Fizemos uma pequena enquete em nosso Twitter @terranerdica para o público responder qual o melhor filme, ator e vilão da franquia X-Men. Os resultados não surpreendem (ou surpreendem as vezes).
Trilogia (2000-2006)
Da trilogia X-Men o resultado foi este:
Melhor Filme: X-Men 2 (2003)
Acho que é unânime que o melhor filme da trilogia é X-Men 2, até porque, de todos os três, este foi o único que permaneceu bom mesmo depois de 15 anos de lançamento, ao contrário do primeiro filme que envelheceu mal e do terceiro que até melhorou com o tempo, o segundo continua intacto como uma obra excelente. Para quem não se lembra, este episódio tem como vilão o General William Stryker, responsável pela operação Arma X que deu ao Wolverine seu esqueleto de adamantium no passado. Stryker usa seu filho Jason, o Mestre Mental, para controlar alguns mutantes como o Noturno, o qual ele usa para atacar o Presidente baixando a moral dos mutantes, e usa Magneto para capturar o Professor Xavier e usá-lo em uma cópia do Cérebro a fim de matar os mutantes do mundo. Stryker também invade a mansão para capturar alguns mutantes e os X-Men são salvos por Wolverine que tem de se juntar com Magneto para enfrentar o Stryker e dar fim a seu plano. Com roteiro inspirado na graphic novel dos X-Men: Deus Ama, Homem Mata, diferente da HQ, William Stryker não é um reverendo e é responsável pelo projeto Arma-X, o que fez dele um dos maiores vilões da franquia X-Men no cinema.
Melhor Ator/Atriz: Patrick Stewart (Professor Xavier)
Esta já não foi uma decisão unânime, pois Patrick Stewart ficou pouco na frente de Ian McKellen, Halle Berry e Rebecca Romjin, mas, ainda assim, o nosso querido Professor Xavier continua sendo o favorito. O ator realmente encarnou e nos convenceu de que ele é o próprio Professor Charles Xavier, tanto que é bem difícil vermos outro ator interpretando-o e será bem difícil substituí-lo no reboot da Disney. Patrick Stewart interpretou o Professor em toda a trilogia X-Men e reprisou seu papel ao final de X-Men: Origens Wolverine, na cena pós-créditos de Wolverine: Imortal e com participação importantíssima em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.
Melhor Vilão: Magneto (Ian McKellen)
Apesar de X-Men 2, que tem como vilão o General William Stryker, ter sido eleito o melhor filme, foi o nosso querido anti-vilão Erik Lehnsherr o eleito melhor vilão da franquia, apesar de não ser inteiramente um antagonista. Magneto foi antagonista somente no primeiro filme, quando ele captura a Vampira e a usa em seu plano de transformar todos em mutantes. É preso no final do filme e retorna na sequência realizando uma fuga espetacular, mas para se aliar aos X-Men e no final realizar seu ato mais cruel, o de usar o Cérebro Negro para matar todos os humanos que não são mutantes, o que foi impedido pelos X-Men. Magneto retorna em X-Men: O Confronto Final liderando a nova Irmandade Mutante e vai atrás da colaboração da Fênix Negra para impedir o projeto Cura Mutante de Bolivar Trask, onde no final, ele mesmo foi vítima da Cura, mas que era temporária e retorna na cena pós-créditos de Wolverine: Imortal para recrutar Logan para combater as Sentinelas de Bolivar Trask em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.
Prequels (2011-2019)
Da franquia prequel o resultado foi este:
Melhor filme: Primeira Classe (2011)
X-Men: Primeira Classe ficou na frente de Dias de um Futuro Esquecido, provavelmente por ser o filme que mais surpreendeu positivamente após anos em que havíamos praticamente desistido da franquia X-Men graças ao fracasso de X-Men: O Confronto Final e X-Men Origens: Wolverine. Com baixíssimo orçamento comparado a trilogia anterior, Matthew Vaughn realizou um filme que multiplicou em bilheteria. A trama, que era inicialmente pra ser X-Men Origens: Magneto, mas que foi cancelado por causa do fracasso do filme-origem de Wolverine, acabou se unido ao projeto de reboot da franquia que mostraria a criação do Instituto Xavier com a primeira formação dos X-Men ainda jovem. Ao reunir as duas ideias, o filme acabou se passando em 1963, contextualizado com a Guerra Fria e mais especificamente a Crise dos Mísseis em Cuba – uma referência a trama final da primeira edição dos X-Men. O filme tinha como vilão Sebastian Shaw, liderando o Clube do Inferno, e que foi quem resgatara o jovem Erik Lensherr dos campos de concentração, mas que matou sua mãe para ver seus poderes mutantes aflorarem. Erik cresce jurando vingança a Shaw e passa a persegui-lo até que seus caminhos se cruzam com o jovem Charles Xavier que tinha um sonho de criar uma relação saudável entre humanos e mutantes, assim, com a ajuda da CIA, cria o Instituto Xavier para Jovens Superdotados e treina os X-Men para impedir os planos do Clube do Inferno. O filme termina com Magneto matando Sebastian Shaw e se declarando o novo e principal antagonista dos X-Men ao criar a Irmandade Mutante com os membros remanescentes do Clube do Inferno.
Melhor Ator/Atriz: Michael Fassbender (Erik Lensherr)
Michael Fassbender ficou pouco a frente de James McVoy, Sophie Turner e Jennifer Lawrence como o melhor ator da franquia prelúdio dos X-Men. O jovem Erik Lehnsherr teve quatro filmes como o principal anti-vilão dos X-Men, sempre atuando ora como antagonista e ora como aliado, graças as divergências de pensamentos com Charles Xavier. Erik tem sua origem em X-Men: Primeira Classe, retorna como anti-vilão em Dias de um Futuro Esquecido e também em Apocalipse e Fênix Negra.
Melhor Vilão: Sebastian Shaw (Kevin Bacon)
Eleito por unanimidade o melhor vilão da franquia prelúdio dos X-Men, Kevin Bacon como Sebastian Shaw, o líder do Clube do Inferno, apesar de ter aparecido somente em um filme. É notável que Kevin entregou bem seu papel como o responsável pela origem do principal vilão da saga, mas também por sua atuação e por seu plano ser bem mais complexamente político, onde tiraria vantagens de uma guerra causada entre os humanos.
Bônus – Melhor filme do Wolverine: Logan (2017)
Também perguntamos qual o melhor filme-solo do Wolverine e o resultado não surpreendeu. Apesar de Wolverine: Imortal ser considerado relativamente melhor do que X-Men Origens: Wolverine, Logan é de longe considerado por todos o melhor. O único que trata com seriedade seus personagens e, levemente baseado na aclamada saga O Velho Logan, mostra um futuro onde metade dos mutantes foram mortos por um surto do Professor Xavier e Logan começa a perder seu fator de cura graças a um envenenamento gradativo causado por seu esqueleto de adamantium. Ao mesmo tempo, vemos a introdução de Laura Hawlett, a X-23 criada em X-Men: Evolution, junto com novos mutantes que escapam em busca de um futuro melhor.
Concorda com o resultado? Pra mim o melhor filme dos prequels deveria ser X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, mas o que você acha? Compartilhe o artigo com a sua opinião marcando a @terranerdica em qualquer rede social.