Todo mundo conhece Batman, o Homem-Morcego, que é sempre a alcunha de Bruce Wayne, e conhece também suas origens, mas talvez através de filmes, desenhos e jogos, mas não se aprofundou nos quadrinhos por normalmente não saber por onde começar. Vou contar a história do personagem em ordem cronológica me baseando em todas as versões de origem, porém, prevalecendo a do novo universo (Os Novos 52 e Renascimento) que manteve vários dos elementos clássicos, mas alterou alguns também. Vou listar aqui quais os quadrinhos mais atuais e oficiais para desvendar a história do Morcego de Gotham e indicar também as principais mudanças e quais os quadrinhos antigos, caso queira saber da versão anterior. Indicarei também quais destas histórias inspiram os filmes que você já viu baseados no personagem.
- Nota: eu havia listado também a história de Batman: Terra Um, de Geoff Johns, mas como se trata de um universo não-oficial, decidi remover para não confundir, pois se não, deveria listar as origens de todos os Elseworlds. Decidi manter somente as convencionais (A clássica, a da Era Moderna e a pós-Flashpoint).
A Queda da Casa Wayne
Bruce Wayne nasceu do rico médico Dr. Thomas Wayne e sua esposa Martha Kane-Wayne, que eram membros das prestigiadas famílias Wayne e Kane de Gotham City, respectivamente.
Quando ele tinha três anos, a mãe de Bruce, Martha, esperava um segundo filho, que seria nomeado Thomas Wayne Jr. No entanto, devido à sua intenção de fundar uma escola para os menos favorecidos em Gotham, ela foi alvo da manipuladora Corte das Corujas, que providenciou-a um acidente de carro. Ela e Bruce sobreviveram, mas o acidente forçou Martha a um parto prematuro, e o bebê se perdeu.
Enquanto estava de férias para esquecer esses eventos, o mordomo da família Wayne, Jarvis Pennyworth, foi morto por um dos Garras da Corte de Corujas. Uma carta que ele escrevera para seu filho Alfred, avisando-o para ficar longe da família Wayne, nunca foi entregue. Como tal, Alfred – que havia sido ator no Teatro Global na época e médico militar antes disso, viajou para Gotham City para ocupar o lugar de seu pai, servindo os Waynes como mordomo.
Os Novos 52: Batman 9 a 11
O Homem Que Cai
Detective Comics 33, Origens Secretas: O Homem que Cai, Batman: Ano Um e Os Novos 52: Batman 21 a 27.
Em algum momento de sua infância, Bruce cai num poço infestado de morcegos e é resgatado por seu pai. Esta queda lhe cria seu pavor por morcegos.
Esta história da queda de Bruce na cova dos morcegos foi criada em 1989 por Dennis O’Neil em Origens Secretas: O Homem que Cai, mas por alguma razão não foi mostrada nas origens atuais, o que não significa que não tenha acontecido. Esta queda foi adaptada no começo do filme Batman Begins de Christopher Nolan em 2005 e no começo do filme Batman Vs Superman: A Origem da Justiça de Zack Snyder em 2016.
Aquele Dia
Quando ficou mais velho, a reputação de sua família deixou Bruce inquieto, e ele começou a sair da escola para visitar Gotham City, onde não seria tão facilmente reconhecido. Em um desses passeios, quando ele tinha dez anos, ele foi pego pelo policial Jim Gordon e seu parceiro em sua patrulha. Depois que seus pais buscaram-no, os Waynes foram ver A Marca do Zorro no Teatro Monarch. Quando os Waynes estavam voltando para casa depois do filme, um ladrão chamado Joe Chill tentou assaltá-los à mão armada e entrou em pânico, matando Thomas e Martha.
- Essa é a história clássica da morte dos pais do Bruce, escrita pela primeira vez por Bill Finger, Gardner Fox e Bob Kane em 1939, recontada por Frank Miller em 1987 para o reboot após da Crise das Infinitas Terras e por Scott Snyder para o reboot após o Ponto de Ignição em 2013.
