Com o sucesso do artigo de curiosidades sobre o Multiverso DC de semana passada, resolvi dar continuidade a coluna. Na semana passada, eu expliquei que o Multiverso DC nos quadrinhos agora se resume a um número limitado de 52 Terras, pois o número infinito era muito confuso, e essas Terras são muito bem divididas: a Terra-0 com as histórias convencionais, a Terra-1 com os heróis ainda em ascensão e a Terra-2 com os heróis principais com mais de 20 anos de carreira mortos no ataque do Lobo da Estepe e a ascensão de novos heróis para defender o mundo. Agora vamos falar da Terra-3.
A Terra-3 foi criada pouco depois da Terra-2, na Era de Prata dos Quadrinhos. Um universo onde os personagens da Terra principal tinham sua versão maligna. Lá tinha uma versão maligna da Liga da Justiça conhecida como O Sindicato do Crime e eles se enfrentavam no especial Crise em Duas Terras que inclusive inspirou o longa de animação com o mesmo nome; além de inspirar um episódio da série animada Liga da Justiça, mas que neste caso, os Lordes da Justiça eram uma versão maligna da Liga da Justiça no futuro, mas com várias semelhanças; também inspirou o elemento do jogo Injustice: Gods Among Us, onde há uma separação dimensional com a bomba do Coringa que destruiu Metrópolis levando Superman a se tornar um ditador e separando a Liga da Justiça em dois blocos; A Terra-3 também influenciou o seriado Flash que apresentou a Terra-2 como uma versão maligna da Terra-1, onde heróis lá eram vilões, inclusive a trama de Crise em Duas Terras foi adaptada na segunda temporada de Flash e no crossover Crise na Terra-X.
Após a Crise nas Infinitas Terras, nos quadrinhos, quando o número de universos foi reduzido a 1, os personagens que antes eram da Terra-3 passaram a existir vindo do Universo de Anti-matéria, isto, até que a Crise Infinita voltasse com o número limitado de 52 Terras, que permaneceu após o reboot Ponto de Ignição, que então trouxe a Terra-3 de volta, mas com algumas poucas diferenças. Vamos relembrar agora quais as principais diferenças da nova Terra-3 para a Terra principal e a clássicas dos quadrinhos.
Os Últimos Dias de Krypton
Krypton-3 era uma civilização alienígena corrupta. A ambição de Jor-Il por poder atraiu a atenção da entidade cósmica Anti-Monitor, o Destruidor de Mundos, levando a sua aniquilação, mas não antes de enviar a Terra o seu filho Kal-Il que foi encontrado em Smallville pelo disfuncional casal Kent. Kal-Il acreditava que o universo é movido pela lei do mais forte e passou a escravizar os Kent enquanto criança até que, aos sete anos de idade, os matou incendiando sua fazenda.
Diferente da Terra-0, os kriptonianos do Universo-3 são enfraquecidos pelo Sol Amarelo e fortalecidos pela kriptonita. Como Smallville foi recheada de kriptonita com a chuva dos destroços de Krypton, Kal-Il cresceu forte no Rancho Kent, apesar do sol enfraquecê-lo gradualmente.
O Cavaleiro das Trevas
Ao contrário das demais Terras, na Terra-3 o filho mais velho dos Wayne, Thomas Wayne Jr., que na Terra principal morreu no parto, aqui viveu e matou seus pais e seu irmão Bruce Wayne, com a ajuda do mordomo Alfred Pennyworth. Mais velho, Thomas percebeu que a única maneira de trazer ordem a Gotham City era a força e adotou o nome de Coruja, inspirado na lenda da Corte das Corujas, e assombrou os criminosos de Gotham. Para preencher o vazio que seu irmão Bruce lhe deixou, viu no acrobata Dick Grayson as habilidades necessárias para ser seu novo irmão e influenciou o assassinato de seus pais através do palhaço de circo Tony Zucco, para que Dick conhecesse a dor, tornando-o suscetível a influência de Thomas e adotando o nome Garra.
Tempos depois, Coruja decide contar ao Garra a verdade sobre seus pais. Tomado pelo ódio, Garra foi atrás do maior inimigo do Coruja, o Coringa, para matá-lo e demonstrar superioridade, mas foi morto no confronto, deixando o Coruja solitário de novo. Alfred enfrenta o Coringa da Terra-3 para salvar a vida de seu patrão e, no processo, é contaminado pela toxina do Coringa. Apesar de ser salvo pelo antídoto do Coruja, Alfred fica pra sempre com uma pele pálida e uma risada sinistra.
Curiosidades
É válido notar que o famoso arco do Batman escrito por Scott Snyder em 2011 que introduz a Corte das Corujas foi inspirado no personagem Coruja da Terra-3 original. No arco, a Corte das Corujas cria Lincoln March desde criança fazendo-o acreditar que ele é Thomas Wayne Jr., o irmão perdido de Bruce Wayne, e o preparou para se tornar o Homem-Coruja como arqui-inimigo do Batman, uma versão mais forte dele. Também inspirado na Terra-3 original, os soldados revividos da Corte da Coruja eram chamados de Garras e aparentemente, Dick Grayson estava sendo preparado desde criança para ser um Garra, através do Circo Haley.
