Borderlands 2 recebeu uma nova DLC no último domingo (9). A campanha Commander Lilith & The Fight for Sanctuary está gratuita até 8 de julho e faz a ponte entre o título e o iminente Borderlands 3. O conteúdo traz a nova raridade Efervescente (arco-íris), aumenta o teto de níveis de 72 para 80, adiciona dois níveis Overpower e coloca os caçadores contra mais um Raid Boss. A atualização é compatível com PC, PS4 e Xbox One. Confira as novidades (sem spoilers) abaixo:
A História
Commander Lilith tem o importante papel de conectar a história de Borderlands 2 com o próximo jogo da franquia. Por isso, a campanha se passa depois dos eventos de Tales from the Borderlands e traz uma nova storyline. Como de costume, é possível encontrar os personagens de Borderlands 1 e 2 no mapa. Lilith, Brick, Mordecai, Moxxi, Ellie, Marcus e Tiny Tina aparecem na expansão, assim como Vaughn de Tales.
O principal antagonista é o General Hector, do Exército da Nova Pandora, que quer tomar Sanctuary dos Crimson Raiders. Suas motivações e história são explicados ao longo da aventura, e por isso não vão ser mencionados aqui (lembrando que quem dá spoiler não consegue drop lendário).
Level 80
O antigo teto do nível 72 (com todas as DLCs) foi ampliado para 80. Na prática, os jogadores podem utilizar 8 pontos de habilidade adicionais para montar suas builds. A mudança permite atingir as skills finais (capstone) de duas árvores diferentes. Calculadoras como a do bl2skills.com já estão atualizadas.
Completar a DLC no level 72 deve render entre 2 a 3 níveis, mas os demais devem ser conquistados à moda antiga. É possível resetar o progresso da sua última rodada (Ultimate Vault Hunter) para fazer a playthrough inteira do começo, mas isso também anula todas as DLCs completadas e deve ser feito com consciência.
Novos Níveis Overpower
Os níveis Overpower (OP) são conhecidos de todo gamer hardcore de Borderlands 2: uma “dificuldade alternativa” que aumenta a vida dos inimigos e sua resistência ao dano, mas mantém a vida e skill points do jogador como se fosse lvl 72. Atingir um nível OP requer que o jogador complete uma rodada em Digistruct Peak, masmorra que fica mais difícil à medida que os Vault Hunters progridem através dela. Commander Lilith traz dois níveis OP adicionais e coloca o total desses níveis em 10.
Os antigos OP interagem com a DLC de forma levemente confusa. Os equipamentos já conquistados se mantém no nível equivalente: ou seja, uma arma OP8 seria comparável à sua contraparte de level 80, mas pode ser equipado por um personagem nível 72, desde que ele tenha conquistado o nível OP necessário para usá-la.
Novas Armas
Como todo loot shooter, a expansão não podia deixar de adicionar armas novas ao jogo. A raridade Efervescente é uma novidade bem-vinda: todos os equipamentos tem um visual específico semelhante ao perolado e alguns deles sinergizam entre si. O combo Easy Mode + Peak Opener (drops de Haderax), por exemplo, aumenta a sua vida e o tempo de Fight For Your Life em Digistruct Peak e ajuda a conquistar os níveis OP que faltam. Já a combinação Toothpick + Retainer + Mouthwash, apelidada pelos fãs de “kit dental” pelo nome dos equipamentos, facilita a luta contra o raid boss.
Há uma arma Efervescente para cada categoria excetuando-se as pistolas. Todas elas possuem uma textura específica que lembra um padrão de diamantes. Vale ressaltar que o Sniper Hot Mama é uma das poucas armas fabricadas pela Jakobs que tem elemento (são apenas 5 ao longo de todas as DLCs). Uma lista completa das armas de raridade nova pode ser achada na Wiki.
O trailer mostra uma espingarda que atira unicórnios: a Unicornsplosion pode ser obtida ao alimentar Butt Stallion com o (anteriormente inútil) Amuleto Misterioso da DLC Tiny Tina’s Assault on Dragon Keep. É uma shotgun que atira unicórnios feitos de diamante e relincha — não dava pra esperar nada menos de Borderlands.