- A versão de Frank Miller, Batman: Ano Um, foi a primeira a introduzir uma Gotham City corrupta e serviu de inspiração para os filmes Batman de 1989, do Tim Burton, e Batman Begins de 2005, do Christopher Nolan, o longa-metragem do Universo DC Animado A Máscara do Fantasma de 1993, de Bruce Timm, o longa-metragem de 2011 com o título homônimo Batman: Ano Um, o seriado Gotham e o filme Coringa de Todd Phillips em 2019.
- Batman Begins, de Christopher Nolan, em 2005, foi a única versão em que os Wayne não foram assistir Zorro, mas sim, uma peça de vampiros, que assustou o jovem Bruce Wayne que tinha medo de morcegos. Christopher Nolan diz que mudou isto na história para criar um universo em que não existisse heróis, nem se quer algum herói que possa ter influenciado a imagem do Batman, para que o morcego fosse o primeiro de todos.
Meu Pior Inimigo
Batman: Renascimento 12, Os Novos 52: Batman 4 e Grandes Astros: Batman – Renascimento 3
Após a morte de seus pais, Bruce tentou cometer suicídio com uma lâmina de barbear. No entanto, pouco antes de continuar, ele percebeu que não era isso que seus pais queriam, e naquele momento Bruce jurou passar o resto de sua vida lutando contra o crime. Bruce ficou obcecado com a busca de significado na perda de seus pais. Ele pensou que talvez a mítica Corte das Corujas fosse responsável, mas nunca encontrou nada para provar isso.
A trama da Corte das Corujas mostrada em Os Novos 52: Batman 1 a 11 foi adaptada num longa-metragem chamado Batman vs Robin, de 2015, inclusive com direito ao flashback com o pequeno Bruce obcecado pelo mito da Corte das Corujas.
Bruce ficou obcecado em usar armas de brinquedo e em matar o homem que assassinou seus pais. Por causa disso, Alfred enviou Bruce para uma casa de reabilitação para meninos em Arkham, no norte do estado, onde conheceu Harvey Dent. Os meninos se tornaram bons amigos, mas não perceberiam suas identidades até anos depois. Em sua juventude, Bruce frequentou a Academia Gotham. Foi lá que ele namorou Julie Madison, mas seus problemas psicológicos com a morte de seus pais levaram ao fim do relacionamento. Bruce foi posteriormente expulso da Academia Gotham e começou a frequentar a Academia Roxbury Fielding.
É o jovem Harvey Dent que mais tarde se torna o Promotor Harvey Dent e também o vilão Duas-Caras. Bruce e Harvey são amigos de infância, mas esta parte da história foi substituída pela amizade com o Detetive Ethan Bennet, na série animada The Batman, e com Rachel Dawes, em Batman Begins, que foi criada para ser uma versão feminina do Harvey e par romântico do Bruce. Não é a toa que, em Batman: O Cavaleiro das Trevas, Rachel se torna namorada de Harvey.
Os Novos 52: Batman 31 e Academia Gotham 7
Preocupado com a dor, Bruce descobriu que não podia funcionar do jeito que era, então contratou um homem sem-teto para fingir ser Alfred para aprovar a papelada para que Bruce pudesse apagar sua memória com a terapia de eletrochoque, mas optou por não passar por isso e usar sua dor como motivador. Aos 18 anos, ele usou sua relação com Erin McKillen – uma filha da máfia irlandesa e com quem ele frequentou a Roxbury Academy – para localizar e confrontar Joe Chill, que se mostrou apenas um miserável faminto, criado pela pobreza de Gotham, e percebeu que não havia significado nenhum para a morte de seus pais, mas que poderia mudar esse mundo.
