Olá, amigos do Terra Nérdica! Hoje venho conversar com vocês sobre o novo anime de Digimon. Isso mesmo, você não leu nada errado. Digimon Adventure voltou! Agora como um reboot, trazendo novamente os oito digiescolhidos. Antes de falarmos sobre o novo anime que já estreou no Japão, farei uma breve contextualização sobre alguns lançamentos recentes, voltado a Saga Adventure que vem ocorrendo nos últimos seis anos.
Em comemoração aos 15 anos de lançamento de Digimon, a Toei Animation, estúdio responsável pela animação, anunciou o lançamento de Digimon Tri, uma sequencia de seis filmes, que juntos somariam uma nova temporada continuativa das séries Digimon Adventure e Digimon Adventure: Zero Two. Os filmes foram divididos em formato episódico aqui no ocidente. Digimon Tri, se inicia três anos após o confronto contra MaloMyotismon, em Digimon Adventure: Zero Two.
O anime de Digimon Tri traz consigo uma nostalgia incrível, mas a impressão que fica ao chegar em seu final não é das mais agradáveis, pois a sensação que é que o anime criou mais problemas do que poderia resolver. Com isso, veio o anúncio de mais um filme: Digimon Last Evolution: Kizuna. Parecido com o que ocorreu com o Tri, Last Evolution será uma lançamento de comemoração de aniversário da franquia, agora completando os 20 anos. O filme teria seu lançamento no mês de Março de 2020 no Japão, mas teve que ser adiado devido a pandemia de Covid-19, e ainda se encontra sem previsão de estreia. Esperava-se que Last Evolution fosse completar as lacunas que o Tri deixou e fechar a Saga Adventure, mas na verdade era um “porém, nem tanto“. Com seu anúncio, também foi confirmado um reboot desta mesma saga.
Finalmente o reboot! Como o título sugere, seu novo enredo começa no ano de 2020, onde uma série de ataques cibernéticos causam eventos catastróficos na cidade de Tóquio. Esses ataques são causados por monstros digitais (Digimons), criaturas que vivem na internet, chamado Mundo Digital (Digimundo). Enquanto se preparam para um acampamento de verão, oito crianças são transportadas para Mundo Digital e conquistam Digivices e parceiros Digimons. Juntos irão aprender como parar as ameaças que afetam ambos os mundos.
A Toei Animation fez um trabalho incrível por aqui. Digimon Adventure 2020 está excelente, com cores vibrantes e animação bastante fluida. Fluidez essa presente principalmente nos combates, que estão bem coreografados. Parece até que o velho Agumon andou fazendo uns bons exercícios. Temos a estreia de um novo tema de abertura chamado “Mikakunin Hikousen” substituindo a icônica “Butterfly”. E falando de música, a sua trilha instrumental não decepciona e encaixa perfeitamente, e ganha destaque nos momentos de tensão e retomada dos personagens. Os digiescolhidos também ganharam uma atualização em seu visual, com uma roupagem nova, mas sem perder suas identidades.
Queria poder dizer que o reboot teve um início perfeito, mas algumas escolhas me deixaram um pouco intrigado. Começando com a ausência do tema “Brave Heart” que acompanhava em muitos momentos, principalmente na digievolução. Mesmo com uma nova estilização, eu senti uma perda de identidade grande por aqui. Os episódios iniciais, também podem dividir opiniões, eles são uma releitura de um dos filmes da franquia, o “Bokura no War Game!” (um dos filmes que integram “Digimon: O Filme“) que inclusive faz referência ao titulo do segundo episódio “War Game”. Até o momento, Yagami Taichi (Tai), Yamato Ishida (Matt), Koshiro Isumi (Izzy), Yagami Hikari (Kari) e Takeru Takaishi (TK) são os que mais ganham destaque, deixando praticamente os demais digiescolhidos como plano de fundo, que até na abertura eles mal aparecem, indo um pouco na contramão do recente Digimon Tri, onde os demais heróis ganharam bastante protagonismo.
Digimon Adventure 2020 começa com o pé direito, e acredito que será um dos destaques deste ano. É um ótimo reboot, e seus deslizes são mínimos, afinal tem muita aventura pela frente e com certeza vai conquistar uma nova geração com seus momentos emocionantes.
Digimon é uma franquia presente em diversas mídias, iniciou como pet virtuais em 1997. Seu anime estreou em 1999 e tem como premissa explorar a relação de humanos e os monstrinhos digitais, mostrando que o laço de suas parcerias podem despertar poderes suficientes para salvar ambos os mundos. O novo anime é licenciado pela Toei Animation e a Crunchyroll e exibido pela Fuji Tv.