Neste último sábado (03/10), aconteceu a estreia do anime de Jujutsu Kaisen. Uma das adaptações bastante esperada para essa reta final de 2020. O anime está sendo licenciado pela Crunchyroll e sendo produzido pelo estúdio MAPPA, estúdio responsável por outras animações como Hajime no Ippo: Rise, Yuri on Ice, Dororo, Dorohedoro e God of the High School. Jujutsu Kaisen é baseado no mangá original de mesmo nome, escrito por Gege Akutami e publicado pela revista Weekly Shonen Jump.
O nosso protagonista em Jujutsu Kaisen é o jovem Itadori Yuuji, um estudante de 15 anos que possui um talento nato para o atletismo, mas que se recusa em entrar para o clube de esportes de seu colégio, dando preferência ao clube de ocultismo, para que possa sair cedo e visitar seu avô que está enfermo no hospital. Yuuji é perseguido por um exorcista chamado Fushiguro Megumi, que está rastreando um amuleto amaldiçoado de Rank-S, no qual Yuuji teve contato. Entretanto, o artefato não esta mais em sua posse. Yuuji deixa o artefato sob os cuidados da líder do clube de ocultismo que pretende remover o seu selo. A remoção do selo acaba por atrair diversas pragas (espíritos formado de emoções ruins) que tomam conta de seu colégio. Agora cabe a Yuuji, aliado do exorcista Megumi salvar os seus amigos antes que seja tarde demais.
Jujutsu Kaisen vai direto ao ponto e não temos sua abertura em seu primeiro episódio. Seu tema “Kaikai Kitan” é performado por Eve. Caso esteja curioso, você pode estar conferindo através do vídeo abaixo.
O plot do anime revela muito do que já esta pra acontecer em seu primeiro episódio. Para quem buscou algo sobre Jujutsu Kaisen e pretendia ficar mais por dentro da história, não encontrará muitas surpresas no anime, pois a descrição é bem honesta. Por outro lado, para quem terá o primeiro contato, acredito que terá uma experiência um pouco melhor, como aconteceu comigo, antes de pesquisar mais afundo o anime. Inclusive, eu tentei esconder o máximo de informação sobre o plot para melhor aproveitamento desse primeiro episódio.
Confesso que Jujutsu Kaisen me deixou bem nostálgico em seu início, me remetendo animes como Bleach e Ao no Exorcist, que são bastante similares em suas estruturas, não só por serem shounen, mas também pelo seu tema. Falando em estrutura narrativa, algo que me chamou sua atenção foi na composição pra chegar no “chamado do herói”, onde a animação complementou bem transmitindo os sentimentos que o protagonista queriam passar para que o mesmo aceitasse sua jornada. Algo que não gostei tanto foi a explicação forçada sobre as pragas, o personagem principal parecia bastante desinteressado sobre o assunto, mas a informação é dada a força pra que nós espectadores saibamos do que realmente se trata, talvez poderiam ter trabalhado de outra forma, mas não é algo grave, é só uma preferência minha.
Jujutsu Kaisen começa muito bem, assim como seus irmãos de editora. Mesmo sendo bastante direto em seus acontecimentos, ainda houve tempo de deixar alguns pequenos mistérios, nos fazendo perguntar,o que será que vai acontecer em seu próximo episódio? Qual será o destino de Itadori Yuuji? Para saber mais sobre o mundo dos animes e sobre Jujutsu Kaisen fiquem ligados no Terra Nerdica!
Confira o trailer do anime: