Com o retorno da popularização do universo de Mario, da Nintendo, desde o sucesso de Mario Kart Tour para celular, que tem feito os jogadores antigos voltarem a se interessar pela história. E, hoje, como adulto, conversando sobre a clássica história dos personagens, ficamos a questionar, com olhar crítico, a complexidade por toda a simples trama dos jogos:
Pra começar, o Reino dos Cogumelos é predominantemente habitado por Toads, da raça fungi, cujo são servos, até usam roupas de servos árabes, e Goombas, também de raça fungi, mas que são marginalizados. Os Toads inexplicavelmente servem de bom grado a família Toadstool, uma realeza da raça humana, que, ao que tudo indica, invadiu os Reino e se declarou governante, bem semelhante ao que os europeus fizeram na América. Os Goombas, depois de muito tempo se recusando a viver sob o governo dos invasores se aliaram aos Koopas, reptilianos também nativos daquela Terra, mas que criaram seu próprio reino distante dali, considerado hostil para o Reino dos Cogumelos.
A fim de provocar um golpe na família Toadstool e recuperar suas terras, foi com a ajuda dos Goombas que os Koopa conseguiram capturar a Princesa Peach Toadstool e aprisionar os Toads no processo. Porém, como na história da colonização, além dos governantes chegaram também ao Reino dos Cogumelos outros párias da raça humana. Esses outros humanos vivem como operários nos subúrbios do Reino e dentre eles está a família Mario, que cuida de seus negócios de encanadores. Acontece que os Koopas usaram os encanamentos como entrada secreta no Reino, com a ajuda dos Goombas. Com isso, os irmãos Mario foram chamados para resolver o problema (trama do clássico Mario Bros. de Arcade).
No processo de expulsar os invasores, ao saber que a Princesa estava desaparecida, os irmãos Mario vêem aí uma chance deixarem de ser simplesmente operários e serem tratados como heróis. Mario e Luigi tomam a frente na busca pela Princesa a fim de ganhar o respeito da família real. Eles, como conhecem as tubulações melhor do que ninguém, se viram como a melhor opção para resgatar a Princesa e impedir o ataque dos Koopa. (aqui começam os eventos de Super Mario Bros. de Nintendinho) Salvando a Princesa, os Toads e derrotando o Bowser, líder dos Koopa, Mario e Luigi se tornam cavaleiros reais, mas mal esperavam que a captura da Princesa era só uma distração para o verdadeiro golpe: todos os Reis humanos transformados em animais selvagens pelos Koopalings, os sete filhos mais velhos do Rei Bowser Koopa, que passam a ocupar seus tronos.
(Aqui começam os eventos de Super Mario Bros. 3) Mario e Luigi conseguem vencer cada um dos Koopalings, roubar suas varinhas mágicas e devolver os sete Reis às suas formas originais, mas ainda fica a dúvida de quem deu poderes mágicos aos Koopas. Finalmente tendo um descanso, Peach resolve dar aos irmãos Mário umas férias na Ilha dos Yoshis e vão sem a companhia dos Toads, o que sugere que, na verdade, não estavam ali com a benção do Rei. Mario reconhece a Ilha dos Yoshis como um lugar familiar e enquanto distraído, Peach é levada por forças místicas.
(Aqui começam os eventos de Super Mario World de Super Nintendo) Mario e Luigi vão atrás de Peach, na Terra dos Dinossauros, que descobrem ser o território de origem dos Koopas que ainda não foi invadido por humanos, pois o que faz ser uma zona hostil é a presença de magia que os mantém distantes. Os Yoshis, reptilianos e habitantes não-hostis da Terra dos Dinossauros, são aprisionados pelos Koopas e resgatados pelos irmãos Mário. Com a ajuda dos Yoshi, eles conseguem deter os Koopalings em seu território e detém também o responsável por fornecer poderes mágicos aos Koopalings: o mago Kamek, o azul, um Koopa que desenvolveu poderes arcanos para proteger a Terra dos Dinossauros contra as invasões humanas se tornando um Magikoopa. Mario resgata a Princesa novamente, mas Kamek, frustrado, conta a Mario que não a primeira vez que se cruzam e lhe dá um flashback de sua infância, contado como num livro de história para crianças, reconhecendo por que a Ilha dos Yoshis lhe era tão familiar:
(Aqui começam os eventos de Super Mario World 2: Yoshi’s Island) O mago Kamek tentou capturar Mario e Luigi quando ainda crianças, a fim de tentar impedir que eles impeçam seus planos no futuro. Os irmãos são levados, mas Mario cai e é deixado pra trás ficando a deriva na Ilha dos Yoshis. O bebê Mario é protegido pelos Yoshis e aí começa a relação dos Yoshis com Mário, mostrando como, apesar de dinossauros nativos, eles não são hostis como seus parentes, os Koopas. Aqui, vemos como a relação dos Goombas com os Koopas vem de décadas atrás, pois eles já estão presentes na Terra dos Dinossauros como inimigos dos humanos mesmo nessa época. Os Yoshis ajudam o bebê Mário a salvar seu irmão, enfrentando Kamek que, para impedir, transforma o Bowser, que ainda era um bebê, num monstro gigante, o Giga Bowser, mas falha mesmo assim, pois o futuro é inevitável. O bebê Mario e Luigi são levados de volta para sua família até crescerem e se tornarem os heróis do Reino.
É claro que, existem várias visões para as histórias – uma delas é que é simplesmente uma trama clássica de um plebeu que salva a princesa em perigo uma vez e todos os outros jogos são adaptações como o Super Mario Bros. 3 que é uma peça e o Super Mario World que é um filme. Existe também a versão deturpada do filme, em que Mario e Luigi foram do nosso mundo para outro universo em que os humanos são evoluções dos dinossauros. Algumas informações são alteradas constantemente pelo criador, como a de que os Koopalings não são filhos do Bowser. Mas, como gostamos de botar um olhar crítico em tudo, preparei este artigo para discutirmos a complexidade da simples trama clássica dos jogos originais de Nintendo e Super Nintendo.
O que acharam?