Durante esse isolamento social provavelmente vocês devem ter se deparado com aquela sensação de que não tem mais nada pra assistir nos serviços de streaming ou teve que pausar aquele seu anime novinho devido a paralisação do animadores perante ao Covid-19. Sabendo dessa situação, que tal dar uma nova chance para algum anime antigo que você nunca assistiu? Ou algum anime da sua infância que você deixou de acompanhar? Até mesmo uma nova versão de um anime antigo? Pensando nisso, resolvi bater um papo com vocês sobre o novo anime de Pokémon.
Dificilmente alguém não conhece a franquia Pokémon (Pocket Monsters), que começou ainda lá em meados dos anos 90, com um par de jogos para Game Boy, sendo desenvolvidos pela Game Freak e distribuídos pela Nintendo. O sucesso foi estrondoso e hoje com mais de 20 anos de franquia, seus produtos se dividem entre jogos da linha principal que já se encontram numa 8ª Geração de monstrinhos, além de cards colecionáveis, miniaturas, mangás, filmes, sendo um deles em live action e não menos importante o anime, que provavelmente foi o primeiro contato de muitos brasileiros com a franquia.
O anime é exibido desde 1997 no Japão e com tanto tempo de exibição a série já sofreu com alguns altos e baixos, além de já ter sido alvo de diversas polêmicas, mas nada foi capaz de diminuir o sucesso da série que continua divertindo o público infantil japonês.
Pokémon demorou muito para ter algumas mudanças bem significativas no anime. O nosso protagonista Ash Ketchum (Satoshi) e seu parceiro pokémon Pikachu demoraram cerca de 21 temporadas para conquistar um título da tão sonhada Liga Pokémon, além da façanha de ter capturado um Pokémon Mítico em seu time, o pequeno Meltan (hoje um Melmetal) que é um comedor voraz de metais. Além disso o Arco Sun e Moon trouxe mudanças visuais e mudanças de enredo, deixando o anime com uma cara de slice of life, com enfoque maior em lições de vida, além de um número maior de treinadores se aventurando ao lado de Ash.
Mas o que vem depois que você se torna um Campeão da Liga? Não era isso que é ser um Mestre Pokémon? A resposta é não, mas a nova animação deu uma solução temporária para essa situação. No novo anime, Ash agora Campeão da Liga Alola decide mais uma vez retornar para Kanto, sua região de origem e por lá tenta encontrar um novo propósito para sua jornada de se tornar um Mestre.
Ash e Pikachu se juntarão a um novo protagonista chamado Go (Gou/Goh) e seu parceiro pokémon Scorbunny. Seu nome Go é uma clara referência ao jogo mobile Pokémon Go!, as referências ao jogo não terminam por aqui. Ash e Go acabam se conhecendo através de uma nova forma de batalha, a Battle Raid, modo de batalha que era exclusivo do Pokemon Go!, onde vários treinadores juntam forças para enfrentar um único pokémon. Após se conhecerem, ambos são convidados pelo Prof. Sakuragi na cidade de Vermillion para se tornarem Pesquisadores Pokémon. Agora os dois treinadores irão viajar juntos por todas as regiões anteriores, inclusive a própria Região de Kanto e também a Região de Johto, sem contar a estreia da nova Região de Galar, inspirada no Reino Unido, contendo o curioso mistério das Gigantamaxing (fenômeno que deixa os pokémon gigantes).
Mesmo com um objetivo em comum cada protagonista também terá seu objetivo próprio. Go e Scorbunny, por exemplo, buscam capturar todos os pokémon com a meta de chegar no pokémon Mew, enquanto Ash e Pikachu seguirão agora em uma nova escalada, para se tornarem Campeões Mundial. Para isso enfrentarão antigos e novos treinadores para bater o atual Campeão Leon e seu poderoso Charizard.
Pokémon parece que finalmente se rendeu a mudanças um pouco mais significativas dentro de sua franquia. Isso pode até causar a fúria de muitos fãs que já se habituaram justamente com essa falta de mudanças. Porém, lembre-se que Pokémon é um produto e sua animação tem um público alvo específico, que é o público infantil japonês. Logo, não podemos ser tão exigentes, buscando uma trama tão madura, porém isso nunca foi impedimento para o anime ter coragem e lidar com diversos assuntos sem perder a cautela. Questões como amizade, trabalho em equipe são frequentes, mas em alguns momentos já abordou questões como frustração, abandono e até mesmo morte.
No Japão, o anime voltou a usar o título de Pocket Monsters. Em terras Tupi-guarani a nova animação já ganhou um título, Jornadas Pokémon: A Série e será distribuída pela Cartoon Network e com uma nova dublagem, porém sem data de estreia e horários confirmados. A nova temporada está recheada de fã service e tem potencial para resgatar os fãs mais antigos sem perder a idéia de renovação.