Brincadeiras a parte do título! Eu fiz uma intensa pesquisa de mangás shounen – aqueles mangás de ação com protagonista jovem – para analisar uma fórmula de sucesso e percebi que quase todos contam uma mesma história – o que não é novidade para todo mundo, – mas esta fórmula que se repete entre os shounen vai além da origem do personagem. Podendo até mesmo estabelecer uma ordem para os eventos. Vou listar aqui a ordem da Fórmula do Shounen referenciando alguns animes de sucesso como Dragon Ball, Naruto, Boku no Hero Academia e até mesmo Fullmetal Alchemist e Shingeki no Kyojin e seguindo a ordem do Monomito da Jornada do Herói de Joseph Campbell.
Primeiro Episódio – O Mundo Comum
Alguém, normalmente um senpai – uma figura paterna – fala pra ele que ele não tem chances de alcançar este objetivo. Ele fica triste, mas acontece uma situação em que ele prova seu valor. A mesma pessoa que falou que ele não podia, agora fala que ele pode.
Primeiro Arco – O Chamado À Aventura
O personagem precisa passar por um algum teste para conseguir trilhar seu objetivo, um desafio que o tira de sua zona de conforto e o obriga a experimentar coisas novas. Apesar de tanto treino pra este teste, chega no dia e é reprovado, mas aprovado através de um curioso sistema que pontua a quebra de regulamento.
Segue uma pequena sequência de missões básicas antes da primeira aventura. Finalmente, chegou o momento em que o nosso herói está pronto para cruzar o limite entre o mundo que ele conhece e com o qual está acostumado e o mundo novo para o qual ele deve ir. Agora que o herói colocou o pé na estrada rumo ao seu objetivo maior, ele começa a se deparar com diversos desafios menores, contratempos e obstáculos que, gradativamente, vão testando suas habilidades e deixando-o mais preparado para as maiores provações que ainda estão por vir.
O personagem se depara com um conflito dramático, aparece o primeiro vilão que ameaça coisas importantes para ele, como a manutenção de sua própria segurança, de sua família, da comunidade onde vive ou de seu objetivo. Diante de um grande desafio, é natural que surjam os medos, hesitações e muitos conflitos interiores. O vilão é vencido pela primeira manifestação do demônio interior em momento crítico que salva todos. Aqui, é mostrada uma visão mais profunda do personagem e sua capacidade de descobrir quem são as pessoas com quem pode contar e quem são as que desejam prejudicar sua jornada, ou seja, seus aliados e inimigos. No fim, o protagonista, de alguma maneira, muda o humor de outros personagens e a forma como o vêem.
Esse demônio interior é claramente um grande poder que acaba sendo um Deus Ex Machine surgindo de última hora para salvar a todos, mas ao mesmo tempo deixa o protagonista descontrolado como a transformação do Goku em Oozaru, o chakra da Nove Caudas e o Titã Berserker.
Segundo Arco – O Treinamento e o Torneio
O segundo arco tem um campeonato que põe os aliados uns contra os outros para dar ao público aquela emoção de ver quem dos colegas venceria se fossem adversários. Este arco também costuma apresentar novos personagens, que começam como adversários, mas se tornam aliados perante a uma ameaça maior. Existe uma luta do mais fraco contra o mais forte que acaba mudando personalidade sombria dele.
Antes ou depois do campeonato existe um treinamento com um sábio que normalmente foi tutor de sua figura paterna, é ele que dará que for necessário para que ele enfrente o desafio que foi proposto. Nesse ponto, é possível incluir até mesmo algum tipo de força sobrenatural, que dá ao personagem um objeto, um treinamento, conselhos, poderes ou qualquer outra coisa que faça com que ele encontre a autoconfiança necessária para resolver o seu conflito e aceitar o desafio, normalmente é quando aprende sua habilidade principal.
Terceiro Arco – O Assassino
É depois do treinamento e dos eventos que põe os aliados uns contra os outros que normalmente aparece pela primeira vez uma organização criminosa, mas ela não é tão problemática ainda, mas sim, um assassino ligado a ela. Um profissional que normalmente tem tudo o que o protagonista tem, mas com a contradição de ser um
expert em matar, apesar de compartilharem normalmente um mesmo objetivo ou algum objetivo que pode até mesmo ser justificável – com um senso de justiça maior do que dos heróis. Este assassino não costuma dar muito trabalho, mas é necessário para mostrar ao público a magnitude do desafio que está por vir.
Me lembrei do Tao Pai Pai, do assassino de heróis Stain, da primeira aparição do Itachi Uchiha. do Kenny Ackerman, o Estripador e do Scar de Fullmetal Alchemist.
Quarto Arco – O Divisor de Águas
Um poderoso e antigo vilão ataca com comparsas durante um momento de guarda baixa, mata gente importante ou sequestra um dos personagens, normalmente aquele aspirante a vilão. Começa uma missão de resgate que termina com uma luta espetacular ou um teste físico de extrema dificuldade, enfrentando um inimigo letal ou um conflito interno mortal e por alguma razão, os personagens adolescentes são mais fortes que os adultos experientes. Seja qual for a provação, para que seja capaz de enfrentá-la, o personagem precisará reunir todos os conhecimentos e experiências adquiridos durante sua jornada até aquele momento e esta luta será a divisora de águas da série, pois o personagem perceberá que não foi forte o suficiente para proteger quem se importa e sairá num treinamento que pode levar anos, até mesmo um
timeskip.
É o arco do Piccolo Daimaoh, a missão de resgate ao Sasuke, a missão de resgate ao Eren e a missão de resgate ao Bakugou.