- No filme Batman, de Tim Burton, em 1989 a origem do Batman foi mesclada com a origem do Coringa e no lugar de Joe Chill, o assassino dos Wayne foi Jack Napier, o mafioso que se torna o Coringa no futuro, a mesma versão é mantida em A Máscara do Fantasma. Em Batman Begins, de Christopher Nolan, em 2005 Joe Chill voltou a ser o assassino dos pais dos Wayne, mas, diferente dos quadrinhos onde ele era simplesmente um João Ninguém, como Bruce se refere depois, no filme, ele foi peça da manipulação da Liga das Sombras para destruir a cidade através da pobreza. Joe Chill volta aparecer como um João Ninguém em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, de Zack Snyder, em 2016 e como parte do motim no filme Coringa, de Todd Phillips, em 2019.
Os Novos 52: Batman 33, Os Novos 52: Batman e Robin 25 e 26 e Os Novos 52: Batman – O Cavaleiro das Trevas 0
Origens Secretas
Origens Secretas: O Homem que Cai, Os Novos 52: Origens Secretas 2 e Os Novos 52: Batman e Robin 5 e 6
Bruce iniciou uma viagem pelo mundo a fim de sair de sua zona de conforto e entender melhor como funciona a sociedade e por que o crime existe. Sua primeira parada foi no Tibet, onde treinou artes marciais com monges Shaolin. Ele também foi treinado em luta com espadas. Aos 19 anos, ele aprendeu a pilotar carros em situações de vida ou morte do criminoso brasileiro Don Miguel. Ele foi treinado em furtividade por um mestre sem nome nas montanhas Hida, no Japão.
Os Novos 52: Batman 52
Aos 21 anos, Bruce estudou os meandros da tecnologia sob a orientação do brilhante inventor Sergei Alexandrov. Aos 24 anos, Bruce estava treinando na Noruega e, após 28 horas de luta contra um novo oponente a cada hora, a determinação de Bruce causava medo em todos os homens da rainha. Bruce passou um tempo com um povo nômade no deserto nigeriano, sofrendo treinamentos cansativos. Foi durante esse período que o tio Philip de Bruce tentou levá-lo para casa, por causa disso Alfred tentou entrar em contato com ele, mas quando Bruce recebeu o telefonema, ele não conseguiu responder.
Na primeira origem do Batman, após a morte dos pais, Bruce havia sido criado por seu tio Phillip Wayne, como apresentado por Gil Kane em Batman 208, mas para criar mais solidão no crescimento de Bruce acharam melhor recontar com a ausência de um familiar, dando ao mordomo Alfred toda a responsabilidade. Nesta versão de 2013, Scott Snyder reimaginou o tio Phill agora como Phillip Kane, irmão da Martha ao invés de irmão do Thomas.
Bruce também treinou com Chu Chin Li e Tsunetomo, dois mestres em artes marciais no Extremo Oriente. Depois disso, Bruce viajou para Paris, França, para encontrar Henri Ducard, um caçador de recompensas. Bruce também se tornou parceiro de treinamento próximo com o filho de Ducard, Morgan. No entanto, quando Bruce descobriu que Henri matava seus alvos, ele saiu. Isso levou Henri a enviar Morgan atrás dele, mas Bruce conseguiu derrotá-lo.
Origens Secretas: O Homem que Cai introduziu o mercenário Henri Ducard que foi o principal tutor de Bruce Wayne. O enredo serviu de inspiração para o primeiro ato do filme Batman Begins de 2005, do Christopher Nolan.
