Muitos já devem saber dos rumores sobre o terceiro filme do Homem-Aranha no Universo Cinemático da Marvel, estrelado por Tom Holland, pode contar com a participação dos atores que interpretaram o Homem-Aranha em outros universos como o Tobey Maguire na trilogia de Sam Raimi e o Andrew Garfield em O Espetacular Homem-Aranha 1 e 2. Mas por que e como isso poderia acontecer?
Antecedentes
Com o sucesso da animação Homem-Aranha no Aranhaverso, que inclusive ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2019, e com o Universo Cinemático da Marvel começando a trabalhar com o conceito de multiverso após Doutor Estranho e agora com a minissérie What If, era de imaginar que a Sony Pictures começaria a trabalhar com a possibilidade de trazer de volta os atores que foram, diríamos, injustiçados. Vale lembrar que estava nos planos da Sony realizar um Homem-Aranha 4 que teria como vilões o Lagarto e o Abutre, que mais tarde foram reaproveitados em O Espetacular Homem-Aranha e Homem-Aranha de Volta ao Lar respectivamente, e foi até anunciado em publicidade sobre o quarto filme da franquia original, mas que foi cancelado devido ao fracasso de Homem-Aranha 3 e decisões da Sony em dar reboot na franquia do Homem-Aranha com atores mais jovens a fim de adequar-se ao contexto que estava sendo preparado pela Marvel Studios com o universo dos Vingadores.
É claro que os dois filmes da franquia O Espetacular Homem-Aranha não foram bons, mas não por falta de esforço dos atores e da produção, mas por terem realmente sofrido pela confusão do estúdio que não conseguiu adequar as exigências na parceria com Walt Disney Pictures para inserir o Homem-Aranha junto com os Vingadores, lembrando que no primeiro O Espetacular Homem-Aranha tem a torre dos Vingadores em Nova York. Mas os planos mudaram e decidiram renovar novamente a franquia do Homem-Aranha incluindo um ator ainda mais novo e num universo onde os Vingadores já existiam, sendo que O Espetacular Homem-Aranha 3 já estava confirmado e sendo preparado, mas foi cancelado devido ao acordo com a Disney.
Tobey Maguire, o Peter Parker da trilogia original, sofreu muito devido a pressão do estúdio em incluir o vilão Venom num filme que já estava escrito, assim, tornando-se uma salada confusa de três vilões, que acabou levando ao fracasso da franquia do Homem-Aranha. Já Andrew Garfield sofreu parecido, o segundo filme da franquia O Espetacular Homem-Aranha também contou com três vilões, mas claro que não ao mesmo tempo, o que foi em si bem mais organizado que Homem-Aranha 3, porém, ainda assim não agradou. Mas Homem-Aranha 3 pelo menos dá um final a trilogia, enquanto O Espetacular Homem-Aranha 2, que termina com a morte da Gwen Stacy e o retorno do Homem-Aranha pós o luto enfrentando o começo do Sexteto Sinistro e conhecendo a Mary Jane teve tudo isso cortado e até hoje esperamos para ver a resolução desta história, enquanto.
Mas não é por caridade que a Sony e a Marvel Studios estão planejando trazer de volta os dois atores, mas sim, por conta da rejeição que teve Homem-Aranha: Longe de Casa, por críticas, não necessariamente ao ator Tom Holland, mas a trama repetitiva de superação, a falta de desenvolvimento dos personagens, a ausência de personagens clássicos e queridos do público como o Harry Osborn, e a super dependência de Peter Parker com o Homem de Ferro mesmo após a sua morte estão entre as maiores críticas ao novo Homem-Aranha dos cinemas e fazendo os fãs saudosos dos ainda recentes filmes anteriores almejarem sabotar a franquia. No desespero e com o sucesso de Homem-Aranha no Aranhaverso, o estúdio tem brincado soltando rumores pra lá e pra cá sobre o possível retorno dos atores anteriores. Mas fica a questão:
Como seria realizado isso?
Primeiro, vamos lembrar de eventos onde ocorreu encontros semelhantes e foi sucesso. Nos quadrinhos já aconteceu mais de uma vez um choque de dimensões entre Spideys de vários universos, criando assim o chamado Aranhaverso, o que inspirou um videogame de sucesso também chamado Spider-Man: Shattered Dimensions onde o jogador podia controlar o clássico Homem-Aranha, o Homem-Aranha Noir, o Homem-Aranha 2099 e o Homem-Aranha Ultimate que, não só era um versão mais jovem do clássico, mas também usava o uniforme simbionte para, assim, diferenciar do clássico. No arco Edge of Spider-Verse nos quadrinhos da Marvel vimos o encontro entre o Homem-Aranha Superior, que era na verdade o Otto Octavios no corpo do Peter Parker; a Mulher-Aranha dos Vingadores; Teia de Seda, a Mulher-Aranha coreana; Kaine Parker, o clone do Homem-Aranha original; Gwen Stacy de um universo onde ela é a Mulher-Aranha; Anya Corazon, a Mulher-Aranha latina; Miles Morales como o Homem-Aranha Ultimate; Jessica Drew, a Mulher-Aranha Ultimate; Homem-Aranha 2099; May Parker, a Garota-Aranha; e o Homem-Aranha Ultimate da animação de 2010. Já na animação de sucesso Homem-Aranha no Aranhaverso tivemos o encontro de Miles Morales do Universo Ultimate, Peter Parker do universo clássico, Gwen Stacy como a Mulher-Aranha, o Homem-Aranha Noir, Peni Parker de um universo futurista japonês e o Porco-Aranha do universo cômico inventado no filme dos Simpsons. Levando em conta tais informações, o que podemos ver neste possível encontro nos cinemas?
