Uma nerd e um atleta num filme de romance adolescente, você já imagina no que vai dar, né? Em Você Nem Imagina (‘The Half Of It’), Ellie Chu (Leah Lewis) é uma aluna nota 10 e ganha sua adolescência escrevendo artigos para seus colegas de classe, mas tudo muda quando um atleta do time de futebol americano, Paul Munsky (Daniel Diemer) pede uma coisa diferente para ela escrever: uma carta de amor pra uma das meninas mais bonitas da escola, Aster Flores (Alexxis Lemire).
Mas as coisas no próprio filme são diferentes, além desse inusitado pedido. O que notavelmente poderia se tornar um clichê romântico, se torna uma história LGTBQ muito bem elaborada. Ellie se apaixona por Aster, e o desenrolo dessa situação vocês descobrem assistindo o longa. É um filme bem criativo, com muitas referências da literatura e da arte como Diego Rivera, Kazuo Ishiguro e muitos outros do início ao fim do filme. Além de referências, a conversa com uma pegada mais cult entre as personagens é uma marca muito presente no filme, compartilhando ideias como o entendimento do que siginfica o amor e o verdadeiro encontro de nossa “alma-gêmea” ou coisa do tipo.
O conceito que o filme passa acaba sendo mais evidente e importante do que um mero romance. O seu desenvolvimento corre por cima desse significado e do processo de uma paixão e pra quem viu, isso se torna a melhor parte do enredo do filme de Alice Wu. Dessa forma, o filme passa um processo de amadurecimento romântico, de novas ideias e decisões sútis que temos que tomar ao decorrer de uma nova paixão e até mesmo de nossa vida.
É um filme com muita sensibilidade, cenas fofas e divertidas, com um clímax necessário e de tamanha maturidade que muda a perspectiva de um romance adolescente. Filmes como esse, com seu ar realista da vida, deveriam ser mais presentes com finais em que não se trate de ser 100% feliz e fictício, além de suprir uma pequena porcentagem da escassêz de filmes românticos LGBTQ. Confira o trailer oficial:
‘Você Nem Imagina’ está disponível em todo o Brasil pela plataforma da Netflix.