Em algum momento, Bruce foi preso por invadir a base ilegal de Meru Peak. Perto do final de suas viagens, Bruce foi ao Himalaia para treinar com Shihan Matsuda, que o ensinou a lutar com katana. Ele logo iniciou um romance com a filha do afiador de espadas, Mio. Matsuda o alertou contra a criação de laços pessoais com os outros e a abraçar seu lado sombrio. A esposa de Matsuda, apesar de encorajada, e por causa dos sentimentos de Bruce por ela, ele inadvertidamente deixou um assassino entrar na casa dos Matsuda. Bruce descobriu que Mio havia sido contratado pela esposa de Matsuda para seduzi-lo e depois matar Matsuda. Tanto as mulheres quanto o próprio Matsuda ficaram gravemente feridos, mas antes de morrer, Matsuda o alertou que a morte seria o resultado de promover relacionamentos pessoais íntimos. Levando essa lição a sério, e após sete longos anos de ausência, Bruce finalmente retornou a Gotham aos 25 anos.
Os Novos 52: Detective Comics 0 e Os Novos 52: Batman 24 a 27
Ano Zero
Cidade Secreta
Os Novos 52: Batman 0 e 21
Com apenas sua missão em mente e não se importando com seu legado como Wayne, Bruce se infiltrou na Gangue do Capuz Vermelho em apenas seis semanas. Apesar de manter-se distante, o tio de Bruce, Philip Kane, ficou de olho nele e também ganhou o controle das Indústrias Wayne na ausência de Bruce, contratando o estrategista Edward Nygma, que o aconselhou a matar Bruce caso ele não cooperasse. Philip divulgou o retorno de Bruce para a mídia. Quando Bruce se recusou a retornar à empresa enquanto seu tio vendia armas, Nygma mandou a Gangue do Capuz Vermelho queimar a Mansão Wayne com ele dentro, mas sobreviveu rastejando. Decidiu criar um uniforme inspirado em morcego.
Em Batman: Ano Um, de Frank Miller, Bruce tem a ideia de se inspirar nos morcegos que lhe assustavam em sua infância após ver um morcego invadir a mansão pela janela. Por alguma razão, isto não é mostrado em Batman: Ano Zero de Scott Snyder, mas não descarta que tenha acontecido. Além disto, antes de enfrentar vilões famosos como a Gangue do Capuz Vermelho, o Charada e o Doutor Morte, Batman enfrenta a corrupção de Gotham desde a máfia da Família Falcone como os seus influenciados na polícia, o Comissário Gillian Loeb e o Detetive Flass; apresenta também Selina Kyle que, influenciada pelas ações do Batman, se torna a Mulher Gato e o primeiro filho do Gordon ainda era uma criança, diferente de Barbara Gordon que já uma adolescente em Ano Zero. Em Ano Zero, a Família Falcone não é mencionada, mas aparentemente a máfia está sob controle do Pinguim e a Mansão Wayne não é atacada pela Gangue do Capuz Vermelho.
Bruce convoca uma conferência de imprensa do lado de fora da Ace Chemicals para expor os planos da Gangue do Capuz Vermelho à mídia. A gangue tentou atrapalhá-lo e, dentro da fábrica, Bruce ativou um blecaute no prédio para estrear o universo de morcego. Por chantagem, Philip foi obrigado pela Gangue do Capuz Vermelho a matar Bruce, mas recusou e foi morto a titos. Ao lutar contra o líder dos Capuz Vermelhos, Batman derrubou-o em um tanque de produtos químicos, e ele foi considerado morto. Após de ter vencido a batalha, Nygma detonou uma bombá magnética que deixou a cidade inteira no escuro.
O Homem do Capuz Vermelho, A Piada Mortal e Os Novos 52: Batman 24
-
Este arco é uma adaptação de O Homem do Capuz Vermelho, história escrita em 1951 por Bill Finger para dar a origem do Coringa. Esta história também foi recontada por Alan Moore em A Piada Mortal de 1987 e adaptada no filme Batman do Tim Burton em 1989, o longa-metragem do Universo DC Animado A Máscara do Fantasma de Bruce Timm em 1993, no longa-metragem Batman Contra o Capuz Vermelho de Bruce Timm, em 2010, o longa-metragem animado homônimo Batman: A Piada Mortal de Brian Azzarello em 2016. Somente na original, de 1951, Dick Grayson já era Robin durante o surgimento do Coringa.
