A CCXP: Jorney of Hope será a sexta participação de Denis Mello no Artist’s Alley que promete trazer uma mesa bastante interativa e cheia de conteúdo durante o evento e novidades sobre seu quadrinho “Teocrasília”.
Denis Mello é formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ e começou a sua jornada nos quadrinhos desde cedo, porém não imaginava que era possível ser um artista assim. Segundo ele, no município que morava não tinha muitos incentivos e não via outros exemplos próximos de artistas.
“Logo depois do colégio, eu desenhava personagens do RPG que eu estava jogando e notei que demorava muito tempo pra finalizar os desenhos, então decidi correr atrás e me aprofundar. Eu já desenhava, como muitos garotos desenham, mas eu quis me especializar e sempre quis fazer quadrinhos”.
Seu primeiro quadrinho foi lançado em 2009, um quadrinho sobre as questões da Palestina e de Israel, em parceria com o Comitê da Palestina do Rio de Janeiro. Participou de eventos como a Rio Comic Con entre os anos de 2010 e 2011. No mesmo ano, continuou produzindo algumas revistas e também participou da FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos). Suas produções nessa época eram bastantes independentes, muitas das vezes tirando do próprio bolso para impressão e sempre correndo nos eventos para mostrar o seu trabalho.
No final de 2011, através do site Petisco, Denis iniciou a publicação do webcomic Beladona ao lado da roteirista Ana Recalde. Beladona nos conta a história de Samantha, uma criança de 7 anos sendo perseguida por espíritos que desejam o seu mal. O quadrinho foi de grande sucesso e logo garantiu o Prêmio HQ Mix 2013 de Publicação Independente junto de demais títulos pelo “Petisco Apresenta“. Beladona também conquistou o Prêmio HQ Mix 2015 de Melhor Webquadrinho e no ano seguinte o quadrinho recebeu uma adaptação para os teatros no formato de leitura dramática, pelo Cena HQ e garantiu mais uma premiação, o Prêmio HQ Mix 2016 de Melhor Adaptação Para Outra Linguagem. Beladona fez tanto sucesso que serviu de inspiração para o RPG de mesa “Pesadelos Terríveis”.
Em busca de especialização, Denis foi selecionado para uma bolsa em Angoulême, na França, “a cidade” dos quadrinhos na Europa. Neste período, o artista já possuía em mente a ideia de produzir seu atual sucesso, o “Teocrasília” e quando retornou ao Brasil, o projeto começou a se concretizar através do financiamento coletivo pelas ferramentas online “Apoia.se” e “Catarse”. No projeto, o quadrinista assina tanto nas artes, quanto em seu roteiro.
“O Teocrasília é uma distopia religiosa, ele fala sobre um futuro próximo, hoje talvez não tão distante… É sobre um Brasil que vive um regime teocrático, um Brasil que passou por um processo chamado “Revolução da Palavra”, onde um grupo dos principais pastores administram o país”.
Atualmente, o quadrinho encontra-se sobre o selo da Universo Guará, sendo disponibilizado em formato e-book devido ao cenário da pandemia. Na loja do site você poderá encontrar as edições de n° #01 ao #04, referentes a primeira temporada. Além dos seus spin-off intitulado como “Teocrasília Especial” com as edições n° #01 e #02. Esses spin-off contam histórias que buscam tratar aspectos mais profundos dos personagens que não cabem na trama principal, desta forma complementando de forma interessante todo o universo de Teocrasília. No site há possibilidade de realizar uma leitura gratuita de um prelúdio do quadrinho, chamado “Teocrasília – Prólogo”. Para realizar a leitura, basta clicar aqui e seguir o passo a passo na descrição do quadrinho na loja.
“Teocrasília não é um quadrinho panfletário. A história é feita com muito carinho e cuidado. Há alguns aspectos que evidentemente devem ser evitados no mundo real, mas como uma boa distopia, eu extrapolo esses pontos justamente para evidenciar que devem ser evitados. Eu trato ali sobre misoginia, racismo, ditadura, sobre o tabu da resistência ao opressor etc.. Teocrasília fala muito sobre seus personagens dentro desse contexto e toda sua curva de crescimento em paralelo a trama”.
Em sua estante do Artists’ Alley, Denis nos contou será lançado um capítulo inédito da série principal, a edição de n° #5, que ficará disponível durante o evento, então não deixem de passar na sua estante, pois quem não conseguir ter acesso essa prévia, só conseguirá ter disponibilidade novamente em Março de 2021. O quadrinista nos revelou que estará presente na programação da Universo Guará, com o Time Guará e irá participar de lives ao lado do artista e amigo Rapha Pinheiro em seu canal no YouTube.
Sobre o que anda consumindo da cultura pop, o artista nos contou que é grande fã da série The Boys da Amazon Prime. Ele também nos contou um pouco sobre algumas obras que o influenciaram em seu projetos, como V de Vingança e Breaking Bad, devido suas narrativas e na criação e desenvolvimento dos personagens. Referente a sua estética diz se inspirar bastante nos quadrinistas Darwyn Cooke (Parker) e Eduardo Risso (100 Balas).
Referente aos seus projetos futuros, Denis informou que tem muito mais de Teocrasília à caminho, prometendo pelo menos dois spinf-off por ano e claro novas edições da trama principal.
Acompanhe o Denis Mello e a Universo Guará em suas redes sociais:
Instagram
Artists’ Valley
Catarse
Site Oficial
Loja da Mundo Guará