Quinto Arco – O Retorno
Esse retorno simboliza a sua transformação em uma pessoa mais forte e pode ser representada por um objeto de grande valor por um novo conhecimento ou habilidade, um tesouro, mas vale lembrar: ele não deve se demorar muito em suas comemorações, pois sua jornada ainda não chegou ao fim. O protagonista reencontra seus colegas e aparenta diferente, mais maduro e mais forte, mesmo assim, a sensação de perigo ainda é iminente e é preciso testar sua força. Pouco tempo depois deste retorno, o protagonista reencontra um antigo rival ou adversário e o enfrenta. O resultado se mostra diferente da última vez.
Goku vs Piccolo Jr., Naruto vs Sasuke, Midoryia vs Bakugou, Eren vs Reiner, etc.
Sexto Arco – O Fim da Paz
Começa um frequente ataque de uma organização de vilões, incluindo um assassino que mata um personagem importante, como uma figura paterna. Existe um intervalo com um treinamento em outro mundo ou com um personagem ligado ao antigo tutor que lhe ensina uma técnica divina e um golpe supremo. A organização causa dor e destruição e mata personagens importantes. O protagonista chega no momento final e derrota o vilão com sua nova técnica divina e seu golpe supremo, mas descobre que o vilão tem um passado ligado a ele e se identifica, deixando-o vivo.
São o o Exército do Freeza, a Akatsuki, os Homúnculos, os Marleyanos ou a Yakusa do Boku no Hero Academia.
Sétimo Arco – Revelações
Existe uma pausa que reúne as pessoas num evento ou local diferente antes da chegada e revelação do vilão que matou os pais do protagonista e causa muita dor e destruição. O embate com este vilão pode despertar uma nova habilidade ou transformação no protagonista. Este momento é decisivo, pois adversários de longa data se unem a partir daí.
É o Freeza, o Tobi, o Pai dos Homúnculos e o Zeke Yeager.
Oitavo Arco – Os Minions Artificiais
Começa uma luta decisiva contra seres humanóides artificiais criados por aquela organização criminosa. Estes seres, apesar de serem mortos facilmente, costumam ser muito mais perigosos do que qualquer assassino que enfrentaram antes, mas tudo é somente uma preparação para os capítulos finais.
São os androides da Red Ribbon, os Zetsus Brancos, os Homúnculos, os Nomus e os titãs criados pelo Titã Bestial.
Capítulos Finais, Parte 1 – O Último Treino
O protagonista se sacrifica ou se ausenta. Enquanto deixa os outros personagens num momento de calmaria que antecede uma guerra sem tamanho iminente, está treinando em outro mundo onde aprende sua transformação definitiva. Começa a batalha e tudo está nas mãos dos outros personagens que pouco a pouco vão se sacrificando. Enquanto isto, um vilão que dominou um personagem, normalmente o protagonista-rival que desejava mais poder, surge em busca de trazer de volta um poderoso vilão ancestral.
Capítulos Finais, Parte 2 – Quase Sem Esperanças
É neste momento que o protagonista retorna revelando sua transformação suprema, mas ela não é o bastante deter o vilão ancestral que é mais poderoso do que aquele que iniciou a batalha. Vários personagens revelam sua técnica ou transformação suprema e são derrotados. O vilão derrota ou mata muitos personagens importantes, é neste momento em que o protagonista passa um tempo no além, ou em outra dimensão, ou num sonho, onde ele reprisa todo o conhecimento adquirido até então e relembra o que é importante. O protagonista ressurge trazendo esperança a todos, mas somente derrota o vilão com a união dos poderes dos dois protagonistas principais ou rivais. A vitória simboliza a sua transformação em uma pessoa mais forte ou a reconciliação com alguém querido. A sensação de perigo iminente é substituída pelo sentimento de missão cumprida, de absolvição e de perdão, ou aceitação e reconhecimento pelos demais.
Capítulos Finais, Parte 3 – A Ressurreição
Aqui é o ponto mais alto da história. É aquela última batalha em que o inimigo ressurge ou expele um vilão ainda mais poderoso e antigo quando mais ninguém esperava por isso. Por alguma razão, este último inimigo pode tomar a forma de um gigante que cobre os céus, em especial a lua – eles tem fetiche pela lua. O inimigo mata todos ou os põe em um estado do qual não podem sair a não ser com sua derrota. Esse desafio é algo que vai muito além da vida do herói, representando perigo para as pessoas à sua volta, sua comunidade, família, enfim, seu mundo comum. Se ele perder, todos sofrem. É nesse ponto que, com uma técnica divina e com o apoio de todo o mundo o inimigo é definitivamente destruído.
É o Majin Boo, a Kaguya, o Pai, o Titã Fundador ou até mesmo a Lilith de Neon Genesis Evangelion.
Epílogo – O Reconhecimento
Chegou o momento do reconhecimento efetivo do nosso herói. A chegada ao seu local de origem simboliza o seu sucesso, conquista e mudança. Aqueles que nunca acreditaram nele ou mesmo os que tentaram prejudicá-lo serão punidos, além de ficar muito claro para todos que as coisas nunca mais serão as mesmas por ali. Aqui, o personagem finalmente alcança a paz e o objetivo que almejava desde criança. Normalmente há uma passagem de tempo em que mostra os personagens mais velhos, casados e com filhos e o vilão que renasceu para uma nova vida, totalmente transformado, onde seus feitos são esquecidos, como o
Oob, o
Selim Bradley e o
Orochimaru.