The Midnight Gospel conta a história de Clancy, um vlogger espacial que usa um simulador de universos com defeito. Ele deixa o conforto do lar extradimensional na Faixa Cromática para entrevistar criaturas de outros mundos. Criada por Pendleton Ward (Hora de Aventura) e Duncan Trussell, com animação da Titmouse, a nova série animada da Netflix é baseada em entrevistas do podcast Duncan Trussell Family Hour e a animação Hora de Aventura.
Em cada episódio, Clancy escolhe um universo, com o auxilio do seu Simulador de Universos, para encontrar uma figura para dialogar sobre suas filosofias de vida, entendimentos do mundo, suas funções naquele universo e até suas práticas de meditação. Enquanto a entrevista acontece há uma interação no plano de fundo com o universo que estão inseridos.
No primeiro episódio, por exemplo, Clancy entrevista o Presidente Pinsky em um planeta que está sendo atacado por zumbis ao mesmo tempo que estão ocorrendo manifestações em prol da legalização das drogas. O fio central da entrevista é as drogas e a relação delas com as pessoas, encaixando no fim com a comparação com os zumbis, onde o Presitende Pinsky termina de descrever a filosofia por trás da política de drogas de seu governo, explicando que, na sua opinião, não existe droga ruim, apenas que as circunstâncias em que são tomadas podem ser ruins ou boas.
Em cada um dos oito episódios que a Netflix lançou na segunda-feira (20/04/2020), com duração de aproximadamente 30 minutos, cada episódio dialoga com questões altamente reflexivas, com um fundo bastante psicodélico, e encerrados com um número musical para cortar um pouco a torta de climão reflexiva.