O Sindicato do Crime
Já mais velho, Kal-Il adotou o nome Ultraman e matou o Presidente dos Estados Unidos, impondo ao mundo que todos deveriam se ajoelhar perante a ele, pois é o mais forte. Para garantir sua força, uniu-se ao Coruja, Superwoman (a perversa amazona Lois Lane), Rei dos Mares (o maligno Rei de Atlântida), Johnny Quick (Jonathan Allen, o Criminoso Mais Rápido do Mundo), Atômica (Rhonda Pineda, a versão feminina e maligna de Ray Palmer), Núcleo Mortal (Dr. Martin Stein, a versão maligna do Nuclear) e formou o Sindicato do Crime. A lei passou a proteger apenas a seus interesses. Toda a mudança de poder na Terra-3, porém, chamou a atenção do Anti-Monitor.
Curiosidades
A aparência do Rei dos Mares é inspirada na do famoso Aquaman dos anos 90; diferente do Ray Palmer, a Atômica consegue alterar suas moléculas de forma que navegue por telefones celulares e jogos eletrônicos; Núcleo Mortal foi criado na saga A Noite Mais Densa, crossover da Tropa dos Lanternas Verdes;
O Anel de Volthoom
Diferente do Hal Jordan da Terra principal, Hal Jordan da Terra-3 era um covarde amedrontado pelo poder do Sindicato do Crime. Seu medo foi o suficiente para atrair a atenção do anel de Volthoom, o Primeiro Lanterna, que se alimentava do medo e mudava de portador toda vez que este era morto. Com o Anel de Volthoom, Hal Jordan se tornou um ditador, alimentando-se do medo da população, junto com o Sindicato do Crime.
Curiosidades
O arco do Lanterna Verde escrito por Geoff Johns em 2012 serviu para apresentar finalmente a linha convencional o ser cósmico conhecido como Volthoom, o Primeiro Lanterna. No arco, revela que os Guardiões do Universo enquanto estudavam a origem do universo descobriram o primeiro anel energético na mão de Volthoom, um humano da Terra-15 que viajou pelo espaço e tempo. Este anel deu origem a Lanterna Verde, mas Volthoom era uma ameaça tão poderosa ao Universo-0 que os Guardiões o mantiveram preso por todos estes anos, mas usaram de seu DNA para criar o invencível Terceiro Exército que levaria o fim da Tropa dos Lanternas Verdes e a paz por meio da força, que era o plano original dos Guardiões e que retomaram ao perceber que as emoções só estavam trazendo problemas – usar poder das emoções fez-se criar inúmeras vertentes da Tropa dos Lanternas que viviam em guerra.
Além disto, ao contrário do anel energético Lanterna Verde da Terra-0, que se energiza da Força de Vontade, o anel energético da Terra-3 se alimenta do medo e seu portador tem a tarefa de provocar o medo para continuar forte, bem semelhante ao anel energético Lanterna Amarela da Terra-0.
O Renegado
Com a chegada iminente do Anti-Monitor, o Sindicato do Crime resolve abandonar a Terra-3 e fugir para a Terra-0. Enquanto fugiam, 5 anos antes da Guerra da Trindade, somente Alfred Pennyworth e a Atômica conseguiram ultrapassar a barreira dimensional, enquanto os outros membros do Sindicato ficaram presos durante estes 5 anos. Alfred então decide estudar a Terra-0 a fim de descobrir a melhor maneira para conseguir libertar o Sindicato. Para isto, adotou o nome de vilão Renegado e criou a Sociedade Secreta dos Super-vilões. Na cena final de Liga da Justiça: Origem, o arco introdutório da Liga da Justiça no reboot, o Renegado está conversando nas sombras com o Professor Anthony Ivo e eles comentam que, como estão denominando a Liga da Justiça como super-heróis, irão chamá-los de vilões, sendo os principais antagonistas da série de quadrinhos Liga da Justiça da América, que serviu para substituir a Liga da Justiça Internacional e se passa logo após os eventos de O Trono de Atlântida, quando a ARGUS decide criar sua própria versão da Liga da Justiça após a Liga original perder a credibilidade.
Curiosidades
O mordomo Alfred Pennyworth da Terra-0 já usou o nome Renegado.
A Caixa de Pandora
A Terra-3 é o berço do mal de todo o Multiverso e este mal alcançou os outros universos aos poucos. A maldade oriunda da Terra-3 corrompeu a Terra-0 quando a mortal Pandora abriu uma mística caixa oriunda da Terra-3 onde os deuses haviam prendido nela os Sete Pecados Capitais, libertando-os na Terra-0. Pandora foi então amaldiçoada pelos Deuses do Olimpo a vagar pela eternidade buscando pelo ser mais bondoso do mundo a fim de acabar de uma vez por todas com a maldade trancafiando os Pecados na Caixa novamente.
