Mais de uma vez já o mangá Shingeki no Kyojin – Attack on Titan – de Hajima Isayama teve de responder uma das maiores dúvidas de sua mitologia – qual a verdadeira origem dos titãs? Todo ano, uma nova resposta nos dada e agora no último capítulo, 137, Kyojin (Titãs), chegando na reta final, parece que alcançamos a mais antiga e definitiva versão.
Atenção! Este artigo contém spoilers – revelações sobre o enredo.
O capítulo começa com Zeke Yeager contando para Armin Arlert nos Caminhos enquanto monta um castelo de areia – curioso, porque muita gente aqui achou que ele estava era montando um titã com a areia e que Ymir Fritz havia obrigado ele a criar os titãs no lugar dela depois que ela se libertou – mas é claro que isto não descarta a hipótese. Zeke diz que há muito tempo atrás, bem antes de existirem os animais que conhecemos, existiram criaturas bem diferentes e que algumas delas evoluíram e outras se adaptaram, como alguns parasitas que vivem nos humanos até hoje e a Hallucigenia, que é o verme que constitui a espinha dorsal dos eldianos. Este ser habitava a água sob a árvore em que a escrava Ymir se jogou para fugir do povo de Eldia que estava a castigando e ao desejar ter poder para combater seus inimigos, a Hallucigenia se aproveitou de seu corpo para sobreviver, lhe dando o poder de criar matéria, mas que Ymir utilizou para criar um corpo gigante. Esta criatura lhe dava o acesso dos Caminhos, o universo de onde vem a origem da matéria orgânica, de onde o portador pode acessar para criar carne e osso, e daí de onde se forma o corpo dos titãs.
Assim como é o propósito de toda criatura na Terra, se multiplicar, a Hallucigenia utilizou do corpo de Ymir e de seus descendentes. Enquanto lhe davam poderes, absorviam sua vida – é o caso dos Nove Titãs Originais que só podem viver por 13 anos desde que se transformam pela primeira vez. É a Hallucigenia que não deixa que passem de 13 anos, muito provavelmente porque foi o tempo no qual Ymir viveu até ser assassinada e assim todos os descendentes do simbionte acreditaram não poder viver mais do que isso a partir do momento em que são ativados seus poderes. A espinha dorsal de Ymir foi devorada por suas filhas Maria, Rosa e Sina e, depois, a destas por seus filhos também, até chegarem a um número total de 9 portadores dos poderes de Titã, enquanto os outros descendentes se tornavam titãs puros – aqueles irracionais, que só poderiam se tornar um dos Nove caso se alimentasse da espinha dorsal de algum dos principais portadores.
Após contar isto, Armin questiona se há alguma maneira de sair dos Caminhos, enquanto Zeke niilita questionando qual o sentido de voltar a viver, já que o sentido da vida está em apenas esperar a morte, mas Armin, por outro lado, reclama que o sentido está em aproveitar a beleza da vida em volta, mesmo a menor, desde um com período de vida tão pequeno como um inseto, até um com período de vida longo como uma planta, e que existe prazer mesmo quando você está perdendo tempo fazendo algum passatempo como jogar bola. Zeke finalmente acorda e, aparentemente, sendo ele quem dava a Eren Yeager o poder de ativar a Coordenada através de seu sangue real, liberta os antigos portadores dos titãs que estavam ali presos também, fazendo-os controlar o corpo dos titãs que estavam em batalha para proteger a retaguarda de Eren, e assim finalmente dar a Jean chance de alcançar a nuca de Eren e explodi-la, separando sua cabeça de seu corpo, mas de seu pescoço sai sua Hallucigenia que tenta mais uma vez se conectar a sua cabeça e é impedida pelo Titã Encouraçado.
Zeke Yeager se sacrifica, sendo assassinado pelo Capitão Levi, fazendo assim parar todos os titãs colossais irracionais que compunham o Estrondo. O Titã Alado recolhe todos os aliados levando-os para longe da mega-explosão que Armin criaria transformando-se no Titã Colossal a fim de estilhaçar todo o esqueleto de Eren dando fim a tudo. Fica o questionamento se o Eren e o Titã Encouraçado sobreviveram a explosão e a queda de 350 metros de altura. Ainda teremos mais duas edições de Shingeki no Kyojin que ainda estão para finalizar alguns dos mistérios. Por enquanto, o que estão achando do final? Comentem conosco em nossas redes sociais @terranerdica no Instagram, Twitter e no nosso grupo do Facebook.