White (Lawrence Fishburn) manda Clark Kent cobrir esportes e a matéria seria sobre o time de futebol americano de Gotham, o mesmo de Victor.
11. Sociedade da Justiça?
Quando Ciborgue conta sobre como a Caixa Materna dos humanos foi encontrada ele menciona que ela passou anos escondida sob um forte que foi escavado pelos nazistas no início do século 20 e que Adolf Hitler andava procurando alguns objetos místicos. Este é o plot de Sociedade da Justiça da América, o grupo de super-heróis que serviu na Segunda Guerra Mundial para deter a ameaça dos nazistas que utilizavam artefatos místicos para conquistar o mundo. Podemos ficar animados com um vindouro filme da Sociedada da Justiça? A trama já ganhou um longa-metragem animado com participação do Flash e da Mulher Maravilha.
12. Teste de gravidez e futuro de Injustiça
Pouco antes de receber Martha Kent (Diane Lane) em casa, Lois estava olhando uma caixa de teste de gravidez e a guardou na gaveta. Como o filme leve a entender que se passa pouco tempo depois da Morte do Superman, é possível que, caso Lois esteja grávida, seja filho do Clark, tal como acontece nos eventos da Morte e Retorno do Superman. Será que veremos em breve um Jon Kent? Ou uma Lara Kent? Porém, isto pode ser apenas uma ligação com o futuro onde Lois é morta pelo Coringa, desencadeando a loucura de Superman, tal como na trama de Injustice: Gods Among Us, em que estava grávida quando aconteceu.
No final, quando Bruce recupera o Rancho Kent comprando o banco parabeniza Clark pela gravidez. No fundo, vemos Lois Lane carregando um cestinho de bebê.
13. Caçador de Martha
Martha Kent após conversar com Lois se revela o Caçador de Marte que também era o Secretário de Segurança Swanwick (Henry Lennix). Mais tarde, este aparece para conversar com Bruce Wayne sobre o vindouro ataque de Darkseid, servindo de mais uma ponta para uma sequência.
14. Supergirl
Quando a equipe invade a nave kriptoniana para levar o corpo de Superman a Câmara de Gênese passa por algumas cápsulas que continham kriptonianos que foram enviados a Terra para exploração há anos atrás. Uma das cápsulas estava aberta, tal como fora mostrado no filme O Homem de Aço e que levantou muitas discussões de que poderia ser a Supergirl. Além disto, neste mesmo momento, vemos alguns armários se abrirem como um mostruário disponibilizando vários uniformes kriptonianos de batalha e um deles é exatamente o de Supergirl, mais especificamente o que já foi mostrado que a atriz Sasha Calle usará no filme The Flash que parece pertencer a continuidade de Zack Snyder.
15. Kilowog
Quando o Ciborgue pressiona a chave kriptoniana para largar a Caixa Materna sobre o corpo de Superman na Câmara de Gênese, ele acessa uma visão de um futuro possível onde Superman mata alguns membros da Liga da Justiça e Darkseid o acolhe e ataca as amazonas e os atlantes. Depois, vemos a Sala da Justiça destruída e um corpo caído que pertence ao do Lanterna Verde Kilowog. O futuro onde Superman se torna um tirano após a morte de Lois.
16. O Cavaleiro das Trevas Retorna
No epílogo vemos Batman sobre o bat-trator e ao lado o grupo Mutantes, ambos criados por Frank Miller em The Dark Knight Returns.
17. Morte em Família
Quando vemos mais uma vez o Pesadelo de Batman sobre o futuro possível onde Superman é um tirano controlado por Darkseid, a Insurgência é formada por Batman, Flash, Ciborgue, Mera, Deathstroke (Joe Manganiello) e o Coringa (Jared Leto). Mera menciona que Aquaman foi morto, tal como levamos a crer que a Mulher Maravilha foi morta também e Coringa joga na cara de Batman de que ele precisa da ajuda do assassino de seu afilhado, no caso o Robin, tudo por que ele não foi capaz de salvar a Lois Lane. Confirmando que o futuro do Pesadelo é sim inspirado em Injustiça, ou em Reino do Amanhã, e que neste universo, tal como já havia sido sugerido em Batman vs Superman, o Robin foi morto pelo Coringa, só não sabemos qual Robin. Além disso, vemos Flash com o exato uniforme que usou para voltar no tempo para avisar Bruce Wayne sobre este futuro.
E aí, você reparou em todos estes detalhes? Ficou faltando algum? Lembrando que estas foram só as referências que não estavam na primeira edição! Compartilhe com a sua opinião ou fale conosco através de nossas redes sociais!
Ouça nosso podcast: