A série Trinkets, traduzida no Brasil como “Gatunas”, foi inspirada em um livro de mesmo nome escrito pela autora Kirsten Smith. A série foi lançada na metade do ano passado e como qualquer série teen teria tudo para dar certo e fazer sucesso, mas não foi tão bem recebida ou ao menos não tão divulgada pela própria distribuidora.
Trinkets já chama atenção por ter como protagonista uma mulher lésbica. Acredito eu, que o principal motivo que atrai o público queer talvez também seja o motivo do baixo investimento e sucesso da série. A visibilidade queer é tão pouco bem representada e quando é ainda se mantém invisível para o público.
A narrativa começa com Elodie, uma menina que acabou de se mudar para a casa do seu pai em outra cidade após a trágica morte de sua mãe. Ela passa a frequentar a reunião de cleptomaníacos anônimos e lá ela conhece e se aproxima de Moe e Tabitha.
Além do vício em furtos, essa série trata de assuntos complicados de uma forma bem tranquila. Não acho que a série romantiza o furto, pois varias vezes é mostrado as más consequências disso e trata como uma doença que precisa de tratamento a longo prazo, apesar desse não ser somente o foco da série. Elodie tem o trauma de ter perdido sua mãe e se culpa pela morte dela. A Moe tem uma relação complicada com seu pai que foi preso e a Tabitha vive um relacionamento abusivo. Todos esses temas são bem desenvolvidos na primeira temporada e especialmente na segunda temporada.
(SPOILER DA 2ª TEMPORADA)
A personagem Sabine recebeu muito hate por não ter cumprido as expectativas de Elodie e do público. O que é incoerente já que as duas não haviam combinado nenhum compromisso. Isso entra em uma das problemáticas da série que é o tipo de relacionamento que se tem e a expectativa nele sem qualquer conversa sobre. Noah e Moe sempre tiveram um relacionamento complicado, ele cobra um compromisso em que a Moe não é capaz de dar apesar de achar que pode e ele a culpa constantemente por isso. Tabitha foi completamente sensata ao decidir não estabelecer um compromisso com o Ben após suas recentes frustrações amorosas, mas também tomou essa atitude um pouco tarde já que eles já estavam envolvidos e foi depois que a Moe descobriu. De forma geral, acredito que todos os personagens se desenvolveram no decorrer dessa segunda temporada e o fim delas tomando coragem expondo tudo que o Brady fez deu um ar de esperança. Assim como a Elodie espalhando as cinzas de sua mãe, o que pode significar um início de superação do luto que é o motivo do início da série.
(FIM DO SPOILER)
Um discurso bem emocionante da Elodie no fim da série comprova que não há romantização dos furtos, pois ela chora ao dizer que a pior parte disso tudo são as mentiras e o que elas fazem com as pessoas. Essa ideia foi desenvolvida de uma forma legal, pois as três se conheceram e uniram por causa da reunião de cleptomaníacos anônimos. Elas encontraram forças na amizade e perceberam que esconder seus sentimentos e mentir para as pessoas dava um peso desnecessário considerando os problemas que já tinham.