E aí, Nação Nérdica! Aqui quem fala é o Malk e hoje estarei dando continuidade na nossa nova série. Nessa segunda parte do “TN Apresenta”, irei apresentar a vocês o jovem autor mineiro que vem produzindo seu universo literário há 15 anos e que teve seu primeiro livro publicado em 2017, Jean Gabriel Álamo, autor de “O Poder Absoluto” e “Feiticeiro de Aluguel”. Desde já, peço que se vocês nos mandem sugestões de quais artistas gostaria de ver por aqui, mandando mensagens pelas nossas mídias do Instagram, Twitter ou Facebook. Juntos mantemos nossa comunidade cada vez mais forte
Jean tem 27 anos e escreve há 15, embora sua primeira obra “O Poder Absoluto” só tenha publicado em 2017. Com uma bagagem extensa de referências literárias, nacionais e internacionais como de Rubem Fonseca, João Paulo Effting, Neil Gaiman e Alan Moore. Suas obras são focadas em Ficção Cientifica, mas não se limita apenas a isso.
Jean: “Eu gosto de transitar entre Ficção Científica, Suspense, Terror e Fantasia Urbana. De vez em quando, lanço alguma literatura mais experimental. Mas os principais seriam os gêneros mencionados mesmo”
Embora os cenários de suas histórias sejam na maioria das vezes o Brasil, Jean desenvolveu o seu próprio universo e com isso possui uma variedade de cenários em histórias diferentes.
Jean: “A vasta maioria das histórias é ambientada aqui. Tenho três que se passam em outros planetas, uma que se passa em Lemúria e duas que se passam num futuro em que a Terra vive sob um governo único e centralizado. Nesse contexto, a partir de 2117 dentro do meu universo literário, só existe uma nação. Mas a vasta maioria se passa no nosso país, sim. ”
Com um enredo politizado e futurista, Jean consegue atingir de forma incisiva os problemas sociais das mais variadas classes e minorias. Suas obras possuem uma forte carga emocional cujo o autor usa para extravasar e reportar suas vivencias e de outros amigos próximos. Como o caso do personagem Iago Lima, protagonista de “Feiticeiro de Aluguel”
Jean: “O protagonista de Feiticeiro de Aluguel, Iago Lima, não só é homônimo de meu amigo mais antigo, mas quase inteiramente baseado nele. Embora algumas experiências pregressas do personagem, como sua relação familiar, sejam baseadas em um amigo gay que sempre pede para não ter o nome citado nas influências, e respeito isso, mantendo sua privacidade. Até porque a adolescência dele foi bem pesada, como a de Iago. Em mim mesmo, eu me baseei em alguns momentos para criar o background de Quorra, em Poder Absoluto Quando desenvolvi transtorno de despersonalização da realidade, que consiste numa completa apatia e sensação de irrealidade, como uma resposta para um quadro de depressão vegetativa, eu usei da sensação cotidiana para transpor isso na narrativa do androide Edson, presente no mesmo livro.”
Quando você for iniciar sua leitura, não precisa ficar preocupado com quais obras deve iniciar. Apesar de todas as histórias serem compartilhadas no mesmo universo e possuir uma ordem cronológica, não há necessidade que sejam lidas nessa ordem pois seus livros possuem uma história fechada e independente da outra.
Jean: “São histórias fechadas que compartilham o mesmo universo. É para o leitor acompanhar apenas o que quiser, na ordem em que preferir. Existe uma cronologia interna, mas ela não é explícita e nem quero que o leitor fique preso a isso. ”
Se gostou e quer saber mais como poder adquirir os e-book, eles estão todos disponíveis na Amazon. Jean também é muito ativo na sua conta pessoal do Facebook e no Instagram que é @jeangabrielalamo