Além das Efervescentes, Fight For Sanctuary traz uma série de armas lendárias inéditas com contrapartes parecidas com as de Borderlands 2. A pistola Hector’s Paradise, recompensa da missão Echoes of the Past, é uma Hornet modificada para o elemento elétrico e com uma baioneta fixa. Já a Overcompensator é o prêmio por concluir a quest Chief Executive Overlord e é uma versão da raríssima Butcher, modelo de shotgun perolada que só pode ser obtido de Legendary Loot Midgets ou do chefe de Digistruct, OMGWTH.
Raid Boss
Ainda seguindo a tradição, a DLC coloca os Vault Hunters frente a Haderax, O Invencível. O boss tem uma mecânica extremamente específica e vencê-lo, no geral, é bastante dependente de equipamento.
A arena é fechada e o único espaço para cobertura é atrás de plataformas rochosas. Há quatro geysers na arena, um em cada canto; Haderax sairá de um deles (é possível ver qual pelo seu indicador no mapa) e o Vault Hunter pode usar um dos outros para ser impulsionado para cima.
O inimigo tem uma série de pontos críticos atrás da cabeça, que devem ser atingidos para uma quantidade massiva de dano. Depois de perder HP o bastante, Haderax abre sua boca e expõe outro ponto crítico, que deve ser atingido o mais rápido possível. Depois de certa quantidade de tempo, o chefão se esconde nas paredes da arena e regenera seu HP. Danificá-lo atrapalha o processo de recuperação, mas ainda assim é essencial vencê-lo rapidamente.
O Kit Dental introduzido na expansão facilita bastante o combate contra ele, já que aumenta a distância vertical que os geysers da arena lançam o jogador. O combo Bee + Conference Call é uma alternativa bastante efetiva para aqueles que não quiserem caçar equipamentos novos.
Urano, o Primo Bonzinho de Saturno
Alguns jogadores de Borderlands 2 vão se revirar na cadeira só de ouvir a menção do robô Saturn em Arid Nexus. Um boss obrigatório para progredir na história, a única chance de derrotar o robô gigante é utilizar um edifício como proteção e rezar para seus foguetes não atingirem o Vault Hunter. A luta se torna mais complexa pela falta de inimigos squishy para conseguir um Second Wind: com sorte, um pequeno Skag solitário aparece pelo mapa e dá uma chance de se reviver.
Fight For Sanctuary traz uma versão melhorada da luta de Saturn: o boss Uranus é outro robô gigante, mas que é combatido em uma arena semi-fechada com bastante cobertura e alguns robôs secundários que proporcionam Second Winds relativamente facilmente.
A loot pool de Uranus é recheada de lendários, perolados e efervescentes, e a chance de drop de pelo menos um lendário parece ser garantida. É um lugar excelente para buscar equipamentos novos.
Easter Egg(o)s
A aventura também carrega easter eggs e referências a produtos da cultura pop. Um Easter Egg de Stranger Things está escondido em Mt. Scarab, onde é possível encontrar uma caixa de waffles com “Propriedade de 11” escrito no lado, clara referência ao personagem Eleven e seu amor por Eggos na série. Uma brincadeira com a série Game of Thrones pode ser encontrada em The Burrows, onde um Skag branco chamado Ghost aparece ao ativar uma espada fincada numa parte congelada do mapa. Não é a primeira homenagem a GoT no título: a DLC Tiny Tina’s Assault on Dragon Keep tem uma quest inteira baseada na série, que termina com o jogador batendo no equivalente Pandorano do Rei Joffrey.
Skins Novas
Cada Vault Hunter ganha uma cabeça e uma skin que podem ser dropadas dos baús após a luta com Haderax. O tema dos cosméticos se relaciona com máscaras de gás e infecção, encaixe perfeito com os inimigos da DLC.
Os Bandit Technicals também receberam uma skin com motivo perolado, semelhante às armas efervescentes. É um disfarce tão discreto quanto um elefante em uma loja de porcelana e é perfeito para avistar o seu veículo a longas distâncias.