Tobey Maguire como um Homem-Aranha mais experiente
Em Homem-Aranha no Aranhaverso temos o Peter Parker do universo clássico fazendo claras menções a trilogia clássica do cinema, o que nos faz imaginar que, numa versão live-action, ele poderia ser facilmente interpretado por Tobey Maguire. Como em Homem-Aranha 3 vemos Peter Parker se separando de Mary Jane e perdendo seu amigo, poderia facilmente se afundar na sombra da culpa que levou a sua depressão. Tal como o Peter Parker de Aranhaverso, poderíamos ver Tobey Maguire como um Peter Parker mais velho, separado e que já perdeu a Tia May, fazendo um papel que seria um desafio para Tobey, menos bobalhão e mais canastrão, impaciente, porém mais experiente, servindo de tutor ao Aranha de Andrew e Tom.
Joe Manganiello como o Agente Venom
Uma das coisas que mais esperamos e nunca pudemos ver foi Flash Thompson como o Agente Venom. Inclusive, o filme Venom, estrelado por Tom Hardy, usa elementos da trama de Flash Thompson, mas para Eddie Brock. Joe Manganiello apareceu uma vez como Flash Thompson no primeiro filme do Homem-Aranha e não era assim tão conhecido na época como é agora, sendo que o próprio está louco para aparecer em um filme de herói, fazendo mesmo uma ponta como Slade Wilson em Liga da Justiça. Poderíamos ver o ator retornando triunfante como o anti-herói Agente Venom nesse encontro, que tal?
Andrew Garfield como o Homem-Aranha simbionte.
Uma das ideias para o Espetacular Homem-Aranha 3 era tornar o Homem-Aranha simbionte enfrentando o Sexteto Sinistro, o que acabamos não vendo já que o filme foi cancelado. Porém, lembrando que o universo do Espetacular Homem-Aranha no cinema é o que mais se aproxima do universo Ultimate dos quadrinhos e em Shatted Dimensions o Homem-Aranha Ultimate era simbionte para se diferenciar do clássico, seria uma boa oportunidade para Andrew Garfield retornar como o Homem-Aranha simbionte, até mesmo para diferenciar dos demais. Enquanto o Homem-Aranha de Tobey Maguire já passou por esta fase e aparentemente o de Tom Holland está longe disso, seria legal ver Andrew Garfield sofrendo com a simbiose e recebendo ajuda de Tobey Maguire e Joe Manganiello que já seriam experientes com a simbiose, enquanto o Tobey tenta fazê-lo se livrar da simbiose, o Agente Venom o incentiva a usar de tal, o que pode levar a uma futura morte para servir de introdução do Miles Morales de seu universo.
Emma Stone como a Mulher-Aranha
Emma Stone interpretou a Gwen Stacy por dois filmes, sendo levada a um triste fim no final de O Espetacular Homem-Aranha 2, mas, como foi sugerido na internet, a atriz poderia retornar como uma Gwen Stacy de outro universo onde quem morreu foi o Peter e ela se tornou a Mulher-Aranha, tal como é mostrado na HQ Edge of Spider-Verse e no filme Homem-Aranha no Aranhaverso.
Shailene Woodley como Mary Jane
Mais uma estrela que perdemos com o cancelamento de O Espetacular Homem-Aranha 3 foi Shailene Woodley como Mary Jane Watson, que inclusive já estava até gravando, e chegou a gravar algumas cenas para O Espetacular Homem-Aranha 2, mas que foi retirada para serem guardas para o terceiro filme, porém, apareceu de relance. A atriz sofreu bastante com o cancelamento, mas poderia ter uma nova chance neste novo filme interpretando a Mary Jane Watson do universo de Andrew Garfield.
Donald Glover como o Gatuno ou Miles Morales
Ainda não temos apresentado um Miles Morales em live-action, apesar de que estava para ser incluído desde a franquia do Espetacular Homem-Aranha e inclusive poderia ser o ator Donald Glover, mas, como foi cancelado, o ator acabou interpretando Aaron Davis, o tio de Miles Morales, em Homem-Aranha de Volta ao Lar onde ele menciona seu sobrinho. Mas isso não impede que Donald Glover interprete um Miles Morales mais velho do universo de O Espetacular Homem-Aranha, que é o que mais se aproxima do universo Ultimate dos quadrinhos ou mesmo retornar como o Gatuno reprisando seu papel de Homem-Aranha de Volta ao Lar, o que deixaria em aberto para introduzir um jovem Miles Morales e promissor novo Homem-Aranha, mas, para isto acontecer, deveríamos ver a morte de Peter Parker e dificilmente veremos Tom Holland sair do papel tão cedo, por isto, imagino que seria mais provável o jovem Miles Morales vir do universo de Andrew Garfield.
E o vilão?
Bem, em Edge of Spider-Verse temos como vilão o Morlun, um assassino que viaja entre dimensões. Já em Homem-Aranha no Aranha-Verso temos como vilão o Rei do Crime, que inclusive foi o assassino do Ultimate Peter-Parker, sendo que nos quadrinhos o Ultimate Peter-Parker foi morto pelo Justiceiro. Já em Spider-Man: Shattered Dimensions foi o vilão Mistério o causador do choque de universos. Eu duvido um pouco que teremos Morlun, por não ser um personagem conhecido e Rei do Crime e o Justiceiro como vilões, por serem personagens recorrentes dos seriados da Marvel, e o Mistério, como todos sabemos, morreu em Homem-Aranha: Longe de Casa. Fica em aberto então, quem você acha? O que mais você gostaria de ver (ou rever) neste novo filme?