-
Tal versão da origem do Coringa foi descartada nos filmes Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, em 2008 e Coringa, de Todd Phillips, em 2019, para criar uma versão realista do personagem criado pela loucura e não um acidente químico.
-
A Gangue do Capuz Vermelho como é apresentada nesta versão é diferente da clássica onde havia apenas um homem com o capuz vermelho e não a gangue inteira, tal como é mostrado nas origens anteriores do Coringa e no seriado Gotham, mas esta versão em que todos os membros da gangue usam o capuz vermelho passou a ser a mais aceita, inclusive, usada no seriado Arrow.
-
É por causa do Coringa que o segundo Robin, Jason Todd, após ser morto por ele e revivido, assume a identidade do anti-herói Capuz Vermelho.
Cidade Sombria
Os Novos 52: Batman 25 a 29
O comissário Loeb declarou o Batman um criminoso vigilante. Bruce começou a investigar uma série de assassinatos cometidos por um funcionário da Waynetech, descontente, enquanto construía um jammer para impedir outra bomba magnética após a energia ser restaurada. Bruce descobre que o ex-funcionário, Dr. Karl Helfern, era o peão do Edward Nygma, o Charada. Seu plano de derrotar os dois homens falhou, e o jammer foi destruído de tal forma que, quando a energia foi restaurada, o Charada roubou o controle completo da rede elétrica, encerrando-a e abrindo as comportas que seguravam as águas de enchente, inundando a cidade.
Dr. Karl Helfern é o vilão Dr. Morte, o primeiro vilão do Batman nos quadrinhos clássicos, criado em 1939 por Bill Finger em Detective Comics 29.
Cidade Selvagem
Os Novos 52: Batman 30 a 33
Nos meses seguintes, a cidade caiu em ruínas, com o Charada desafiando os cidadãos a vencê-lo com um enigma para recuperar a civilização. Dominada pelo caos, quadrilhas cresceram e quando uma delas atacava a família do jovem Duke Thomas, Batman ressurge e os salva, criando a imagem do herói da Cidade Selvagem. Aliando-se a Jim Gordon e Lucius Fox, Batman planejou localizar o Charada enquanto ele realizava um desafio. Batman encontra o Charada no lugar que eles haviam conhecido pela primeira vez e o derrota em uma batalha de raciocínio, restaurando o poder e salvando a cidade de um inevitável ataque aéreo. Depois, Bruce e Lucius começaram a reconstruir a Wayne Enterprises, e Jim Gordon foi promovido a Comissário no lugar de Loeb.
A Origem da Justiça
Liga da Justiça – Origem
Enquanto investigava a aparição de Parademônios, Batman conhece Lanterna Verde e se unem na busca pelos alienígenas, o que os levam ao Superman, que os ataca. Lanterna Verde pede a ajuda de Flash e estes enfrentam Superman até convencê-lo de que estão do lado dele. No mesmo dia, unem-se a Mulher Maravilha, Aquaman e Ciborgue no combate aos Parademônios e Darkseid estava por trás da invasão. Batman convence os heróis a trabalharem como equipe e invade secretamente Apokolips em busca do Superman que foi sequestrado pelos Parademônios. De volta a Terra, conseguem forçar Darkseid de volta a seu mundo e com a vitória ganham reconhecimento público finalmente após tanta perseguição convencendo-se a fundar a Liga da Justiça.
