O Festival do Rio é um dos eventos mais tradicionais de cinema do Brasil. O maior festival de filmes da cidade do Rio de Janeiro chega a sua vigésima-primeira edição após um período conturbado. Sob o risco de não ocorrer, devido problemas de financiamento, a organização do festival recorreu à ajuda do público em uma campanha de vaquinha coletiva que foi capaz de dar uma sobrevida para o evento. Passadas as turbulências, a cerimônia finalmente ganhou uma data para acontecer: de 09 a 19 de dezembro de 2019, dando um gostinho de presente de Natal ao cidadão carioca.
Como de costume, o catálogo é vasto e capaz de agradar todos os públicos. São mais de 100 atrações de diversas partes do mundo, com um espaço especial para produções audiovisuais nacionais. Devido a proximidade do fim de ano, muitos dos filmes presentes na programação devem figurar nas principais premiações do ano que vem. Inclusive, a cerimônia de abertura do evento contará com um gala no tradicional Cine Odeon da Cinelândia e exibirá um desses filmes: Admiráveis Mulheres, o novo projeto da diretora e roteirista Greta Gerwig, que vem como candidato forte para a disputa do Oscar. Outros grandes lançamentos são: O Escândalo, com Charlize Theron e Nicole Kidman, O Caso Richard Jewell, novo filme do diretor Clint Eastwood, e Judy, em que Renée Zellweger encarna a diva Judy Garland. Também em alta, o longa francês Os miseráveis, de Ladj Ly, ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019.
Dentre os lançamentos nacionais, alguns dos destaques são: A Febre, filme premiado no festival de Brasilia, que é falado em língua indígena; a refilmagem de Boca de Ouro, uma adaptação da famosa obra de Nelson Rodrigues; Pacarrete, o grande destaque do Festival de Gramado; Piedade, com a presença ilustre de Fernanda Montenegro e, por fim, o documentário Chorão: O Marginal Alado, que deve gerar curiosidade em pessoas saudosas do eterno vocalista do Charlie Brown Jr.
Há, também, espaço para o público nerd e fã de cultura pop, pois, lançamentos como O Tempo Com Você, novo filme de Makoto Shinkai, diretor de Your Name, Star Wars: A Ascensão Skywalker, seus dois antecessores, e o curioso Jojo Rabitt, dirigido por Taika Waititi, com participação de Scarlett Johansson estão presentes no cronograma do festival. Além disso, outros filmes como Honey Boy, o drama autobiográfico de Shia LaBeouf onde ele interpreta o próprio pai e a animação francesa Os Olhos de Cabul podem gerar curiosidade nesse público alvo.
O Terra Nérdica participará da cobertura do festival pela primeira vez e, ao longo dos dias de festival, o João Oliveira escreverá sobre tudo que ele assistir e também falará brevemente dos filmes que ele for ver nos stories do nosso Instagram. Portanto, não deixe de acompanhar o Terra Nérdica em todas as redes.
Para saber sobre as demais atrações do Festival do Rio, acesse o site do evento e baixe a revista com a programação completa da celebração para não perder nada. Lá você poderá saber todos os horários dos filmes e em que dias e cinemas eles serão exibidos e você também ficará ligado de alguns workshops e exibições especiais que ocorrem durante todos os dias de programa. E não deixe de ficar ligado nas nossas redes!