Aparentemente a divisão da Liga da Justiça foi plano do Renegado que usou a influência da Caixa de Pandora a fim de fazer com que brigassem entre si. Durante a Guerra da Trindade, quando Pandora descobre que Superman seria o herói que poderia salvar o mundo, a Caixa é usada como passagem para o Sindicato do Crime que fugia do Anti-Monitor que aparentemente havia destruído a Terra-3 e, no processo, aprisionando a Liga da Justiça, a Liga da Justiça Sombria e a Liga da Justiça da América na Matriz do Núcleo Mortal, a contra-parte da Matriz Nuclear.
O Fim da Vilania
Durante a saga Vilania Eternia, com as três Ligas da Justiça fora de caminho, o Sindicato do Crime pôde tomar conta da Terra-0, entregando-a aos supervilões e governando-a tal como fez com a Terra-3, porém, tinham o prazo para cumprir seu objetivo de dominar totalmente a Terra durante o eclipse, pois o Sol Amarelo é a fraqueza de Ultraman. O Sindicato do Crime não esperava, no entanto, que Batman, por não emitir grande força, não seria sugado pela Caixa de Pandora, assim escapando com Mulher-Gato e reunindo-se com Lex Luthor e criando a Legião do Mal com Deathstroke, Arraia Negra, Capitão Frio, Sinestro, Adão Negro e o Bizarro afim de deter os planos do Sindicato antes do fim do eclipse.
Sinestro matou Hal Jordan da Terra-3, Capitão Frio matou Johnny Quick e Bizarro foi morto pelo Ultraman. Coruja, que ao descobrir que a Terra-0 também tinha um Dick Grayson, conhecido como Asa Noturna, o capturou para convencê-lo a se tornar seu aliado, substituindo o Garra, a fim de derrotar o Sindicato do Crime, que era seu plano desde o começo, mas para não dar pistas de seu plano, humilhou e revelou ao mundo todo a identidade de Asa Noturna e o prendeu com uma bomba. No entanto, antes que pudesse concluir o plano do Coruja, Asa Noturna foi resgato pelo Batman que derrotou o Coruja e o prendeu.
O Filho do Mal
Lois Lane, a amazona Super-Mulher da Terra-3, era casada com Ultraman e teve um caso com o Coruja, dizendo que o filho que ela esperava era dele, fazendo Ultraman se voltar contra o Coruja, mas o filho na verdade era de Alexander Luthor, o único super-herói da Terra-3 e principal adversário do Sindicato do Crime. A Super-Mulher fez com que o Sindicato do Crime aprisionasse Luthor, mas era um plano dos dois para viverem juntos na Terra-0 e a dominassem. A Legião ao achar que Luthor era prisioneiro do Sindicato o libertou de suas mordaças que o prendiam e não deixavam-no falar, possibilitando que pronunciasse a palavra mágica MAZAHS que lhe dava seus poderes. Enfrentando a Legião, MAZAHS foi vencido e morto pelo Lex Luthor da Terra-0 e a Super-Mulher foi aprisionada numa super-prisão, mas esta prometeu que seu filho traria a desgraça a Terra-0.
Anos depois, durante a Guerra contra Apokolips, Graal, a filha de Darkseid, usou os poderes do filho da Super-Mulher para absorver a Equação Anti-Vida que estava em Steve Trevor e o Efeito Ômega que estava com Lex Luthor, tornando o filho da Super-Mulher o novo Darkseid e a matando logo depois com um Raio Ômega.
O Crepúsculo do Multiverso
Como é mostrado no Mapa do Multiverso, a Terra-3 é o extremo oposto da Terra-2, como eu já mostrei neste outro artigo que você pode conferir clicando aqui. A Terra-3 é localizada no Mapa no Multiverso na área denominada O Crepúsculo do Multiverso com outros universos malignos, dentre eles, a Terra-X, que é bem semelhante a Terra-3, com versões malignas nos personagens das Terras principais, porém, num mundo dominado pelo nazismo. Posso falar mais da Terra-X em um outro artigo.
Apesar da Terra-3 ter sido aparentemente destruída pelo Anti-Monitor, é dito que ela foi restabelecida com o Renascimento.
Injustiça Jovem
Após o Renascimento, a equipe Justiça Jovem enfrenta novos vilões da Terra-3, dentre eles está Amaxon Thunder, a contraparte maligna da Moça Maravilha Cassie Sandsmark; Tim Drake, o novo Garra; Keli Quintela, a nova portadora do Anel de Volthoom; Jinny Hex, descendente do Jonah Hex da Terra-3; Luthor-El, o filho do Ultraman com Dana Luthor; Speed Zone, a contraparte maligna do Kid Flash Wally West; e o Gangster Snapper Car. Apesar de novos vilões, existem também poucos heróis na Terra-3 como a Batwoman Stephanie Brown.
O que acharam? Estão gostando desta coluna sobre o Multiverso DC? Comente em nossas redes sociais, nossa página no Facebook, nosso Instagram ou Twitter.