-
A Liga da Justiça se reúne pela primeira vez em 1963 para enfrentar Starro, mas após o reboot da Crise das Infinitas Terras a origem foi recontada com o time se reunindo para deter o ataque dos invasores Appellaxianos e finalmente Darkseid na nova e definitiva origem recontada por Geoff Johns após o reboot causado pelo Flashpoint. Diferente da versão original, Ciborgue é um dos membros fundadores no lugar do Caçador de Marte. Esta versão inspirou o longa-metragem de animação Liga da Justiça: Guerra, que tem o Shazam no lugar do Aquaman, e o filme Liga da Justiça de Zack Snyder em 2017 que tem praticamente o mesmo enredo, mas com exceção de Batman e Mulher Maravilha já se conhecerem antes, Superman estar morto, a ausência do Lanterna Verde e o vilão Lobo da Estepe no lugar de Darkseid.
-
Na versão pós-crise, nos anos 90, Batman, Superman e Mulher Maravilha já se conheciam antes da formação da Liga da Justiça, tal como é mostrado em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, e já existia um super-grupo de heróis chamado Sociedade da Justiça.
Irei parar por aqui por hoje, mas no próximo artigo veremos mais da história do Batman, começando pelo Ano Dois.
Referências
Quadrinhos:
- Origem clássica – Detective Comics 33
- Tentativa de suicídio – Batman: Renascimento 12
- O mito da Corte das Corujas – Batman: A Corte das Corujas (Os Novos 52: Batman 1 a 11)
- Reabilitação – Grandes Astros: Batman – Renascimento 3
- Escola – Academia Gotham 7
- Confrontando Joe Chill – Os Novos 52: Batman – O Cavaleiro das Trevas 0
- Origem alternativa do Batman – Batman: Terra Um
- Queda na cova de morcegos e primeira aparição clássica de Henri Ducard – Origens Secretas: O Homem Que Cai
- No Tibet – Os Novos 52: Origens Secretas 2
- Aparição contemporânea de Henri Ducard – Os Novos 52: Batman e Robin 5 e 6
- No Japão – Os Novos 52: Batman 52
- Primeira aparição clássica do Tio Phillip – Batman 208
- No Himalaia – Os Novos 52: Detective Comics 0
- Origem moderna – Batman: Ano Um (Batman 404 a 407)
- Origem clássica do Coringa – O Homem do Capuz Vermelho
- Origem moderna do Coringa – Batman: A Piada Mortal
- Doutor Morte, o primeiro vilão do Batman – Detective Comics 29
- Origem contemporânea – Batman: Ano Zero (Os Novos 52: Batman 0 e 21 a 33)
- A origem da Justiça – Liga da Justiça: Origem (Os Novos 52: Liga da Justiça 1 a 6)
Filmes:
- Batman de Tim Burton, 1989 – origens inspiradas em Batman: Ano Um e Batman: A Piada Mortal;
- Batman: A Máscara do Fantasma de Bruce Timm, 1993 – origens inspiradas em Batman: Ano Um e Batman: A Piada Mortal;
- Batman Begins de Christopher Nolan, 2005 – primeiro ato inspirado em Batman: Ano Um e Origens Secretas: O Homem que Cai;
- Batman: O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan, 2008 – Harvey Dent namora sua versão feminina Rachel Dawes e Coringa tem versão realista.
- Batman Contra o Capuz Vermelho de Bruce Timm, 2010 – menciona a origem de Coringa como Capuz Vermelho.
- Batman: Ano Um, 2011 – adaptação direta de Batman: Ano Um;
- Batman vs Robin, 2015 – mostra o flashback em que Bruce vai atrás da Corte das Corujas, acreditando terem manipulado a morte de seus pais.
- Batman vs Superman: A Origem da Justiça de Zack Snyder, 2016 – prólogo inspirado em Origens Secretas: O Homem que Cai;
- Batman: A Piada Mortal, 2016 – adaptação direta de Batman: A Piada Mortal;
- Liga da Justiça de Zack Snyder, 2017 – inspirado em Liga da Justiça: Origem;
- Coringa de Todd Phillips, 2019 – levemente inspirado em Batman: A Piada Mortal e Batman: Ano Um e na versão do Coringa criada por Christopher Nolan em Batman: O Cavaleiro das Trevas.