William Lopes, 21 anos, que atende pelo nome artístico LIW, é um artista independente residente de Rio das Ostras, interior do Rio de Janeiro. Cantor, compositor, ator e dançarino, vem desenvolvendo seu trabalho musical voltado para o Pop e R&B e foi finalista dos festivais Canta Búzios 2019 e Canta Rio Das Ostras 2019, além de ser indicado como Cantor Revelação no Prêmio Atitude Búzios 2019.
Ele também busca estudos nas artes dramáticas, sendo aluno do centro de formação artística de música, dança e teatro de Rio das Ostras, com 3 espetáculos em cartaz no Teatro Popular da cidade. Atualmente, está em processo de produção do seu primeiro EP, em parceria com a produtora Terror do Interior com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2020.
Seu primeiro single de trabalho, “BREU”, foi um sucesso na região sendo bem executada na rádio Energia FM 104.9. Como artista local, expressa através da suas músicas as suas vivências que são comuns às dos jovens, além disso, é um representante da cultura pop negra e juntamente com o grupo de artistas que compõe a Terror do Interior alimenta o cenário cultural da Região dos Lagos.
“A produção de “BREU” foi incrível. A sensação de ver algo que você idealizou materializado é inexplicável! Quando ouvi a música a primeira vez fiquei extremamente feliz e orgulhoso do trabalho e de mim mesmo. E ter pessoas comprando a ideia e acreditando nesse sonho junto comigo ainda hoje é muito louco pra mim.”
Numa rápida entrevista, LIW nos contou como foi o lançamento da música e o processo de produção do clipe. Começou agradecendo ao Anderson Fonseca, radialista da Energia FM 104.9, que acreditou e confiou a ponto de colocar pra tocar na rádio e a produtora audiovisual Flash It, que procurou para produzir o projeto. A direção ficou por conta de Mattheus Gurgel que, depois de ouvir a música, quis fazer a produção sem custos, sendo uma grande surpresa para o cantor já que admira muito o trabalho da mesma. Logo em seguida, contou com amizades incríveis como as bailarinas e coreógrafas, Iva Souza e Kety Reisil, que mergulharam de cabeça nos ensaios para que tudo ficasse perfeito, também de Ivanete Esteves com os figurinos e a presença de inúmeros amigos que toparam participar da produção.
“Eu considero “BREU” uma grande estreia para um artista independente do interior do estado que se jogou sem saber muito como funcionava o mercado da música. Então pra mim foi a realização de um sonho da melhor forma possível.”
O START
Cantando desde criança, mas foi no ensino médio que começou a ter um envolvimento considerável com a música, quando participou de coral, banda, show de talentos e ainda fez algumas apresentações, ou seja, ele nasceu pra brilhar. Porém, somente depois que ingressou no curso de Produção Cultural, da Universidade Federal Fluminense, começou a ter um contato maior com artistas independentes da região e teve noção que era possível ter uma carreira, sem necessariamente ter um contrato assinado por uma produtora ou gravadora.
“E no meio de todas essas influências eu escrevi as músicas “BREU” e “Te Fazer Delirar” e foi nesse momento que eu parei e pensei “espera, eu realmente sei fazer isso” e aí eu entrei em contato com o produtor e cantor Hanti e juntos produzimos meu primeiro single.”
INSPIRAÇÕES
Influenciado pela música negra norte-americana, cresceu ouvindo Destiny’s Child, Rihanna, Beyoncé, Lauryn Hill, James Brown, Bruno Mars e os tem como fortes referências. Quando falamos de pop brasileiro, ele cita grandes nomes como Ludmilla, Liniker, Iza, Glória Groove e Karol Conka. E no cenário independente, mas não menos importante, seus parceiros e amigos de trabalho, Tiahac, Saibot, Tobias, DifuntoBeats, DesignerMC, Daiane Gomes, Phee Mabel e muitos outros artistas incríveis que o inspiram constantemente a seguir e lutar por seu espaço.
“Eu sou um pessoa que respira arte, tento buscar inspiração em tudo que for possível, no meu dia a dia, nas minhas relações pessoais, nas minhas alegrias, tristezas. Eu sou cria do teatro né, e no teatro as pessoas e como elas se comportam são material de trabalho, então acho que eu trouxe isso pra música também, tento tirar inspiração de todos os lugares possíveis.”
“Minha arte é o que eu sou, o que eu penso e o que eu acredito. Quero poder levar diversão e entretenimento para as pessoas, quero poder falar de amor, de tristezas, de raiva, de poesia. Acho que talvez a minha mensagem com a arte seja acalentar as pessoas em tempos tão sombrios, trazer um respiro, mas ao mesmo tempo trazer questionamentos e problematizar a vida.”
FUTUROS PROJETOS
Além da recente parceria com DesignerMC e Terror do Interior, chamada “AliExpress”, o artista já tem outra engatilhada para o próximo mês (julho) com o cantor Phee Mabel, mencionado anteriormente. Falta pouco pro término da produção do primeiro EP, com previsão para o segundo semente de 2020, pretendendo ser um projeto grande em comparação aos singles já lançados. E no Teatro, antes da pandemia, o ator estava prestes a entrar em cartaz com uma peça infantil chamada “A Lenda do Cavaleiro Negro” da CiaLabirinto, mas devido a pandemia o espetáculo foi adiado, então assim que houver meios seguros para que os eventos voltem a normalidade, teremos LIW como ‘Luther’ nos palcos num espetáculo divertidíssimo.
Bom, depois dessa apresentação fica meio que ÓBVIO que LIW faz qualquer pessoa delirar com sua desenvoltura no meio artístico e convenhamos, com uma beleza IN-VE-JÁ-VEL!!! Para que vocês possam acompanhar seu talento, principalmente suas coreografias maravilhosas, sigam suas redes sociais, clicando em Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.